Ao emprestar avião para Dilma, Embraer faz 'marketing espetacular'
Disponível há menos de uma semana na frota da Presidência da República,  um Lineage 1000, o maior jato executivo da Embraer, poderá ficar à  disposição da presidente Dilma Rousseff por tempo indeterminado. 
De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), o plano é que o jato de  luxo substitua duas aeronaves Embraer 190 que passarão por manutenção  até dezembro. 
Segundo um executivo da Embraer, entretanto, a empresa não tem pressa em  ver a presidente voando no AeroLula, um Airbus-319. A Embraer considera  um "marketing espetacular" ter o governo, e em especial a presidente,  dando preferência a aeronaves nacionais. 
O custo da aeronave é estimado em pelo menos R$ 50 milhões. A  Presidência não irá arcar com os custos porque se trata de um empréstimo  da empresa. 
LUXUOSO 
O Lineage é o modelo topo de linha executivo da Embraer. Tem autonomia  semelhante à do Aerolula, podendo voar até Nova York ou a Península  Ibérica. 
Desde o fim do ano passado o governo planeja, contudo, a troca do Airbus  presidencial por um avião com capacidade de voo maior. O então  presidente Lula fez defesa enfática da troca, dizendo que o país passava  por "humilhação" pela necessidade de escalas do avião. 
Foram estudadas duas opções. A FAB pediu que empresas oferecendo aviões  de reabastecimento de combustível incluíssem na proposta a instalação de  uma área VIP --a Airbus foi a única a se apresentar, com o modelo 330.  Outra ideia foi a compra de uma Airbus-340 executivo. 
O problema é que ambas as ideias esbarraram, no começo do governo Dilma,  no ambiente de austeridade fiscal. Estão na gaveta, por ora. 
EMPRÉSTIMO 
O Lineage emprestado à Presidência, com 19 lugares, recebeu uma  configuração interna especial para Dilma, com área privativa que inclui  quarto, ducha e sala de jantar. O Grupo de Transporte Especial, que fica  responsável pelas aeronaves, nem a Embraer, quiseram detalhar as  adaptações feitas para a presidente. 
O avião deve começar a ser utilizado nas próximas semanas em viagens  nacionais e internacionais --depois que pilotos e a tripulação passarem  por um treinamento específico.
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