terça-feira, 31 de julho de 2012

MAIS UM DESFALQUE NA SAÚDE

          Ontem, dia 30, uma das mais competentes auxiliares de saúde do município, Aglaê Santos, despediu-se dos seus colegas de trabalho do Hospital Municipal. Mesmo aposentada Aglaê continuou trabalhando até que foi dispensada sob a alegativa de que a administração municipal não estaria contratando funcionário por meio de portaria. O fato nos lembra os casos de portarias datados de 02 de julho e só dado conhecimento aos funcionários no final do mês.
          Considerando a situação dos serviços do hospital, a dispensa desta funcionária com grande experiência só contribui para piorar piorar a situação já tão grave do nosso hospital.
          Em nome do blog e de toda a população deixamos aqui nossos agradecimentos pelos imensuráveis serviços prestados por Aglaê.


CodigoFonte.com.br


PENSAR, LIVRE PENSAR ...

         Se o seu candidato ganhar.
       
         Se algo lhe acontecer, e
       
         Se ele tiver que se afastar!

         Se isto já aconteceu, e

         Se a experiência não foi boa!

         Se você arriscaria mais uma vez?

         Se você quiser, pode arriscar.



CodigoFonte.com.br


     

segunda-feira, 30 de julho de 2012

NO BLOG DO PROFESSOR TIM

          Pra variar, com extensão de fazer inveja a Camões em seu Lusíadas, o Prof. Tim escreve mais um longo texto em seu blog registrando fatos do passado até os dias atuais com um belo enfoque sobre a já tradicional Festa do Reencontro ocorrida na última sexta em Fortaleza.

segunda-feira, 30 de julho de 2012


Coluna do Professor Tim sobre mito e estadista chamado Acácio - Timtim por Timtim

Sr. Nova Russas é o outro nome de Acácio: líder popular, mito das classes populares e estadista rumo ao quarto mandato de prefeito!!!
Impossível separar determinadas personalidades de determinadas cidades. Não se pode separar Jeová Mota e Chico Timbó de Tamboril, família Pinho de Poranga, Nílson Moreira de Ipaporanga, Antonio Santos de Crateús, Vicente Mourão de Ararendá, Ciro e Cid Gomes de Sobral.
 Ou, para ficarmos nos Inhamuns e na sua cidade principal, Domingos Filho de Tauá -conhecida como princesa dos Sertões dos Inhamuns e cidade com grande desenvolvimento social, econômico e urbanístico.
Nova Russas também cultua sua principal personalidade. Culto secular a um líder político consagrado. Mito respeitado nas classes populares. Estadista internalizado no inconsciente e no imaginário da coletividade. Espécie figura política e institucional responsável pelo ethos e pela auto-estima do povo novarussense.
O nome dele é Luís Acácio de Sousa. Simplesmente Acácio. Três vezes prefeito de Nova Russas. Candidato novamente rumo ao quarto mandato de prefeito. Candidato da coligação PSB-PRB-PP.
Nova Russas é Acácio. Acácio é Nova Russas. Inimaginável Nova Russas sem Acácio, eleito três vezes prefeito pelo voto popular novarussense. Tri-prefeito em eleições sucessivas. Sempre forte nas disputas eleitorais novarussenses, nunca tendo perdido eleições majoritárias.
Filho de dona Chaguinha, uma das mulheres mais inteligentes e solidárias de nossa história, Acácio tornou-se prefeito, pela primeira vez, em 1992, apoiado pela força política e eleitoral de Chico Rosa, mas sem concordar com os metódos autoritários e centralizadores do Rosismo. Rompimento com Chico Rosa se deu em 2000, quando, apoiado por amplas forças políticas e eleitorais, venceu a eleição contra Iranede Veras, com uma diferença massacrante de quase 5.000 votos de diferença.
Reeleito em 2004, enfrentando Chico Rosa, Acácio, por três vezes, prefeito de sua querida terra natal. Seu sagrado novarussense. Sua cidade amada e querida chamada Nova Russas.
Estadista do amor e da não violência, sempre pregando uma política pacífica e democrática, até por ser assim seu espírito e sua personalidade, Acácio quer o fim dos conflitos e da violência política em sua Nova Russas.
Daí, portanto, a causa do lema principal de sua campanha eleitoral rumo ao quarto mandato: "É TEMPO DE PAZ NOVA RUSSAS". Acácio quer a paz como candidato a prefeito de Nova Russas.
Pedindo, assim, pacificamente, o aval dos eleitores novarussenses. Que a paz esteja com Acácio.

_________________________________________
Acácio: prefeito das grandes obras!!!
Nas três vezes em que administrou Nova Russas, Acácio sempre priorizou obras importantes e estruturantes, conseguidas nas parcerias do governo do Estado e do governo Federal. Obras que mudaram o perfil administrativo, social, econômico e institucional de Nova Russas.
A própria instalação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), quando, por conta da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDBE-, foi preciso instalar tal universidade. Objetivo. Formar todos os professores leigos que existiam em Nova Russas.
Espécie de Coliseu novarussense, o Parque da Cidade
File:Parque da cidade.pngfoi outra grande obra conseguida pelo prefeito Acácio. Através de emenda parlamentar do então deputado federal Antonio Cambraia. Parque da Cidade é uma das mais belas obras arquitetônicas e urbanísticas da região.
Considerado o melhor projeto de saneamento básico, o Sanear marcou profundamente o fim do esgoto a céu aberto e da água não tratada. Projeto Sanear foi um marco na história administrativa de nossa cidade.
Outra obra marcante foi o Núcleo de Arte e de Cultura Zeferino Veras Dotado de biblioteca, salas de danças, anfiteatro moderno, entre outros melhoramentos. Praticamente a melhor obra cultural e educacional de nossa história. Fruto de uma parceria do governo Acácio e governo federal.
Obras importantes que fizeram de Acácio um dos prefeitos mais populares. Melhor avaliado. 

Tendo entrado para a história dos grandes prefeitos novarussenses, ao lado de outros grandes estadistas.
________________________________________
Acácio foi o conterrâneo mais cumprimentado na Festa do Reencontro em Fortaleza
Festa das mais importantes no calendário dos novarussenses que moram em Fortaleza, e que reúne importante personalidades jurídicas, políticas e sociais nascidas em Nova Russas, a Festa do Reencontro foi um ato de consagração do ex-prefeito e candidato à Prefeitura de Nova Russas, Acácio.

 Presente ao evento, Acácio foi cumprimentado e aplaudido por todos os presentes.
Diversas personalidades novarussesenses com grande projeção em Fortaleza e no Ceará, a exemplo do desembargador Dr. Gomes de Moura
, uma das sumidades jurídicas do TJCE e um dos mais sérios e éticos desembargadores, também tendo sido prefeito de Sobral e vereador em Nova Russas; e do Procurador da República e jurista genial, Dr. Oscar Costa Filho, ao lado do respeitado advogado criminalista Gildo Martins; bem como o excelente médico Paulo Martins e sua esposa, Ex-prefeito Dr. Almir Farias, um dos grande prefeitos da nossa história;, delegado Chico Jorge; além de empresários, comerciantes e o profissional da comunicação [Gogó de Ouro] Tarcísio Góes, entre outras personalidades e celebridades presentes.
________________________________________
Major Simplício em festa e alegria abriu as portas para Acácio entrar...
Visita do candidato da coligação PSB-PRB-PP à Prefeitura de Nova Russas, Luís Acácio de Sousa, ao distrito de Major Simplício, foi sucesso total. Acácio foi recebido muito bem em todas as casas. Até recebeu muitas adesões.
Visita de Acácio a Major Simplício foi acompanhada pela maioria dos candidatos a vereadores: Salgueiro Filho, Raimundo Otávio, Antonio Cabeleireiro, Abraão, Paulinho Ta Legal, entre outros.
Abraão pelo desenvolvimentismo...
Jovem candidato do PSB a vereador, Abraão Sousa
defende o desenvolvimento social, comercial e empresarial de Nova Russas. Abraão Defende a instalação de um parque industrial gerador de muitos empregos e de rendas para os novarussenses, em especial os mais jovens. AbraãoFoto do perfilQuer fazer isso na parceria com o deputado Balhman, com o governador Cid Gomes e com a presidenta Dilma.
Abraão, que fez graduação em comércio exterior na respeitada Unifor, e tendo estudado em Winnipeg
, importante cidade do Canadá, tem muita cultura. Importante bagagem cultural. Grande experiência. Preparado para ser vereador.
Saudações Pedagógicas a Laé na Câmara...
Nascimento em Sacramento e novarussense de coração, Professora Laé Ribeiro é uma mulher educada, inteligente e politizada. Já ocupou importantes cargos na educação do Ceará. Como diretora da Auto-Escola Mandacaru, conseguiu as famosas carteiras populares.
Principal lema da professora Laé Ribeiro
 é compromisso e seriedade. Compromisso e seriedade na defesa da participação feminina na política, sonhando com dias melhores para as mulheres e homens novarussenses.
Compromisso e seriedade nas ruas, nas praças, em todos os lugares, lutando por uma Nova Russas feliz com saúde e educação para todos os seus conterrâneos.

________________________________________
A bela e a fera!!!
Se Acácio é conhecido como Leão, e um Leão de Judá
que vai derrotar os golias da política novarussense, ao seu lado tem uma bela. Doutora Daniela, médica muito bonita e carismática, e muito competente acima de tudo. Possibilitando o slogan: É ELE, É ELA, Acácio e Daniela.
Rói, Rói e outros sucessos...
Eleitorais do genial Kapita para a campanha de Acácio fazendo o maior sucesso em todas as paradas de sucesso da presente campanha eleitoral. Todos cantando...
Onda de adesões para Acácio...
Valéria Chaves, uma das mais importantes personalidades femininas de nossa história, tendo sido secretária competente em várias gestões, e a professora Marlúcia Linhares aderiram à candidatura de Acácio. Outra adesão importante foi do suplente de vereador Izídio Farias, também importante liderança política em Nova Russas.
Governador Cid e Ciro são Acácio...
Parte do governador Cid Gomes e do seu próprio irmão, Ciro Gomes
, ex-ministro da Fazenda e um dos políticos mais capacitados do Brasil, apoio total e incondicional ao candidato do PSB, Acácio. Querem a qualquer custo um novo mandato para Acácio na Prefeitura de Nova Russas. Leão Acácio é considerado um socialista de confiança do PSB e do grupo político liderado pelos Ferreira Gomes e pelo Palácio da Abolição.
É o novo!
Padre Maurício lembrando que, em 1968, após chegar a cavalo de Ararendá e da Poranga, ia matar a fome no hotel da dona Chaguinha.
Túnel do Tempo
Que fim levou o Idelfonso de Sousa, irmão do Acácio e um dos acacistas mais radicais?

_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e membro fundador do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Nova Russas - Ceará. 




CodigoFonte.com.br


domingo, 29 de julho de 2012

ASSIM LÁ COMO CÁ!


Vereador se apropria de obra do Estado, sem receio do “cocô de cavalo”

O vereador do PTN, Antônio Henrique, utiliza como material de campanha um informativo datado de maio deste ano. O impressionante é que o vereador afirma que levou para a periferia de Fortaleza uma obra do Governo do Estado.
Segundo o informativo do vereador, que é distribuído nas comunidades com o seu material de campanha, ele idealizou a escola profissionalizante na Cônego de Castro e realizou todos os trâmites para que a escola operasse. A atuação do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, seria papel de coadjuvante.
“Cocô de cavalo”
Antônio Henrique não deve ter acompanhado o estresse do governador Cid Gomes, em dezembro de 2008, durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a instalação da roda óptica do Cinturão Digital.
Na época, Cid Gomes indispôs-se com o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando de Carvalho, que se apresentou como idealizador do projeto e em discurso colocou o Governo como mero “financiador”.
“O amigo aqui me resumiu a um simples cocô de cavalo”, irritou-se o governador, ao reclamar para si a autoria do projeto. “A idéia é minha”!


CodigoFonte.com.br


sábado, 28 de julho de 2012

PERGUNTAS QUE O LEITOR QUER RESPOSTA

          Vocês não podem imaginar quantas perguntas me são feitas neste blog pelo mural e também por e-mail. Infelizmente grande parte delas são impublicáveis por várias razões, sendo a principal a obediência à Lei Eleitoral, contudo, selecionamos algumas para que os leitores tenham noção do que rola nos bastidores da política local.
           O blog procurando resposta para atender o leitor encontrou algumas:

           - Por que somente uma candidata de certa coligação tem banner com o candidato a prefeito e vice?
             Resposta: Seria para tentar segurá-la pois corre o risco de ela correr para o candidato com banner na esquerda ou o da direita, daqui pro dia das eleições.

          - Por que determinado candidato anda dizendo que com a propaganda gratuita no rádio vai derrubar seus adversários:
          Resposta: Porque ele mente tanto que engana até ele mesmo.

          - É verdade que determinado candidato pretende desistir e que ele pediu um milhão para apoiar outro?
          Resposta: Pode até não ser verdade mas ele está pagando por ter inventado a mesma história contra outro candidato.


          - Por que determinado candidato não tem apoio das principais mídias com penetração em nosso município?
          Resposta: Porque eles só trabalham se receberem.


          - Por que o estúdio da Rádio Poty em Nova Russas foi fechado?
          Resposta: Pela mesma razão que os demais meios de comunicação.


          - Qual o candidato que tem as fotos mais caras do que a Monalisa?
          Resposta: É o mesmo que tem o vice mais caro.


          - Por que os candidatos a vereador de certa coligação não pedem voto para seu candidato a prefeito?
          Resposta: Por medo de perder o seu.


          - Por que alguns servidores do município tem sido exonerados no final do mês com portarias datadas de 02 de julho.
          Resposta: Esta só a administração pode responder.





CodigoFonte.com.br

COLIGAÇÃO É TEMPO DE PAZ VISITARÁ MAJOR SIMPLÍCIO NESTE DOMINGO


A Coligação É Tempo de Paz Nova Russas, estará visitando o distrito de Major Simplício neste domingo à partir das 8h da manhã. Acácio candidato a prefeito, Dra Daniela vice, candidatos a vereador do PSB, PRB e PP, militância e comitiva abraçarão o povo de Major Simplício, no sentido de buscar apoio para o projeto político de resgatar a paz, a tranquilidade, a ordem e o desenvolvimento do município. Neste domingo, Acácio e Daniela levarão o seu caloroso abraço , ouvirão os anseios da comunidade, e apresentarão suas propostas para sua futura gestão.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

MONTEZUMA PEDE DESCULPAS


DECLARAÇÃO AO POVO DE CRATEÚS E A QUEM MAIS POSSA INTERESSAR

Eu, Francisco das Chagas Montezuma Sales, natural de Crateús, casado residente em Fortaleza, à Rua José Vilar, 1550, aprtamento 301 – Aldeota, Odontologista de profissão, dirijo-me ao povo de minha terra, Crateús, e às demais pessoas, com o propósito de me redimir de todos os malfeitos por mim perpetrados através do meu blog, quando levei a muitas famílias, gente amiga, a muitos lares, a amigos de longas datas, políticos, empresários, a pessoas inocentes, a injúria, a calúnia, a difamação e a mentira. Seguramente sei que maculei e magoei muitas pessoas em número a perder a conta e contra as quais assaquei toda a maledicência e inveja através de palavras e vídeos. De tudo isto eu me arrependo de ter feito e, publicamente, me dirijo a todos com a mão estendida do perdão, muito embora eu mantenha o mesmo conceito sobre cada uma dessas pessoas a quem ofendi, e sobre isto eu não vou mudar nunca, por ser de minha própria natureza não suportar os corruptos, os ladrões e todos os que formam a escória de nossa sociedade. Lamento por tudo o que fiz de errado e não foram poucos os meus erros – reconheço - mas, eu gostaria de sentir o perdão de cada um, porque todos também erraram, não contra mim, mas contra a minha natureza, contra a coisa pública. Eu perdoo a todos, mas quero também ser perdoado por todos.
Neste momento, me dirijo ao meu parente e amigo Luizinho Sales, amigo a quem devo inúmeros favores, ao Zé Almir, à sua companheira Francineide, a quem destratei com ofensas morais, ao Dr. Rezende Filho, que tantas vezes chamei de ladrão e ladravaz, ao seu irmão Hermínio, ao prefeito Dr. Carlos Felipe, cuja família tão bem me acolhia com impagáveis favores, ao seu sobrinho, ao Elder Leitão e aos seus irmãos aos quais tanto castiguei, tanto maltratei e injuriei sem dó nem piedade, a esses eu gostaria que o perdão acontecesse nos dois sentidos. Ao Dr. Carlos Eduardo Melo da Escócia, à família Linhares, principalmente ao patriarca da família, Sr. Gentil Cardoso, a quem rotulei de agiota sanguinário que nunca fez nada por Crateús, ao Nenén Coelho a quem ataquei sem piedade por muitos anos, ao seu pai Sr. Rodrigão a quem ofendi e maculei a sua honra, seu Chico Frota a quem tanto injuriei quando presidente da Câmara; ao Márcio Cavalcante, ao Antônio Luiz, ao ex-prefeito Dr. Paulo Nazareno, a quem tanto fustiguei; ao ex-prefeito Dr. Nenzé Bezerra, um benfeitor de Crateús a quem de graça joguei tantas ofensas; ao jornalista César Vale, um amigo a quem devo tantas finezas e a quem tanto ofendi e detratei só para satisfazer ao meu ego, aos seus irmãos e familiares também, ao promotor de justiça Dr. José Arteiro que tantas vezes temi receber ordem de prisão, pelo tanto que lhe esculhambei, mas que dele recebi o silêncio como resposta Ao prefeito de Tamboril, Jeová Mota e ao seu irmão Paulo Mota, ao Marcelo Chaves, ao Conegundes Soares, Neto Bonfim, Fátima Torres, Paulo Teles e sobremodo eterno deputado Antônio dos Santos, tão amigo de minha família, ao empresário Zé Bandeira, ao Cabo Chico, ao Dr. Luiz Alberto e a todos que me processaram na Justiça; aos juízes de Crateús aos quais achincalhei, enfim, confesso que a lista é imensa, das pessoas com quem desejaria me retratar, pedir-lhes o perdão e ser por todos perdoados. Hoje a depressão, a angústia e o medo são meus companheiros inseparáveis, por culpa, minha máxima culpa. Mas repito, apesar de tudo o meu conceito sobre todas essas pessoas em nada foi mudado, pois, aqui, tratamos de um perdão mútuo, de parte a parte, para que meu coração e o meu espírito tenha paz, para que eu possa um dia voltar a trabalhar, para que minha família volte a me aceitar de volta, assim como uma ovelha desgarrada.

Francisco Montezuma Sales





CodigoFonte.com.br


quarta-feira, 25 de julho de 2012

ZEMARIA DE SOUSA VOLTA A SER VEREADOR

          Acaba de sair decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará reintegrando o suplente José Maria de Sousa no cargo de Vereador, conforme abaixo:

ESTADO DO CEARÁ
PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA
GAB. DO(A) DES(A). TEODORO SILVA SANTOS
Processo: 0004910-37.2011.8.06.0133/50000 - Agravo Regimental
Agravante: José Maria de Souza
Agravado: Francisco Martins Farias
DECISÃO MONOCRÁTICA
Cuidam os autos de Agravo Regimental  interposto por José
Maria  de  Souza,  em  face  da  decisão  monocrática  por  meio  da  qual
neguei  seguimento  à  apelação  anteriormente  interposta  pelo  ora
agravante, por considerá-la intempestiva, nos seguintes termos:
“Impondo-se  a  um  juízo  antecedente  de  admissibilidade
recursal,  não  conheço  do  recurso  apelatório  interposto
pelo    Sr.  José  Maria  de  Sousa,  face  à  sua
intempestividade.
A  r.  sentença  foi  disponibilizada  no Diário  da  Justiça  no
dia  20  de  outubro  de  2011  (fl.  824),  considerando-se
publicada  no  primeiro  dia  útil  seguinte  ao  da
disponibilização1, ou seja, 21 de outubro de 2011 (sexta-
feira). Iniciando-se o prazo de quinze dias, a contar do dia
24 de outubro de 2011 (segunda-feira), o termo final seria
o dia 07 de novembro do mesmo ano.
Considerando,  pois,  que  o  termo  final  para  interposição
da  apelação  era  o  dia  07.11.2011,  e  tendo  sido  esta
protocolada somente no dia 8 de novembro de 2011  (  fl.
888), é manifestamente intempestiva.”
Inconformado  com  os  termos  do  decisum,  o  agravante
argumenta,  em  síntese,  que  a  apelação  deve  ser  considerada
tempestiva,  pois  o  termo  a  quo  para  o  transcurso  do  prazo  de  quinze
para apresentação de eventual  recurso de apelação  seria a  juntada do
mandado  de  intimação  da  sentença,  o  que  ocorreu  em  25/10/2011.
Requereu o provimento do recurso com o consequente regular trâmite da
apelação.
Através  de  despacho,  encaminhei  os  autos  à  Procuradoria
Geral de Justiça, para manifestação de mérito.
Às  fls.  45/49,  a  Procuradora  de  Justiça,  Dra.  Sheila
Cavalcante  Pitombeira,  manifestou-se  pelo  provimento  do  agravo
regimental.
É o sucinto relatório.
Adiante, passo a delinear meu posicionamento.
Conforme  brevemente  relatado,  o  cerne  da  irresignação
posta  à  apreciação  cinge-se  à  tempestividade  do  recurso  de Apelação
autuada sob o n.º 0004910-37.2011.8.06.0133.
Em  detida  análise  deste  caderno  processual,  tenho  que
merecem  acolhimento  os  argumentos  vertidos  no  presente  agravo
regimental, consoante sábio parecer do Ministério Público Estadual.
Isso porque, no presente caso, a contagem do prazo recursal
não deve ocorrer a partir da data da publicação da sentença, mas sim a
partir  da  juntada  do mandado  de  intimação  de  sentença  promovido  às
partes litigantes, a teor do art. 241 do Código de Processo Civil.
Conforme  documento  de  fls.  32,  o  mandado  de  intimação
pessoal  foi  juntado aos autos no dia 25 de outubro de 2011,  terça-feira,
iniciando-se a contagem no dia seguinte (26 de outubro de 2011, quarta-
feira).
Contados, a partir desta data, 15 (quinze) dias, ex vi do art.
508, do Código de Processo Civil, tem-se que o termo ad quem do lapso
recursal é 09 de novembro de 2011 (quarta-feira).
Desta  feita,  tendo  sido  o  recurso  sob  análise  interposto  no
dia 08 de novembro de 2011, não há de ser cogitada a intempestividade
da irresignação em tablado, inexistindo, pois, razões para extinguir o feito
prematuramente com arrimo no art. 557 do CPC.
Nessa  esteira  de  raciocínio,  acostando-me  ao  judicioso
parecer  da  Procuradora  de  Justiça,  promovo  o  destaque  de  alguns
trechos da manifestação ministerial:
“Compulsando  os  autos,  observa-se,  às  fls.  825  dos
autos  originais  (fls.  32  dos  presentes  fólios),  que  a
juntada aos autos do mandado de intimação da sentença,
devidamente  cumprido,  deu-se  em  25/10/11,  devendo
esta  ser  considerada  como  termo  a  quo  do  prazo
recursal.
Logo, o dies a quo para a contagem do prazo recursal foi
o  dia  25  de  outubro,  contando  a  parte  com  15  (quinze)
dias para a interposição da Apelação, conforme preceitua
o art. 508, do Código de Processo Civil. Com base em tal
fato  o  termo  final  para  a  interposição  do  recurso
Apelatório recaiu sobre o dia 09 de novembro de 2011.
Da detida análise da transcrição da d. monocrática, vê-se
que  o  recurso  de  Apelação  foi  interposto  no  dia  08  de
novembro de 2011, ou seja, antes do dies ad quem.
Daí, da análise de tais circunstâncias por si só, conclui-se
que a Apelação  foi  interposta  tempestivamente, uma vez
que protocolizada dentro do prazo legalmente previsto.”
Assim, merece acolhida o presente Agravo Regimental, para
determinar  o  regular  prosseguimento  da  apelação  interposta  por  José
Maria de Souza.
Nesse diapasão, considerando que o apelo em comento  foi
recebido  em  seu  duplo  efeito,  tem-se  que  a  sentença  de  planície  que
concedeu  a  segurança  ao  Vereador  Francisco  Martins  Farias  resta
suspensa  em  seus  efeitos.  Em  termos  práticos,  deve  ser  mantido  no
cargo em questão o suplente de vereador, ora agravante.
 DISPOSITIVO
Por  todo  o  exposto,  acostando-me  ao  ilustre  parecer  do
Parquet, hei por bem RECONSIDERAR a decisão monocrática por mim
exarada,  determinando,  por  conseguinte,  o  regular  andamento  da
Apelação n.º 0004910-37.2011.8.06.0133, interposta por José Maria de
Souza.
Considerando que o predito apelo  fora  recebido nos efeitos
devolutivo  e  suspensivo,  determino  a  IMEDIATA  REINTEGRAÇÃO  do 
suplente Sr. José Maria de Souza, ao cargo de Vereador do Município de
Nova Russas.
Notifique-se a Câmara Municipal de Nova Russas do  inteiro
teor desta decisão.
Publique-se e intimem-se.
Expedientes necessários.
Fortaleza,  25 de julho de 2012.
TEODORO SILVA SANTOS
Relator(a)

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA?

          Quando damos ao título da matéria a forma interrogativa é porque temos consciência que alguns interpretarão com coisa de oposição, mas eu digo que antes de tudo trata-se de caso verídico e que a população tem direito de saber. Não se trata de um caso isolado e sim de vários casos, muitos dos quais não fomos autorizados a divulgar.
          Apenas para ilustrar postamos dois casos envolvendo funcionários da área da saúde, entretanto, por questão de justiça, esclarecemos que nestes e outros casos análogos a Sra. Secretária de Saúde, Dra. Ângela, manifestou-se contrária à medida, razão porque não poderíamos deixar de registrar sua brilhante postura.
          Registramos ainda que não somos contra a dispensa destes funcionário já que se trata de cargo de confiança, o que não concordamos é que o Prefeito assine uma portaria com data de 02 de julho e só dê conhecimento ao funcionário ao final do mês quando já tenha trabalhado vários dias. Afinal, quem vai pagar os dias trabalhados?
          Outro fato que chama atenção é que alguns desses servidores são ligados a pessoas que muito lutaram para colocar o Prefeito onde está uma vez que ele não foi eleito prefeito e se hoje ocupa este posto é por conta do sacrifício desses que puseram em risco a própria vida para colocá-lo onde está.
          Entre as pessoas acima referidas inclui-se este blogueiro que, embora não tenha qualquer pessoa indicada por ele nessa administração, lamenta por aqueles atingidos que deveriam ter o reconhecimento e a gratidão pelo que fizeram e não a obrigação de acompanhar o Prefeito em sua campanha eleitoral.
         Faz-se oportuno lembrar àqueles que falam em "cuspir no prato que comeu" que o maior prato foi abocanhado justamento pelo Sr. Prefeito.







CodigoFonte.com.br


FEITA PRA VOCÊ!!!

Nem mesmo o trivial,mais um descaso da "Administração, Nova Russas feita pra Você

situação degradante

cidade sem prefeito

Moradores da Rua João Evangelista estão indignados com à Administração Nova Russas feita pra Você, devido a esgoto a céu aberto que pelo menos há quatro meses vem causando sérios problemas na área, colocando em risco à saúde das pessoas. Alguns que moram mais próximo reclamam que nem conseguem dormir por conta da fedentina quando o esgoto transborda. O que mais revolta a comunidade é que cerca de 60 metros de distância, algumas mães com crianças de colo residem e já pensam em mudar de rua. O descaso e a negligência da prefeitura é tanto, que mesmo as pessoas denunciando na rádio, a secretaria não resolve a solução. Precisa a comunidade pagar alguém para fazer a limpesa.Cabe agora a comunidade elaborar um abaixo assinado e entregar ao Ministério Público. 
É triste e vergonhoso, você pagar impostos e não ter o retorno da prefeitura. O IPTU, em breve vai aparecer na sua casa e como fica o conserto de esgotos, estradas, saúde, iluminação, etc. É tudo orquestrado pelo maestro a seguinte afirmação, a prefeitura está quebrada, não tem dinheiro, era sempre essa resposta que eles me davam e a mesma que eles dão para os fornecedores, prestadores de serviço e nas secretarias até para pequenos reparos, como é o caso da secretaria de obras. Cabe a pergunta, porque diante de tanta dificuldade, da escassez de dinheiro, o milionário e amnético chefe do executivo e seu secretário responsável pelo R$$$$$$$, que está mais para ilusionista, que não atende telefone porque prevê que são cobranças, não colocam a viola no saco e tomam um outro destino ? Porque então montaram um exército partidário de um homem só, pra tentar a todo custo à reeleição com seu nome exorcizado pela população ? Só existe um caminho para o gestor e seus fiéis escudeiros, fiquem certos de que, o nosso caráter são medidos pelas nossas boas ações, pela honestidade, respeito, dignidade, espírito coletivo e amor ao seu povo. Os ideais dessa administração são fadados ao fracasso de quem comanda, até o simples seguidor manipulado que acompanha esse grupo, que arquiteta e planeja o pior para os menos abastados e o melhor para os seus dividendos. Até breve!!!!

terça-feira, 24 de julho de 2012

O QUE MUDOU DA ÚLTIMA ELEIÇÃO MUNICIPAL

          Em princípio é importante salientar que do ponto de vista pessoal não considero nenhum grupo político "pequeno" tomando por exemplo o antigo PRN de Fernando Collor que acabou ganhando as eleições presidenciais de 1989. Pequenos ou grandes é inquestionável que aqui em nosso município todos têm duas vertentes dentro deste contexto; os azulões, com Marcos Alberto, vencedor da última eleição com 7.389 votos e o grupo acacista que ficou em segundo lugar com a Dra. Daniela com 7.110 votos.
          Numa análise perfunctória podemos dizer que cinco grupos que estão nesta disputa são originários do grupo azulão, com exceção do atual candidato a vice na chapa governista, Dr. Chico Rodrigues.
          Não quero com isso fazer qualquer análise aritmética e sim ideológica. Por ocasião da campanha de 2008 todos pregavam a "mudança" e apresentavam o então candidato Marcos Alberto como o homem capaz de promovê-la e deu no que deu. Agora estes mesmos se dizem os melhores, inclusive o próprio Marcos Alberto, para governar os destinos de Nova Russas nos próximos quatro anos.
          Diante disto como fica a cabeça do eleitor que acreditou nessas lideranças que hoje tem discursos totalmente diferentes, onde quem era bom virou ruim e quem era ruim agora ficou bom, de acordo com suas conveniências e seus interesses próprios?
          Do ponto de vista aritmético o que podemos afirmar é que dos 6(seis) grupos 4(quatro) já tiveram a experiência de governar o município; um por muitos anos, outros dois por poucos anos e um por poucas horas, deixando cada um registrada sua maneira de governar, cabendo ao povo avaliar o desempenho de cada um deles. E os neófitos? Serão melhores do que seu antigo líder?
         Alfim, parafraseando Abrahan Lincoln lembro que "se quiser conhecer o caráter de um homem, dê-lhe o poder"
       


CodigoFonte.com.br


OPINIÃO - 23.07.12

          Como todos que leem este blog já perceberam tenho evitado de tratar de assuntos inerentes à campanha eleitoral de nosso município, contudo, não posso deixar de levar alguns esclarecimentos à população que está sendo bombardeada com informações desvinculadas da verdade, por razões as mais diversas, notadamente com fins eleitoreiros.
          Ouvimos a todo momento boatos que vão desde a desistência de candidatos em razão de problemas de saúde a impedimentos por parte da Justiça Eleitoral. Até aí tudo bem. É fatível a ocorrência desses casos, afinal todos estamos sujeitos a ser acometidos de algum mal, principalmente quando se tem registro de problemas de saúde como alguns candidatos que concorrem nestas eleições, bem como de pedidos de impugnações feitos pelo Ministério Público e outros, como determina a lei.
          O que não se pode admitir é a exploração proposital de assuntos totalmente dissociados da verdade e do conjunto de leis que regem o assunto, emanados da Justiça Eleitoral. Um exemplo claro desta tentativa de enganar o povo diz respeito à possibilidade de um candidato a vice substituir o candidato a prefeito em caso de renúncia, morte ou impedimento legal.
          A matéria que posto abaixo por si só tira qualquer dúvida que possa existir entre os meus leitores.
OBJETIVO: TRAZER AS REGRAS ELEITORAIS PARA PRÓXIMO DA SOCIEDADE, COM LINGUAGEM SIMPLES E DESCOMPLICADA, BUSCANDO NA DISCUSSÃO, NO DIÁLOGO, A APRENDIZAGEM E, POR CONSEGUINTE, O FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA.

SUBSTITUIÇÃO DE CANDIDATO
Vamos imaginar as seguintes situações: o candidato a prefeito por determinado partido tem seu registro de candidatura indeferido. É possível substituir esse candidato a prefeito, mesmo ultrapassado o prazo para registro de candidatura? E o candidato a vice, como fica sua situação? E para o cargo de vereador, pode haver substituição?
A regra informa que sim, pode haver substituição do candidato a prefeito que for considerado inelegível, renunciar ou falecer ou que tenha seu registro indeferido. Quanto ao candidato a vice, este pode renunciar para registrar como candidato a prefeito ou, também, permanecer como candidato a vice-prefeito.
Frise-se que o partido terá dez dias para registrar a nova candidatura.
Quanto à substituição de candidato a vereador, é também possível, desde que ocorra até sessenta dias antes do pleito.


CodigoFonte.com.br




NO BLOG DO MAX


Penso assim

Como estudioso de marketing político e estratégias eleitorais e iniciando para breve especialização em gestão e marketing político tenho observado neste começo de campanha alguns candidatos que partiram na frente com gravação de músicas, slogan e arte visual sem muita criatividade, banners com montagens esdrúxulas, enfim material de campanha, inauguração de comitê e estratégia que pouco tem chamado atenção do eleitor. Como crítico, músicas de boa qualidade sonora, contudo sem letra e um enxame de paródias de péssimo gosto. Não puxando brasa pra minha sardinha por trabalhar em parceria com uma produtora pras bandas do querida região do Cariri, logo logo candidatos aos cargos de vereador e prefeito estarão com seus carros de som apresentando músicas de campanha que o povo vai cantar e memorizar. O único candidato que inaugurou comitê  ou escritório foi o do PMDB e de acordo com curiosos teria sido um fracasso, apesar do candidato a prefeito ser boa praça, mas faltou mobilização da equipe. Resultado,decepção, caminhada pela feira livre com poucos militantes. Começar bem, com empolgação e militância entusiasmada é um bom prenúncio. Sobre reviravolta na concorrida disputa eleitoral na majoritária, corre boato na cidade de que o prefeito,estaria desistindo de concorrer ao pleito por problemas de saúde, e mais, que estaria disposto a apoiar Gonçalo Diogo. Eu particularmente, acho pouco provável que isso aconteça, primeiro porque o prefeito é alucinado pelo poder, se não fosse, dificilmente teria arriscado a própria vida para permanecer nele, e ainda de acordo com aliados mais próximo, o próprio afirmara que vai entrar na disputa para vencer às eleições, não sei como, uma administração que não honra compromissos, sem carisma, sem povo e sem palavra pode vencer, confesso que não sei a fórmula. Mas, supundo que na condicional desculpem a reduandância, ele desistisse, seria mais um fato pitoresco que entraria para a galeria de pixotadas da vida politica e administrativa dos últimos quatro anos. Até que não seria uma má idéia, tenho certeza que ninguém sentiria falta, com exceção dos seus diletos e aliados amigos que estão se dando bem, agora, que seria muito bom para o povo, isso eu não tenho a menor dúvida, era um a menos, anteciparia seu suicídio político e deletaria de uma vez por todas o desserviço que à atual administração prestou a população. Como se não bastasse, entraria para a recente lista de episódios:casos de corrupção, prefeito afastado, cassado e preso, brigas de poderes e/ou grupos pelo poder, dinheirama distribuída para eleição de câmara, delegado de polícia civil interrompendo sessão de câmara,vereador pulando muro para oferecer vantagens financeiras a colega de parlamento, prefeito safenado chegando de helicóptero para não deixar presidente de câmara assumir comando da prefeitura, tanta coisa em apenas quatro anos. Nova Russas afamada não por obras, não por bons exemplos de homens públicos, não de ações administrativas para beneficiar a coletividade, Sim por péssimos e imundos políticos, uma cambada de oportunistas que se digladiam por benesses do poder.  Foram quatro anos de atraso, de perseguição, de malversação do dinheiro público, de mentiras e calotes, de discursos hipócritas em posse,de licitações obscuras, de inúmeras anomalias na administração acometida pela desordem, falta de caráter, de princípios da moralidade pública e da ética na política. Esses agentes terão uma lição que jamais esquecerão, por terem distorcido covardemente a teoria da prática, enganando milhares de novarussenses, que estão incredúlos dessas mentes maquiavélicas que destróem o direito à cidadania.

"Posso não concordar com nenhuma das tuas palavras, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las." (Voltaire)

sábado, 21 de julho de 2012

A COISA FICOU FEIA EM IPAPORANGA


IPAPORANGA - SAIU A PRIMEIRA SENTENÇA ELEITORAL: INDEFERINDO REGISTRO DE TODOS OS CANDIDATOS DO PSD E DETERMINANDO A ABERTURA DE INQUÉRITO POLICIAL FEDERAL.

A Juíza da 20ª Zona Eleitoral do Estado, Dra. ANA PAULA FEITOSA DE OLIVEIRA , com sede da Cidade de Crateús (370KM de Fortaleza), Sexta-feira, (20/07/2012), atendendo solicitação do Ministério Público Eleitoral, representado na 20ª Zona pelo Doutor José Arteiro Soares Goiano, proferindo SENTENÇA DECLARATÓRIA na Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, INDEFERIU DE FORMA DEFINITIVA, o pedido de registro de candidaturas de todos os candidatos do PSD – Partido Social Democrata do Município de IPAPORANGA, a decisão atingiu o registro dos candidatos a Vice Prefeito, Senhor Antonio Marcos Ferreira Silva e os candidatos a vereadores, Senhores Manuel Alves de Oliveira (Manoel Alves nº 55.222), Francisco Alves Filho (chico domingos – Nº 55.888) e Maria Conceição Araujo Sousa (conceição lóló – nº 55.555).

A sentença teve como fundamento a falta de filiação partidária dos referidos candidatos em tempo hábil ao partido, (hum ano antes das eleições), deixando ainda claro, a inexistência do partido em outubro/2011, no Município de Ipaporanga, na mesma SENTENÇA, determinou a Juíza Eleitoral, à abertura de Inquérito Policial Federal com o objetivo de se apurar FALSIDADE DOCUMENTAL (crimes capitulados nos Artigos 349, 350 e respectivo § Único, além dos previstos nos Artigos 353 e 354), todos do CÓDIGO ELEITORAL, e ainda (Art. 296, §1°, 11,) do CÓDIGO PENAL, praticados com o objetivo de comprovar a filiação partidária dos referidos candidatos.

A sentença da Juíza da 2ª Zona Eleitoral atinge diretamente a Coligação Ipaporanga que o Povo Quer, formada pelos partidos (PMDB/PSD), que tem como liderança política maior na região ex-prefeito Nilson Moreira, que lançou por referida Coligação sua esposa Ibsen Keith pelo (PMDB), como candidata a prefeita, que à partir desta data, tem um prazo de 10 dias para proceder a substituição do candidato a vice-prefeito, contados da notificação judicial, e a Coligação, até 60 dias antes das Eleições de 2012, para fazer a substituição dos candidatos a para o cargo de vereador.

No caso concreto, como a INELEGIBILIDADE, possui caráter personalíssimo, a sanção aplicada atinge única e exclusivamente o registro dos candidatos postulantes, restringindo-se os prejuízos, apenas as candidaturas do PSD, ficando, facultado a coligação, a proceder às substituições que desejar, entretanto, apenas com candidatos do PMDB, uma vez que, a sentença considerou o PSD, inexistente em OUTUBRO de 2011, no Município de Ipaporanga.


CodigoFonte.com.br



sexta-feira, 20 de julho de 2012

MAX, DE NOVO!


VIII Ipueiras Junina


A única prefeitura na região que não promove eventos sócio-culturais é a de Nova Russas. E o discurso é o mesmo, falta dinheiro. O único evento que por ser tradicional que a Administração realizou foi o Carnaval que foi um sucesso de público, porém com atrações inexpressivas. A gastança com o Carnaval deve ter sido os olhos da cara, detalhe proprietário de trio e banda local ainda não receberam. Como é que POOOOOOODE !!!!!!
De lá pra cá nadica de nada. A desculpa esfarrapada é sempre a mesma, a prefeitura tá quebrada. Pra ELES, DUVI DO DÓ que esteja. Isso é falta de vergonha e muito, agora estão se apressando para concluir obras, gratificar servidores e os cambau. Tenham compromisso com o povo, saibam gerenciar os recursos público para os seus fins. Cadê o tradicional festival junino, nem apoio para as escolas para valorizar à tradição essa administração teve o zelo. Me expliquem porquê nas prefeituras de Ipueiras e Tamboril não falta dinheiro ? Recursos são liberados 3 vezes ao mês (FPM),Fundeb,Social, Saúde, Cultura, impostos arrecadados, etc. Falta compromisso e respeito com o povo. Chega de mentiras e calotes. Saiba agora fontes dos recursos que Nova Russas recebe.

Quando procurados, respondem, a prefeitura está quebrada, não tem dinheiro. Pergunta pra onde está indo o dinheiro ?





Além das receitas próprias do Município e dos tributos cobrados pelo Município (IPTU, ISS, ITBI etc.), o dinheiro vem de outras fontes que, na verdade, são quem realmente sustentam a maioria dos Municípios do Ceará. As fontes são as seguintes:

1) Participação nos recursos da União
Todo Município recebe regularmente uma fatia dos impostos arrecadados pela União (Imposto de Renda, IPI, ITR etc.). Estes recursos são transferidos pela União, sendo os principais o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Há ainda recursos do ICMS Desoneração, da CIDE e do IOF - Ouro.

2) Transferências do SUS
O SUS (Sistema Único de Saúde) transfere regularmente aos Municípios dinheiro para serem usados exclusivamente em serviços de saúde. Há vários programas do SUS que levam dinheiro aos Municípios, os principais são o PAB (Piso de atenção Básica) para custear consultas, visitas e atendimento médicos, a Saúde da Família para financiar equipes de atendimento às famílias no Município, o PACS (Programa Agente comunitária) para pagar o salário dos agentes de saúde, o Programa de Farmácia Básica para comprar medicamentos e o Saúde Bucal para custear atendimentos odontológicos. Além desses, há outros programas.

3) Transferências do FNAS
Este dinheiro é destinado a medidas e projetos de Assistência Social, como doação de alimentos, roupas, cursos profissionalizantes para pessoas carentes, projetos com crianças e jovens, manutenção de abrigos etc. 
 
4) Recursos do FNDE
O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) periodicamente transfere aos Municípios dinheiro para execução de programas ligados à educação. Os principais são o PNAE para custear a merenda escolar, o Caminho da Escola e o PNATE para os Municípios comprarem veículos destinados ao transporte de alunos. Há também dinheiro para comprar livros didáticos e para manutenção de escolas (PDDE).

5) Transferências do Estado
Mensalmente os Municípios recebem uma parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPI - Exportação (Imposto sobre Produtos Industrializados). Estes impostos são arrecadados pelo Estado, mas 50% do IPVA, 25% do ICMS e 25% do IPI são repassados aos Municípios.


6) Convênios
Os Municípios recebem, ainda, dinheiro mediante celebração de convênios com a União ou com o Estado para realizar obras específicas ou comprar bens determinados. Há uma grande variedade de coisas para fazer com o dinheiro de convênio, basta o Município obter aprovação de seu projeto para receber o dinheiro.