sábado, 13 de outubro de 2012

COMPRA DE VOTOS



11/10/2012 17h52 - Atualizado em 11/10/2012 17h52
Ministério Público denuncia prefeito eleito no Ceará por compra de voto
Em depoimento, testemunhas dizem ter recebido dinheiro por votos.
Chefe de gabinete do prefeito diz que provas foram 'forjadas'.
O Ministério Público Estadual do Ceará encaminhou à Justiça Eleitoral denúncia de compra de votos na cidade de Marco, no interior do Ceará. Segundo a denúncia, o prefeito eleito no domingo (7), José Grijalma Rocha, mais conhecido como Paredão, ofereceu dinheiro a eleitores da cidade em troca de voto. Chefe de gabinete nega acusações.
G1 entrou em contato com o prefeito reeleito, mas não obteve resposta. Nesta quinta-feira (11), ele não se encontrava na prefeitura da cidade ou na residência. O chefe de gabinete de Marco, Francisco das Chagas, conhecido como Tino, nega que tenha havido a compra de voto.
saiba mais
Segundo Francisco das Chagas, a denúncia do Ministério Público é baseada em gravações de áudio que captam a oferta de dinheiro por voto. O chefe de gabinete diz ainda que as gravações são forjadas por eleitores e simpatizantes do candidato opositor, derrotados nas urnas.
Segundo a ação do Ministério Público, à qual o G1 teve acesso, foram ouvidas testemunhas que afirmaram ter recebido dinheiro em troca do voto. Uma das testemunhas diz que, além de dinheiro, recebeu a promessa de tratamento de saúde.
Outra testemunha, em depoimento à Procuradoria Geral da Justiça, afirma que sempre recebe "ajuda" de R$ 50 do prefeito reeleito.
Segundo a promotora de Justiça Eleitoral Maria Alice Diógenes Pinheiro, além da captação ilícita de sufrágio (compra de voto, como é conhecido popularmente esse tipo de crime), houve abuso de poder econômico. Segundo a promotora, os gastos realizados pela campanha do então candidato Paredão compromete a "lisura e equilíbrio" da campanha.
A denúncia foi apresentada ao juiz de direito da 88ª zona eleitoral do Ceará. A promotora pede na ação uma investigação judicial eleitoral que possa comprovar os crimes de compra de voto e abuso de poder econômico. Maria Alice Diógenes pede também a inelegibilidade do prefeito Paredão nas eleições nas eleições 2012 e nos oito anos seguintes.
Para ler mais notícias do Ceará clique em g1.globo.com/ce. Siga também o G1 Ceará noTwitter e por RSS.



CodigoFonte.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário