sábado, 9 de abril de 2016

A REGRA É CLARA

            A frase mais utilizada pelos parlamentares nos últimos tempos não se relaciona com a política, muito menos com a Justiça, mas com o futebol. O objetivo desta metáfora visa a dar relevo ao argumento de quem a emprega em analogia às leis.
            Para tentar explicar melhor recorro a dois episódios sobre os quais o atual governo se manifestou demonstrando não ter apreço às leis. Falo inicialmente do caso da execução do brasileiro na Indonésia por tráfico de drogas, não esquecendo de registrar que não concordo com a pena capital aplicada no caso, mas sou forçado a admitir que está prevista em lei.
            O segundo fato é mais próximo da questão em foco. Trata-se do impeachment sofrido pelo Bispo Fernando Ludo em 2012  quando Presidente do vizinho Paraguai por descumprimento de leis, segundo a Câmara dos Senadores, pelo placar de 39 a 4 e reconhecido como legítimo pelo Tribunal Superior Eleitoral do país.
            Embora em situações e regiões distintas os dois fatos guardam entre si o mesmo princípio; obediências às leis.  É importante salientar que em ambos os casos nosso governo envidou todos os esforços, inclusive diplomáticos na defesa dos acusados. Enquanto isso, diante de nossos olhos são cometidos crimes que vão desde ameaças explícitas dentro do Palácio do Planalto passando por atos de violência cometidos pelos "sem" terra ou teto chegando até a governos bolivarianos e outros aliados ideológico em todo o mundo sem ao menos uma manifestação de repúdio.  
            Desta forma fica cristalina a conveniência do governo na análise de fatos reais como acontece no momento atual em relação ao pedido de impeachment da Dilma e a possível assunção de Temer ao posto de Presidente mesmo tendo sido escolhido por duas vezes para o cargo de vice sabendo que entre as suas atribuições  está a de substituir o titular em seus impedimentos ocasionais ou definitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário