domingo, 21 de agosto de 2011

O COMEÇO DO FIM

A coalizão Nova-russense anti-azulão tem motivos de sobra para comemorar. A oposição, que iniciou a luta com poucos vereadores, deu a volta por cima e conquistou neste mês de AGOSTO vitórias significativas, apesar de uma manobra política do ex-prefeito, juntamente com o atual vice-governador para não


comparecer a sessão de cassação, foi o PREFEITO CASSADO e sua PRISÃO julgada legal, pelo STJ. A reviravolta mostra os últimos dias de um administrador corrupto e o fim de uma administração autoritária, instaurada no município com as eleições de 2008. "Foi um golpe fundamental, que marca o fim de um grupo político, que mal tinha começado".
Mesmo sem maioria na Câmara, apenas 02 vereadores eleitos pelos partidos de oposição, o PREFEITO teve seu mandato cassado por dois terços da bancada, o que demonstra que ao longo de seu mandato veio o mesmo perdendo apoio político e por que não dizer, popular, o que só veio a legitimar a nova administração instalada no Município, demonstrando assim, existir hoje uma CÂMARA madura, com vereadores conscientes de seu papel, impedindo desta forma que Administradores despreparados, sigam aprovando leis arbitrárias da noite para o dia, como vinha ocorrendo nos últimos meses da Administração do Senhor Marcos Alberto. Inclusive medidas que permitiam perpetuar um grupo no poder.
"Agora que os atuais VEREADORES estão cientes de seu papel, qualquer administrador terá de se sentar com a bancada para negociar", essa é a chamada pratica democrática em um regime republicano. "A existência de novas vozes na Casa vai garantir a imparcialidade e acabar com a tendência autoritária e imoral até então existente na Administração AZULÃO".
Por vontade e pressão do próprio prefeito - e, finalmente, sorte da oposição -, o prefeito e seus fiéis escudeiros não compareceram a sessão de cassação e a mesma acabou ganhando um caráter de unâniminidade, o que motivou centenas de cidadãos a sair de suas casas para acompanhar de perto, pedindo mudanças, legitimando a decisão da Câmara Municipal. "As pessoas entenderam a importância do Poder Legislativo Municipal e acima de tudo, o papel do Vereador", até então, muita gente não tinha a noção do papel e trabalho do parlamentar mirim nas casas legislativas municipais".
Decadência do Marcos Alberto – Quatro fatores explicam o início do processo de decadência do GOVERNO AZULÃO: o fortalecimento da oposição, a ação do Ministério Público através da PROCAP, ingressando com Ações nas áreas Cível e Penal, que levaram ao seu afastamento e prisão, o apoio Jurídico dado ao Ministério Público e a Câmara Municipal e o desgaste na imagem carismática do prefeito devido à ineficiência de sua administração. "O prefeito perdeu em setores políticos, que eram seu bastião, após 18 meses de ineficiência e corrupção, MARCOS já não era mais a mudança com credibilidade de sua campanha política, seu discurso já não tinha mais a capacidade de convencimento da população. "Governos baseados em mentiras só se sustentam por algum tempo. Mas, depois, o povo se dá conta".
Futuro - O novo prefeito empossado, o Vice Paulo César Evangelista, explica que o sucesso desta luta se deve, em grande parte, ao Padre Maurício e à decisão dos partidos opositores de formar um bloco para enfrentar a CORRUPÇÃO NO MUNICÍPIO. O plano agora é avançar nesta mesma estratégia. "Não somente vamos continuar, mas tentar melhorar esta união de partidos. Juntos, realmente podemos obter grandes vitórias e sanar a administração municipal".
Reações - Mas, a oposição sabe que o PREFEITO CASSADO E PRESO vai reagir diante de tantas coisas em jogo, a começar pelas declarações e comportamento da semana que passou, em que correligionários chegaram inclusive a se juntarem para receberem a noticia do julgamento do Habeas Corpus, no STJ, insistindo que o PREFEITO ia ser solto, mas, mais lamentável que essa reunião, só o voto divergente do Ministro convocado Desembargador Cearense, tio do atual Presidente da Assembléia Legislativa, Haroldo Rodrigues. "Historicamente, quase nenhum perdedor assume sua derrota e trata de arrumar alguma maneira para justificar os resultados, nem que seja REBOLANDO PEDRA NA LUA, assim acontece com Marcos Alberto, afirma o Doutor Carlos Eduardo Escóssia”.
Para o ADVOGADO, pode se esperar tudo do PREFEITO CASSADO E PRESO, já que ele é imprevisível. "Temos de aguardar a sua reação nas próximas semanas", afirma, porém, não deixa de lembrar, que o mesmo pode a qualquer momento apresentar o DECRETO de cassação de seu mandato eletivo junto a Desembargadora Relatora e solicitar mudança de foro, passando o Processo para Nova Russas, bem como solicitar revogação de sua prisão, uma vez que, não mais subsistem os requisitos que autorizaram a decretação de sua prisão preventiva, já que ex-prefeito, entretanto, legitimaria a decisão da Câmara Municipal que cassou o seu mandato. Por outro lado, pode aguardar o julgamento na cadeia, e em sendo condenado, terá também como pena acessória perda do mandato, não tendo o recurso a ser ingressado para o STJ, efeito suspensivo, portando, conclui o advogado, foi um cheque-mate, nos passarinhos, que deverá ser finalizado, com a queda da LIMINAR que sustenta o mandato do vereador Chico Martins.
Já no que se refere ao quadro político, prevê um período difícil até as eleições de 2012, no qual o PREFEITO CASSADO vai fazer o que for possível para manter um pouco do seu domínio, inclusive, delatando antigos parceiros, como forma de obter apoio, através da neutralidade de alguns, ou fomentando adesões a pretensões impossíveis, como fez nos últimos meses de seu mandato, com suplentes de vereadores e lideranças políticas fracassadas. "Marcos Alberto vai radicalizar, tentando ocupar todos os espaços possíveis. Fazendo o que ele mais sabe fazer, disseminar a fofoca, mais do que já fazia, se é que isso é possível", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário