terça-feira, 26 de junho de 2012

DIA 26 DE JUNHO DE 2010 - NAS ASAS DA CORRUPÇÃO


26 de junho divulguei CARTA ABERTA AO POVO que embora um pouco extensa, faço questão de reproduzir.
Ao
Sr./Sra.
Ilmo.(a) Sr.(a)

Por meio desta venho tentar contribuir para, ao menos, minimizar a corrupção e os desmandos instalados na Administração Pública da minha Cidade, meu Estado e meu País.
Inicio pelo que me é mais palpável por vir acompanhando desde o primeiro dia de trabalho desta Administração; indubitavelmente, a mais corrupta deste País. Quando me refiro ao primeiro dia é porque, de fato, no dia 02 de janeiro de 2009 já encontramos orçamentos com aquela data e, pior ainda, marcados os perdedores e o vencedor da futura licitação que se confirmaria a posteriori. A partir daí todo tipo de desmandos possíveis e até inimagináveis foram cometidos como: pagamento de pavimentação asfáltica nunca realizada, retelhamento e madeiramento em reforma de posto localizado no andar térreo de edifício com mais de uma pavimento, reforma no valor quatro vezes superior ao do próprio prédio e, por último, inauguração de obra antes da licitação e, comprovadamente, feita pela administração anterior.
As irregularidades acima e muitas outras foram divulgadas no blog www.blogdoareton.blogspot.com e comprovadas por investigações realizadas pela Polícia Federal em conjunto com a CGU-Controladoria Geral da União, PROCAP-Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública, do Ministério Público Estadual e TCM-Tribunal de Contas dos Municípios, denominada Operação Gárgula em dezembro/2009 e Operação Província em março/2010. Não obstante os exaustivos esforços dos senhores Promotores da PROCAP, causa-nos estranheza o fato de até esta data não ter sido divulgado o respectivo relatório que, segundo a Procuradoria, encontra-se pendente de informações do TCM. Vale ressaltar que a Câmara Municipal representada por sua maioria de seis vereadores (2/3) encontra-se impossibilitada de agir por conta do não recebimento do citado relatório.
Como apoiador do Prefeito desde sua eleição, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Deputado Domingos Filho é apontado como responsável pela procrastinação do envio do relatório em questão, visto que o mesmo exerce grande influência naquele Tribunal que é composto, na sua grande maioria, de políticos indicados por outros a quem não podem dizer “não”.
No âmbito do executivo estadual, o governo preocupado apenas com sua reeleição, parece não tomar conhecimento de nada, liberando verbas enquanto não foram aplicadas sequer as já recebidas.
E na esfera federal, o que foi feito até o momento? Não se tem conhecimento de qualquer ação por parte da CGU mesmo depois de ter fiscalizado e comprovado desvios de diversos recursos proveniente da União. Mas o que esperar de um governo que privilegia como coordenador da bancada de deputados cearenses o conhecido “homem da cueca” Deputado José Guimarães? E os 19 dos 22 deputados que o reelegeram para o cargo, são piores ou melhores que ele? No mínimo iguais.
Talvez sequer tomem conhecimento de uma carta escrita por um simples blogueiro, aposentado do interior do Ceará, mas se o fizerem, com certeza, irão processá-lo, o que receberei com a mais absoluta tranqüilidade por ter, pelo menos, conseguido ser “ouvido”.
Quanto à imprensa, esta permanece seguindo as boas regras de etiqueta; não fala de boca cheia. Com polpudas verbas de patrocínio todas as emissoras de rádio (principal meio de comunicação dos pequenos municípios) fazem o jogo dos prefeitos, divulgando somente aquilo que interessa aos mesmos. Quanto às mídias do estado e do país, parecem seguir o mesmo caminho, de vez que não conseguimos uma linha sequer sobre o assunto local apesar das inúmeras tentativas de nossa parte.
Por tudo isto só me resta um agradecimento a Timothi Berners-Lee, o britânico criador deste maravilhoso instrumento democrático chamado internet.


CodigoFonte.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário