domingo, 31 de julho de 2011

OS HOMENS DE NOVA RUSSAS - Zé Matos

                  Depois de 40 anos fora de Nova Russas constato a triste realidade de que a maior parte dos homens de Nova Russas continua com as mesmas cabeças em relação às namoradas, esposas e filhos, e em consequência, as mulheres, na mesma passividade. Muitos, nos finais de semana, fazem farras enquanto as " Amélias " ficam em casa. Ter amantes é visto como algo muito positivo,"coisa de homem", mas lesão ao sentimentos é das mais
graves.
                  Não se valoriza  mulheres e namoradas, não se acompanham os filhos na escola, e nem ajudam ou cobram deveres de casa. Não dão mamadeiras e nem banhos nos bebês, acham que tudo isso é coisa só para a mulher. O amor não surge por ser pai. Surge quando se cuida. Quem ama cuida, e quem cuida acaba amando. Em São Paulo de quase mil casos de violência sexual de pais contra filhas, constatou-se que nenhum tinha cuidado delas quando bebês e crianças.
                  No mundo violento de hoje é preciso dar limite, dialogar e ter amizade com os filhos. Como disse alguém: "se você não adotar seu filho, o traficante o adota". Muitos alegam que fazem tudo pelos filhos, entenda "tudo" como dar coisas. Dão coisas mas não se dão, daí surge a revolta que deságua nas drogas, desinteresse pelos estudos, pela vida, assaltos, suicídios, violência contra os outros, e toda sorte de desequilíbrio.
                  É preciso mostrar para os filhos que se tem interesse no bem deles, sempre. Comece pelo nome, escolhendo um nome que tenha significado bonito e diga pra eles. Dê a sua formação religiosa desde a infância, mas quando crescerem, deixe-os livres para continuar ou optar por outra religião.
                  Corrija-os quando errarem, mas estimule-os sempre quando acertarem. Adote o abraço carinhoso quando tiver que apoiá-los. Nada mais antipático para um filho ser lembrado somente quando erra.
                  Um outro ponto que noto nos homens de Nova Russas é a mágoa. Qualquer bobagem é motivo para se magoarem, inclusive as mulheres. Basta um pouco de desatenção, e já é motivo para uma queixa.
                  Homens de Nova Russas, estamos no ano de 2011. Vejam as mulheres de igual para igual, dividam as tarefas domésticas, e ajudem na criação dos filhos. Você não vai deixar de ser homem por isso, e não esqueça nunca: O AMOR QUE VOCÊ TEM É O QUE VOCÊ DÁ.
 
                  José Matos - professor e conferencista - Brasília - DF  - BRASIL
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário