terça-feira, 5 de abril de 2016

COMENTÁRIOS SOBRE O RODA VIVA 04.04.2016 - Ministro Marco Aurélio

             Repetindo procedimento adotado em postagem anterior enumero alguns trechos do vídeo abaixo que me chamaram a atenção e sobre os quais assento minha opinião.
            Inicio com a participação do brilhante jornalista paraibano José Nêumane Pinto que, sem a menor sombra de dúvida, domina todo o programa com seu brilhantismo e perguntas desconcertantes até mesmo para quem já está acostumado com este tipo de debate que acaba se dando neste tipo de programa.
            Dos 6,45s aos 10,25s Nêumane critica o instituto do Foro Privilegiado e acusa o Supremo Tribunal Federal de leniência, insistindo na acusação após a resposta do Ministro dos 18,30s aos 21,45s.
            Fugindo à dureza do debate, dos 33,30s aos 37m o Ministro provoca gargalhadas ao, de maneira jocosa, "sou um juiz muito sugestionável" para fugir de uma situação que considerei vexatória.
            Nêumane volta aos 40,45 e é seguido por outros com severas críticas ao comportamento do governo enquanto Marco Aurélio se limita a argumentar que as instituições estão funcionando.
            De 44,20s a 51,40 Nêumane aborda um assunto por demais polêmico envolvendo membros do PT e a morte do ex prefeito de Santo André Celso Daniel.
            A partir de 1 hora, 5 minutos e 30 segundos do vídeo  Nêumane questiona declaração do Ministro admitindo recurso ao Supremo caso o legislativo decida pelo acolhimento do impeachment, seguindo-se a ele a pergunta da Jornalista Maria Cristina.
            No último bloco de 1,12 minutos a 1.15,50 segundos o mediador Augusto Nunes questiona a indicação do ex presidente Lula, oportunidade que o Ministro deixa clara sua simpatia pela medida.
            Finalmente entre 1.17,30s e 1.19,20s Nêumane faz sua última pergunta abordando assunto por demais delicado. Trata-se da nomeação de sua filha e de outro ministro pela Presidente Dilma para o cargo de Desembargadora. Menos de dois minutos foram suficientes para que o Ministro verbalizasse, a meu ver, algo que mais pareceu piada e de mau gosto. "Ela optou pelo voto de pobreza".
            Finalizando, a 1.22,14s Augusto Nunes pede a opinião do Ministro sobre a "delação premiada", opinião esta contestada por todos os demais jornalistas estendendo-se até o final do programa com a declaração de Nêumane Pinto:. "Saio daqui preocupadíssimo com o destino da Lava Jato".

Nenhum comentário:

Postar um comentário