segunda-feira, 30 de julho de 2012

NO BLOG DO PROFESSOR TIM

          Pra variar, com extensão de fazer inveja a Camões em seu Lusíadas, o Prof. Tim escreve mais um longo texto em seu blog registrando fatos do passado até os dias atuais com um belo enfoque sobre a já tradicional Festa do Reencontro ocorrida na última sexta em Fortaleza.

segunda-feira, 30 de julho de 2012


Coluna do Professor Tim sobre mito e estadista chamado Acácio - Timtim por Timtim

Sr. Nova Russas é o outro nome de Acácio: líder popular, mito das classes populares e estadista rumo ao quarto mandato de prefeito!!!
Impossível separar determinadas personalidades de determinadas cidades. Não se pode separar Jeová Mota e Chico Timbó de Tamboril, família Pinho de Poranga, Nílson Moreira de Ipaporanga, Antonio Santos de Crateús, Vicente Mourão de Ararendá, Ciro e Cid Gomes de Sobral.
 Ou, para ficarmos nos Inhamuns e na sua cidade principal, Domingos Filho de Tauá -conhecida como princesa dos Sertões dos Inhamuns e cidade com grande desenvolvimento social, econômico e urbanístico.
Nova Russas também cultua sua principal personalidade. Culto secular a um líder político consagrado. Mito respeitado nas classes populares. Estadista internalizado no inconsciente e no imaginário da coletividade. Espécie figura política e institucional responsável pelo ethos e pela auto-estima do povo novarussense.
O nome dele é Luís Acácio de Sousa. Simplesmente Acácio. Três vezes prefeito de Nova Russas. Candidato novamente rumo ao quarto mandato de prefeito. Candidato da coligação PSB-PRB-PP.
Nova Russas é Acácio. Acácio é Nova Russas. Inimaginável Nova Russas sem Acácio, eleito três vezes prefeito pelo voto popular novarussense. Tri-prefeito em eleições sucessivas. Sempre forte nas disputas eleitorais novarussenses, nunca tendo perdido eleições majoritárias.
Filho de dona Chaguinha, uma das mulheres mais inteligentes e solidárias de nossa história, Acácio tornou-se prefeito, pela primeira vez, em 1992, apoiado pela força política e eleitoral de Chico Rosa, mas sem concordar com os metódos autoritários e centralizadores do Rosismo. Rompimento com Chico Rosa se deu em 2000, quando, apoiado por amplas forças políticas e eleitorais, venceu a eleição contra Iranede Veras, com uma diferença massacrante de quase 5.000 votos de diferença.
Reeleito em 2004, enfrentando Chico Rosa, Acácio, por três vezes, prefeito de sua querida terra natal. Seu sagrado novarussense. Sua cidade amada e querida chamada Nova Russas.
Estadista do amor e da não violência, sempre pregando uma política pacífica e democrática, até por ser assim seu espírito e sua personalidade, Acácio quer o fim dos conflitos e da violência política em sua Nova Russas.
Daí, portanto, a causa do lema principal de sua campanha eleitoral rumo ao quarto mandato: "É TEMPO DE PAZ NOVA RUSSAS". Acácio quer a paz como candidato a prefeito de Nova Russas.
Pedindo, assim, pacificamente, o aval dos eleitores novarussenses. Que a paz esteja com Acácio.

_________________________________________
Acácio: prefeito das grandes obras!!!
Nas três vezes em que administrou Nova Russas, Acácio sempre priorizou obras importantes e estruturantes, conseguidas nas parcerias do governo do Estado e do governo Federal. Obras que mudaram o perfil administrativo, social, econômico e institucional de Nova Russas.
A própria instalação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), quando, por conta da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDBE-, foi preciso instalar tal universidade. Objetivo. Formar todos os professores leigos que existiam em Nova Russas.
Espécie de Coliseu novarussense, o Parque da Cidade
File:Parque da cidade.pngfoi outra grande obra conseguida pelo prefeito Acácio. Através de emenda parlamentar do então deputado federal Antonio Cambraia. Parque da Cidade é uma das mais belas obras arquitetônicas e urbanísticas da região.
Considerado o melhor projeto de saneamento básico, o Sanear marcou profundamente o fim do esgoto a céu aberto e da água não tratada. Projeto Sanear foi um marco na história administrativa de nossa cidade.
Outra obra marcante foi o Núcleo de Arte e de Cultura Zeferino Veras Dotado de biblioteca, salas de danças, anfiteatro moderno, entre outros melhoramentos. Praticamente a melhor obra cultural e educacional de nossa história. Fruto de uma parceria do governo Acácio e governo federal.
Obras importantes que fizeram de Acácio um dos prefeitos mais populares. Melhor avaliado. 

Tendo entrado para a história dos grandes prefeitos novarussenses, ao lado de outros grandes estadistas.
________________________________________
Acácio foi o conterrâneo mais cumprimentado na Festa do Reencontro em Fortaleza
Festa das mais importantes no calendário dos novarussenses que moram em Fortaleza, e que reúne importante personalidades jurídicas, políticas e sociais nascidas em Nova Russas, a Festa do Reencontro foi um ato de consagração do ex-prefeito e candidato à Prefeitura de Nova Russas, Acácio.

 Presente ao evento, Acácio foi cumprimentado e aplaudido por todos os presentes.
Diversas personalidades novarussesenses com grande projeção em Fortaleza e no Ceará, a exemplo do desembargador Dr. Gomes de Moura
, uma das sumidades jurídicas do TJCE e um dos mais sérios e éticos desembargadores, também tendo sido prefeito de Sobral e vereador em Nova Russas; e do Procurador da República e jurista genial, Dr. Oscar Costa Filho, ao lado do respeitado advogado criminalista Gildo Martins; bem como o excelente médico Paulo Martins e sua esposa, Ex-prefeito Dr. Almir Farias, um dos grande prefeitos da nossa história;, delegado Chico Jorge; além de empresários, comerciantes e o profissional da comunicação [Gogó de Ouro] Tarcísio Góes, entre outras personalidades e celebridades presentes.
________________________________________
Major Simplício em festa e alegria abriu as portas para Acácio entrar...
Visita do candidato da coligação PSB-PRB-PP à Prefeitura de Nova Russas, Luís Acácio de Sousa, ao distrito de Major Simplício, foi sucesso total. Acácio foi recebido muito bem em todas as casas. Até recebeu muitas adesões.
Visita de Acácio a Major Simplício foi acompanhada pela maioria dos candidatos a vereadores: Salgueiro Filho, Raimundo Otávio, Antonio Cabeleireiro, Abraão, Paulinho Ta Legal, entre outros.
Abraão pelo desenvolvimentismo...
Jovem candidato do PSB a vereador, Abraão Sousa
defende o desenvolvimento social, comercial e empresarial de Nova Russas. Abraão Defende a instalação de um parque industrial gerador de muitos empregos e de rendas para os novarussenses, em especial os mais jovens. AbraãoFoto do perfilQuer fazer isso na parceria com o deputado Balhman, com o governador Cid Gomes e com a presidenta Dilma.
Abraão, que fez graduação em comércio exterior na respeitada Unifor, e tendo estudado em Winnipeg
, importante cidade do Canadá, tem muita cultura. Importante bagagem cultural. Grande experiência. Preparado para ser vereador.
Saudações Pedagógicas a Laé na Câmara...
Nascimento em Sacramento e novarussense de coração, Professora Laé Ribeiro é uma mulher educada, inteligente e politizada. Já ocupou importantes cargos na educação do Ceará. Como diretora da Auto-Escola Mandacaru, conseguiu as famosas carteiras populares.
Principal lema da professora Laé Ribeiro
 é compromisso e seriedade. Compromisso e seriedade na defesa da participação feminina na política, sonhando com dias melhores para as mulheres e homens novarussenses.
Compromisso e seriedade nas ruas, nas praças, em todos os lugares, lutando por uma Nova Russas feliz com saúde e educação para todos os seus conterrâneos.

________________________________________
A bela e a fera!!!
Se Acácio é conhecido como Leão, e um Leão de Judá
que vai derrotar os golias da política novarussense, ao seu lado tem uma bela. Doutora Daniela, médica muito bonita e carismática, e muito competente acima de tudo. Possibilitando o slogan: É ELE, É ELA, Acácio e Daniela.
Rói, Rói e outros sucessos...
Eleitorais do genial Kapita para a campanha de Acácio fazendo o maior sucesso em todas as paradas de sucesso da presente campanha eleitoral. Todos cantando...
Onda de adesões para Acácio...
Valéria Chaves, uma das mais importantes personalidades femininas de nossa história, tendo sido secretária competente em várias gestões, e a professora Marlúcia Linhares aderiram à candidatura de Acácio. Outra adesão importante foi do suplente de vereador Izídio Farias, também importante liderança política em Nova Russas.
Governador Cid e Ciro são Acácio...
Parte do governador Cid Gomes e do seu próprio irmão, Ciro Gomes
, ex-ministro da Fazenda e um dos políticos mais capacitados do Brasil, apoio total e incondicional ao candidato do PSB, Acácio. Querem a qualquer custo um novo mandato para Acácio na Prefeitura de Nova Russas. Leão Acácio é considerado um socialista de confiança do PSB e do grupo político liderado pelos Ferreira Gomes e pelo Palácio da Abolição.
É o novo!
Padre Maurício lembrando que, em 1968, após chegar a cavalo de Ararendá e da Poranga, ia matar a fome no hotel da dona Chaguinha.
Túnel do Tempo
Que fim levou o Idelfonso de Sousa, irmão do Acácio e um dos acacistas mais radicais?

_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e membro fundador do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Nova Russas - Ceará. 




CodigoFonte.com.br


Um comentário:

  1. olá professor, passaram-se as eleições e estamos de volta,,,olhando nova russas, vejo que muitas pessoas tiraram ferias, ou morreram digo aqueles que combateram o governo marcos alberto: vereadores combatentes, defenssores da moral, da lisura com herario publico, padres, picaretas irmãos de gestores, sindicatos pelegos radio, etc etc,etc.hoje vejo a cidade vivendo o maior causo de uma administração, publica ouvi de algusn funcionarios de areas deferentes só atrazo, atrazo, atrazo, mais os homens de bem da cidade que defediam amoral que iam tantas vezez na procap, será que esqueceram o endereço? cade o amor que tinham pela cidade, acabou? ou conseguiram o que desejavam encher os bolços e lezar a população, não são os filhos da terra que devem administrar a cidade pois aqui nasceram tem familias importantes, se esse tipo de administração é que sabem fazer os novarrucensse estão fu..fu..fu.. e maus pagos vendo o passados de todos os filhos natalinos de nova russas é melhoe botar as barbas de molho o proximo é novarucensse nato,,, prefiro ser saudosista e aplaudir os forasteiros, que aqui passaram, Oriel Mota, Marcos Alberto. analfabeto politico eu mesmo

    ResponderExcluir