quinta-feira, 15 de novembro de 2012

15 DE NOVEMBRO

          No dia 11 de novembro, data que comemoramos a emancipação  política de nosso município, não tivemos uma comemoração à altura da data, mas pelo visto o Estado e o País também não tem nenhum apreço a outro evento do mês. Trata-se da Proclamação da República que, mesmo sendo um feriado do nosso calendário oficial, não se vê qualquer comemoração no dia de hoje. Vendo os principais jornais do estado não encontramos qualquer alusão à data, pelo menos em destaque na forma de manchete.
          Talvez por ser de uma geração que atravessou toda a revolução de 64, também conhecida por ditadura militar e que estudou Educação Moral e Cívica, eu dê importância a esta data tão esquecida das atuais autoridades. Há 123 anos os ideais de independência - embora se questione o verdadeiro motivo - levaram o Marechal Deodoro da Fonseca a depor o Imperador D. Pedro II e implantar um novo regime denominado República. Estaria este regime exaurido nos dias de hoje? Talvez na visão daqueles que se opuseram à revolução por entenderem que o comunismo era o mais apropriado, com certeza.
          Quando nascia nossa Nova Russas (1922) Lima Barreto escrevia Os Bruzundangas e já demonstrava sua decepção com a República em seus versos:

          "É certo que a República vai torta;
          Ninguém nega a duríssima verdade.
          Da pátria o seio a corrupção invade.
          E a lei, de há muito tempo, é letra morta".

          Depois de 123 anos de República e 90 anos de Nova Russas não podemos ignorar a similaridade com Bruzundanga e como somos os "menores" e não temos a pretensão de nos contrapor aos "maiores", fiquemos por aqui mesmo. Este é o nosso País.


           




CodigoFonte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário