terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DONA LUIZINHA TORRES E MANUEL PATRÍCIO: DUAS MORTES DE DOIS GRANDES SERES HUMANOS.

                            Dona Luizinha Torres há poucos dias, e hoje à noite ( 20.12 ), Manoel Patrício, partiram. Os dois fazem parte da geração que empenhou-se muito para ... Clique em Mais informações
desenvolver Nova Russas, militando nos negócios e nas religiões, assim mesmo, no plural,  os dois, embora católicos, frequentaram também o espiritismo e muito ajudaram na  fundação do Centro Espírita Joaquim Soares. Dona Luizinha foi pioneira, antes da fundação do Centro já fazia reuniões com Dona Aldenora Evangelista, em sua casa, e em outros lugares. Manoel Patrício chegou no início do Centro, recém operado  do coração, cujo corte não cicatrizava.  Em plena reunião dei uma bronca em dois espiritos colaboradores do Centro: Dr. Osvaldo Matins - médico e "Seu" Ribamar - farmaceutico, o Riba dos livros do Mário Pontes. Onde é que estavam que não curavam "Seu" Manoel ? Posteriormente, o corte cicatrizou.
 
                             Dona Luizinha, na juventude e até à maturidade,  foi escriturária do Carneiro & Veras, comércio de venda de peles e algodão para fora da cidade, onde conheceu e casou-se com meu amigo Porfírio, outra grande alma de Nova Russas. Depois foi trabalhar no Círculo operário e Cooperativa, fundada pelo Padre Leitão, outro desenvolvimentista da cidade.
 
                             Na igreja católica, os dois sempre foram muito atuantes. Manoel Patrício ajudou muito na organização São Vicente de Paulo, instituição de auxílio aos idosos, e Dona Luizinha, na igreja ,com leilões e outros movimentos. Ultimamente, Manoel  Patrício fundou uma Escola de Música de onde tem saído vários músicos fundadores de bandas que tocam pelo interior do Ceará, e Dona Luizinha, parou, acometida do mal de alzheimer, doença do esquecimento, que os naturalistas atribuem a causa ao alumínio. Não é sem motivo que as famílias vem trocando suas panelas de alumínio por panelas de barro, vidro e aço inoxidável.
 
                             Privei da amizade dos dois. Alegres, gentis e comunicativos. Entre nós não existia a barreira da idade. Sempre os tratei de igual para igual. Como conheceram o espiritismo não terão dificuldade de adaptação à nova Vida. Para os dois se aplica integralmente o ensinamento de Confúcio: " quando você nasceu todos sorriam e só você chorava. Viva de tal modo que ao partir todos chorem e só você sorria".
 
                             Não posso esquecer de falar na qualidade de pais que os dois foram. Manoel, veio embora do diamante para colocar os filhos na escola, conseguindo que todos fizessem curso superior, o mesmo acontecendo com os filhos de Dona Luizinha.
 
                             Como diz Emmanoel no livro AVE CRISTO, em parceria com Chico Xavier: "AVE CRISTO! OS QUE VÃO VIVER PARA SEMPRE TE GLORIFICAM E SAÚDAM".
 
                             José Matos - Amigo dos Dois - Brasília - DF - 20.12.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário