terça-feira, 31 de dezembro de 2013

QUEM AGE COM MALDADE ESQUECE A REALIDADE

            Foi exatamente o que aconteceu ontem na Câmara Municipal quando realizaram reunião para apreciar as contas de gestão do ex prefeito Acácio. Movidos pela maldade esqueceram de observar pelo menos dois pontos da Lei Orgânica do Município, segundo advogados especializados. Na opinião dos advogados a convocação de sessão extraordinária em período de recesso só se justifica em caso de urgência e relevância comprovadas e os senhores hão de convir que não é o caso de apreciação de contas. Dizem ainda os mesmos que para os casos de apreciação de contas é exigido quórum qualificado, ou seja, dois terços e só compareceram sete vereadores quando eram necessários nove.
            Não entro no mérito, mas na forma como foi realizada, até mesmo porque existe recomendação por parte do TCM de desaprovação embora saibamos que trata-se de julgamento político. Para entender melhor lembramos que as contas relativas ao ano de 2006 tiveram recomendação de aprovação por aquela Corte e mesmo assim foram desaprovadas pela Casa resultando na inabilitação de Acácio para concorrer às últimas eleições.
            Portanto, o que ficou comprovado foi a maldade destes verdadeiros lobos em pele de cordeiro que sabem que estão perdidos como cegos em tiroteio e tentam aproveitar seus últimos momentos de poder para praticar o mal.
            É oportuno lembrar que os atuais chefes dos poderes executivo e legislativo terão contas a ser apreciadas no futuro e quando vier a acontecer não sabemos qual  será a composição da Câmara e que já existem motivos bastante para que sejam desaprovadas pelo Tribunal.
            Quanto aos vereadores fica comprovada a dependência ao poder executivo que os transforma em repteis rastejantes aos pés do Prefeito podendo os primeiros ser alcançados pela justiça divina nos próximos dias.
            Aguardemos!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ISTO É CONSEQUÊNCIA

            Uma das consequências que a matéria anterior alerta pode ser constatada no que abaixo se segue:



sábado, 28 de dezembro de 2013


FOTO DE "PROFESSORA" DANDO AULA EM MINAS GERAIS


Mais do que ensinar putaria, do que expor seu filho a tudo que é grosseiro, imoral ou de baixo nível, um professor petista é um profeta do relativismo..é alguém cuja função consiste em fazer as crianças sentirem-se perdidas entre aquele pouco que conseguiram trazer de casa como sendo "certo" ou "errado"..O objetivo desses animais é criarem o vazio, a falta de esperança e o sentimento de revolta dos novos "filhos da Revolução Cultural"..Sempre que puderem tirem seus filhos do contato com esses marginais e gravem e denunciem tudo que for possível, não à polícia nem à justiça, mas à imprensa..ou àquilo que ainda restou dela no Brasil..

Milton Pires

sábado, 28 de dezembro de 2013

A ESCOLHA É SUA, AS CONSEQUÊNCIAS DE TODOS

            Por coincidência e para tristeza dos antiamericanistas cito um provérbio índio americano que diz: “Dentro de mim há dois cachorros: um deles é cruel e mau; o outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando. O que ganha a briga é aquele que eu alimento mais frequentemente.”
            O artigo que publico abaixo mostra, na prática, o que vem acontecendo em relação a ameaça que sofremos lenta e gradual por parte daqueles que ainda acreditam na utopia do comunismo.
            De minha parte prefiro ficar com Ruy Barbosa que disse: "Prefiro a pior das democracias à melhor das ditaduras".
    

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ADEUS 2013

            Para este blogueiro foi um ano a ser esquecido em vários aspectos. Coincidindo com o seu início tive pela primeira vez um internamento hospitalar que durou dois longos meses seguidos de um tratamento que se estenderia por todo o primeiro semestre.
            Mas, deixemos de lado meu drama pessoal, graças a Deus já superado, para tratar de assuntos não tão bem resolvidos de minha terra que, ao contrário, parecem não ter fim. Fim mesmo só o ano que desde o dia 20 de dezembro já chegou em postos de saúde do município levando quem precisa de medicamentos e outros atendimentos a procurar estabelecimentos comerciais como farmácias e outros.
            O quadro acima descrito foi vivenciado por este blogueiro que se encontra em gozo de férias escolares. Embora residindo na Capital acompanho tudo que acontece em nosso município por meio dos blogs e outros meios que infelizmente não mostram outra situação, senão a de abandono administrativo.
            Para aqueles mais politizados a situação torna-se mais preocupante por não se vislumbrar saída, lembrando o ocorrido em 2011 quando a administração foi trocada por outra que conseguiu ser pior ainda que a substituída.
            Enfim, se para a administração da saúde de Nova Russas "Viver não é preciso" para os colegas blogueiros e outros comunicadores que esta parte da frase de Fernando Pessoa prevaleça: "Navegar é preciso".

Feliz 2014

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL

            Com a mesma simplicidade que somos diante da grandiosidade do homenageado desejo um Feliz Natal a todos.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PROMESSA COMPRIDA

        Não. Não é erro o  título acima. É comprida mesmo a promessa dos palanques do prefeito que se estendeu por todo o ano e já se transferiu para 2014. Para este blogueiro não é nenhuma novidade já que as expectativas eram ruins desde a divulgação de nomes que comporiam o quadro de administradores que aí se encontra conforme registrado em matéria deste blog.(ADMINISTRAÇÃO NOVA, MÉTODOS NOVOS)
            Se não me surpreendeu a inércia do primeiro ano desta nova administração o mesmo não posso dizer do espantoso número de denúncias que resultaram em nada menos do que dez tomadas de contas especiais externas pelo Tribunal de Contas dos Municípios superando todas as administrações passadas.
            Se são questionáveis as TCEs o mesmo não se pode dizer do permanente desrespeito ao limite de gastos com pessoal devidamente registrado no Portal da Transparência configurando-se em crime de responsabilidade punível com inabilitação para concorrer a nova eleição.
            No campo político não foi muito diferente, basta comparar a primeira eleição da Câmara Municipal quando sua candidata ganhou pelo placar de 10x3 e a última que ganhou por apenas um voto e sabe Deus a que custo, de 7x6.
            Novo ano se aproxima, promessas são renovadas. Mas será que em ano eleitoral, quando chegam as cobranças dos compromissos assumidos em campanha, é possível fazer alguma coisa pelo município? 
            Além de tudo resta saber de que lado está o prefeito. Política é um jogo onde se escolhe um lado para ganhar ou perder. Quando se divide entre os dois, acaba ficando sem nenhum.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA - Quem ganhou e quem perdeu

            Por questão de honestidade intelectual não vou dizer que o Prefeito saiu perdendo, até porque ele realmente triunfou na disputa pela presidência da Câmara, ou seja, sua candidata venceu. Mas será que não estou, assim, ofendendo muito mais o chefe do executivo? Afinal, os poderes não são independentes?
            Tudo só depende do ponto de vista que analisamos os fatos. Sob a ótica política, não podemos afirmar que ele saiu perdendo ao entrar na disputa com nove vereadores e sair com sete?  Outro questionamento não deixa  de passar pela cabeça daqueles que conhecem um pouco da política de Nova Russas: A que custo?
            Ademais, é bom lembrar que todo o esforço pode ter sido em vão ante a possibilidade da perda de mandato dos três vereadores envolvidos em denúncias de infidelidade partidária já em análise no TRE conforme divulgou o BLOG DO JESUS.
            Encerro dizendo que entendo que qualquer disputa eleitoral deve ter como ganhador, o povo. Isto aconteceu? Só o tempo dirá.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

DECISÃO JUDICIAL NÃO SE DISCUTE, MAS SE RECORRE

            A velha expressão "Decisão judicial não se discute, cumpre-se" continua valendo, entretanto nesses casos o Código de Processo Civil prevê recurso. Como experiente operador do direito o representante dos promoventes recorreu da decisão em em lide, por não concordar com o veredicto.
            Aduz o advogado que não foi atacado o ponto principal do processo que, segundo ele, trata-se do representante da polícia militar Tenente Ivan que participou do ocorrido no exercício do seu ofício. Corrobora com a opinião do advogado um secretário municipal quando em seu sítio (AQUI) deixa claro a relevância do testemunho do militar ao afirmar "O julgamento dessa AIME era bastante aguardado porque tinha como testemunha o policial militar tenente Ivan."
            Em outro parágrafo o secretário diz que a decisão foi fundamentada no Art. 5º da CF. "são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos". Neste caso faz-se mister lembrar que as provas a que se refere trata-se de matéria já apreciada pelo TRE e consideradas legais, conforme se constata em decisão daquela Corte. (AQUI)
            Com base na matéria do secretário podemos concluir que a decisão deixa margem a recursos que em boa hora e com a tempestividade necessária foi ajuizado.

sábado, 7 de dezembro de 2013

PRA ONDE VAMOS

            A pirâmide social compreendida dentro de uma política de governo, diferentemente do que foi concebida por Maslow que estuda as necessidade do indivíduo, encontra paralelo desde uma nação a uma comunidade.
            Lendo-se sobre a atuação dos chefões do crime em comunidades de todos o país, observamos que "eles" praticam assistência social aos moradores, que vão desde o remédio até o enterro. Esta é a razão de vermos frequentemente manifestações de moradores contra autoridades constituídas quando algum "chefão" é preso ou morto, ignorando as razões que motivaram o evento.
            O que vivenciamos hoje em nosso país no campo político/administrativo tem paralelo na situação acima onde a base da pirâmide, satisfeita (ou quase) suas necessidades básica por meio das famosas "bolsas" ignora todo e qualquer tipo de crime (malfeito) que o governo e seus membros porventura tenham cometido.
            Voltamos à pirâmide de Maslow para destacar que o homem nunca está satisfeito. Poucos são os que se resignam diante da possibilidade de alcançarem nova conquistas e, por puco tempo, vindo mais tarde a manifestar o desejo de ter atendidas novas necessidades.
            Do ponto de vista jurídico, mesmo que não estejam constitucionalmente respaldado, os benefícios passam a ter status de direito adquirido levando o beneficiário a encará-lo como uma obrigação do governante, ao longo do tempo.
            Talvez esta seja a razão dos governos populistas terem vida relativamente curta, levando seus adeptos a avançarem na direção do totalitarismo como passo seguinte à conquista da maioria, quando não mais precisarão atender às crescentes demandas do povo conquistado.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

EMANCIPAÇÃO DE SUCESSO

            Em matéria de ontem, 5 de dezembro, o DIÁRIO DO NORDESTE traz um quadro demonstrando a situação dos 30 distritos que aspiram transformar-se em municípios no Ceará.
          Observando o quadro vemos que Sucesso apresenta uma situação diferente dos demais, o que dificulta sua criação, a meu ver. Enquanto cidades como Maranguape, Acaraú e Aquiraz teriam dois distritos emancipados, em relação a Sucesso teríamos uma situação totalmente adversa sendo três municípios atingidos, provavelmente impactando nas receitas destes. Além do mais haveriam dificuldades operacionais por ter que realizar plebiscito em todas elas, mesmo que possam ser realizados por ocasião das próximas eleições como alguns sugerem.
            Mesmo com a sansão da lei pela Presidenta Dilma algumas etapas devem ser cumpridas (G1) até a sonhada emancipação. Ao povo cabe, democraticamente, dizer sim ou não, em última análise.

MENSAGEM DE UM LEITOR

Olá população da praça da igreja e vizinhos,chamo a atenção principalmente da paroquia por permitir que um cassino seja alojado quase embaixo do arco de nossa senhora e proximo a nossa Igreja...Trazendo a ameaça e desaforo a vizinhança,daquele lugar sai grandes palavrões,brigas e ameaças até de morte...Sem falar de um elemento muito perigoso que vive lá,que ja até assassinou um pai de familia no muringue numa mesa de jogo este hj que ainda esta soltou trazendo ameaças a sociedade...acho que é hora de tomar providencia...

NOTA DO BLOG: Não podemos afirmar que a denúncia é verdadeira, mas não custa nada investigar.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS ...

            Não se trata de perseguição como muitos podem imaginar: apenas uma constatação. O texto da TRIBUNA DA INTERNET traz à lembrança acontecimentos daquela época jamais imaginável nos dias de hoje por parte dos mesmo personagens, o que pra mim é motivo de atenção.
            O julgamento é do leitor, até mesmo porque lá tem comentários de toda natureza, assim você também poderá fazer o seu sobre o assunto, não sobre este blogueiro, como alguns costumam fazer.
            Boa leitura.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ESTÃO DESCAMBANDO PARA A VIOLÊNCIA

            Tenho como regra fazer críticas administrativas, mas quando o próprio gestor público se expõe, é ele que sai do campo administrativo dando a qualquer um o direito de criticá-lo por suas ações pessoais. Ultimamente temos recebido muitas informações sobre o comportamento não muito republicano do Prefeito e da Presidenta da Câmara, até porque as atitudes da última sempre refletem o pensamento do primeiro, como todos sabem.
            Repercutiu muito mal a atitude da senhora presidenta ao suspender o Vereador Denilson na última sessão. Mesmo sem analisar o motivo vejo como uma atitude extrema, dando sequência a uma série de abusos registrados nos meios de comunicação local.
            Como violência gera violência, por razões obvias o senhor prefeito achou por bem interceder em favor da cunhada e presidenta. Ocorre que ele não perdeu a oportunidade de fazê-lo mesmo dentro do Fórum local quando entrou em discussão, inicialmente com a Vereadora Kátia estendendo ao Vereador Denilson que intercedeu pela colega.
            Equilíbrio, ponderação e bom senso são requisitos indispensáveis a qualquer administrador, principalmente da coisa pública. É isto que está faltando em nossa cidade, mormente quando se aproxima uma disputa na Câmara quando tradicionalmente o prefeito toma as rédeas do processo.
            Há tempos que a liturgia do cargo foi esquecida, mas também não podemos deixar descambar para a violência uma disputa que, teoricamente, cabe apenas as membros da Casa. 
            Lamentavelmente estamos vendo o autoritarismo prevalecendo em todos os atos administrativos do município, contrastando com a imagem cidadã dos administradores envolvidos. Será a maldição da cadeira?