terça-feira, 29 de setembro de 2015

HÁ TEMPO PARA TODAS AS COISAS

            Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3) Senhor absoluto da verdade e da nossa própria existência terrena, também é o maior e mais rigoroso professor, não perdoando aqueles que ignoram seus ensinamentos.

            A crise que ora atravessamos é o maior exemplo das consequências reservadas àqueles que resolveram desafiá-lo.  Desafiaram-no quando não respeitaram o período de maturação de um projeto bem sucedido chamado Plano Real que se consitituiu de um processo lento e gradual e que carecia de aprimoramentos para sua total consolidação. A ambição desmedida de se perenizar no poder recém conquistado não permitiu que etapas necessárias fossem implementadas e, como professor rigoroso que é, agora dá sua nota.

            Na avidez de conquistar a adesão do maior número possível de pessoas ao seu projeto de poder permanente não esperaram o famoso crescimento do bolo para que pudesse ser distribuído às massas, beneficiando assim muito mais aos que forneceram os ingredientes. Como consequência, o bolo acabou antes do tempo e os fornecedores agora cobram suas faturas.

          Aliado incondicional do tempo, o planejamento também foi ignorado e  ambos cobram um preço muito alto pelo ostracismo em que foram colocados do qual o governo tenta se livrar jogando a responsabilidade para terceiros. 

            Enquanto a população mais pobre se ressente dos altos preços, desemprego e insegurança, por exemplo, as "zelites", maiores beneficiárias desta política equivocada, começam a manifestar temor com a ameaça de morte da galinha dos ovos de ouro.

            Em entrevista concedida à Folha, importante empresário confessa seu desapontamento com a economia do país e prevê um quadro ainda pior para o futuro.

             É tempo de perguntar: As "zelites" também foram enganadas ou igualmente ambiciosas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário