sábado, 14 de maio de 2011

MARCOS ALBERTO: EU PODIA SER FELIZ E NÃO O QUIS - Zé Matos

           Terminou a caçada das polícias ao prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto. Preferiu ser caçado e preso como um bicho quando podia ser ovacionado pelo povo pelo bom cumprimento do dever. Nada há mais compensador na vida  que a alegria do dever bem cumprido. De poder olhar para trás. De poder ver os olhos brilhando das pessoas beneficiadas, mas alguns pobres diabos, mortais, hipnotizados pela possibilidade do ganho fácil, preferem o caminho da corrupção.
 

           Confiando na impunidade, repetia sempre: " não vai dar em nada ", jargão repetido por alguns ingênuos da cidade que não enxergam que o Brasil mudou e que a impunidade está acabando. Podia ter terminado o mandato e falado como o imperador romano, Julio Cesar: " Vim, vi e venci".
 
           Nos últimos anos tivermos a criação da CGU - Controladoria Geral da União. O aumento gigantesco do efetivo da Polícia Federal, e o controle de depósitos, pelo Banco Central, acima de R$ 100.000,00, tornando a vida dos corruptos mais difícil.
 
           Eleito por uma população que queria mudanças e não por méritos próprios, Marcos Alberto, preferiu, desde o início, enfurece-la ao invés de conquistá-la. Eu nunca tinha acompanhado alguém de perto, tão desprovido de inteligência e tão provido de ganância.
 
           Contratou, sem concurso, centenas de servidores, numa cidade de apenas 30.000 habitantes, talvez pensando que os votos destes e de seus familiares fossem suficientes para reelege-lo. O vice prefeito e a maioria dos vereadores, presenciando o desastre, afastaram-se imediatamente, e os blogueiros Areton, Temóteo e Gonzaga, procuraram denunciá-lo diariamente.
 
           Afastado, a chance que tem de voltar é a mesma que tem o Sargento Garcia de prender o Zorro. José Arísio, presidente do TJ-CE e Ari Parlender, presidente do STJ, são dois magistrados altamente "alérgicos" à corruptos, sem falar nos juízes federais que irão julgar os desvios de verbas federais.
 
            Com seu afastamento, fica uma lição de ouro para os novos pretendentes à ladrões da prefeitura, embora, entre eles, se destaque algumas pessoas de bem que certamente honrrarão o cargo de prefeito, se eleitos, e o povo, de agora em diante, será cada vez mais vigilante.
 
            Como dizia o ex-governador do Rio de Janeiro, Negrão de Lima: " um sapo a gente engole e depois o vomita". É isso aí. Parabéns a todos os que contribuíram para o êxito.
 
                    José Matos - Pós-graduando em Direito - Brasília 14.05.2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário