terça-feira, 27 de julho de 2010

Tin tin POR tin TIM

Oposição na Câmara anuncia abertura de "Impeachment" contra Marcos em Agosto
Mês de Agosto, na história política brasileira, sempre foi de fatos politicamente trágicos. Renúncia de Jânio em 1961, suicídio de Vargas em 1954, entre outros acontecimentos trágicos, aconteceram em agosto. Coincidência ou não, oposição na Câmara quer iniciar sua cruzada fundamentalista para cassar o mandato do atual prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto, exatamente neste mês.
6 vereadores da base de oposição na Câmara de Nova Russas (Chiquinho Diogo, do PMDB; Adalberto Filho e Raimundo Juvêncio, do DEM;  petista Sérgio Brito do PT; além dos socialistas Denílson e Socorrinha Arraes), anunciam que no dia 6 de agosto, primeira sessão ordinária após fim do recesso, vão protocolar pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), visando o "Impeachment" (cassação de mandato) do prefeito Marcos.
Tal pedido de CPI, segundo os vereadores de oposição, será com base nos relatórios do Tribunal de Contas de Municípios (TCM), apontando diversas irregularidades na gestão municipal. Tais relatórios já se encontram com os  vereadores de oposição, que prometem levá-los ao plenário.
Abertura de tal CPI, a partir de relatórios técnicos do TCM, pode ou não afastar o prefeito Marcos. Vai depender da força política e social dos vereadores de oposição. Da mobilização da opinião pública. Das ações e reações do governo Marcos. Tudo pode acontecer. Até a referida CPI acabar em Pizza com sobremesa de marmelada.
3/5 ou 2/3
Quantos votos são necessários prá cassar o mandato do atual prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto. 6 ou mais?
Questão regimental
E se forem protocalados outros pedidos de CPI's, tal CPI pode ser instalada?
Foguetório
Vereadores e membros da oposição local, comemoram com foguetório intenso, a liberação dos tais relatórios pelo TCM (mais importante Corte de Contas do Ceará), tendo mais de 2.000 páginas e cerca de 55 nas considerações finais,  trazendo importantes denúncias de irregularidades contra a gestão local. Nunca houve tanto pipocar de fogos na história de Nova Russas. Parecia que o Brasil havia ganhado a Copa do Mundo.
Paixão relatorial
Vereador Denilson se apaixonou completamente pelos relatórios do TCM. Leva tais relatórios prá onde ele vai. Mostrando a todos. Mostrando as graves denúncias ali contidas.
Juristas e
Técnicos governistas advertindo que o relatório do TCM não foi tão substancial nas denúncias contra Marcos, admitindo que trazem muitas atecnias. 
Carona oficial
Vereadora Socorrinha Arraes (PSB), da bancada  de oposição na Câmara, foi vista embarcando no microônibus da Prefeitura, rumo a Fortaleza, despedindo-se com alegria imensa da sua mãe, dona Toinha Arraes -que já fez bons negócios com o prefeito Marcos Alberto.
Só lembrando
Quem são mesmos os deputados (federal e estadual) da vereadora Socorrinha Arraes? Os mesmos do doutor Acácio?
Genecias
Noronha, ex-prefeito de Parambu, é mesmo o candidato a deputado federal do empresário Gonçalo Diogo, que precisa esclarecer se a comissão provisória local do PMDB, maior partido do Brasil, está com ele ou com a primeira dama de Nova Russas, Gracinha Diogo? Quanto ao deputado estadual de Gonçalo Diogo, será escolhido em consenso com a oposição, que pode ser o Professor PInheiro.
Apoio indefinido?
Aumentam especulações de que o atual prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto, pode votar na reeleição do deputado Sérgio Aguiar (PSB).
Definidos
Zé Maria do Som vota em Chico Rodrigues prá deputado estadual. Professor Tim vai de Vanderley Pedrosa, líder do PTB na Assembléia. Mutchatcho apóia Moésio e Mário Feitosa.
Ostracismo
Estranha-se, até por ser uma liderança importante da política novarussense, tendo disputado a eleição municipal contra o prefeito Marcos, obtendo expressiva votação numa campanha bastante popular, dado o grande carisma dela, o ostracismo total da doutora Daniela no atual cenário político. Não participa das discussões políticas. Não participa dos eventos. Não definiu seus candidatos. Não dialoga com líderes da oposição a Marcos. Dedica-se apenas a exercer o cargo de médica em Catunda. Nada mais. Estaria abandonando a vida política e eleitoral?
Cientistas
Políticos são muitos (Maquiavel, Bobbio, Lamounier), mas não conseguem explicar como o Governo Marcos conseguiu perder cerca de 5 vereadores em pouco mais de um ano de governo?
DNA governista
Responda rápido. Que vereador novarussense apoiou todos os prefeitos, desde 1988? Que vereador apóia o prefeito Marcos, mesmo que seu partido seja contrário? Seria o Chico Martins. Acertou em cheio.
Governo sem base
Popular e Política. Governo Marcos não tem o apoio do povão da periferia, ainda liderado por Chico Preto. De grande parte da classe média. Tem apenas 3 vereadores na sua base de governo. Maioria dos sindicatos estão contra sua gestão.
PC do B
Sob comando da vereadora Karla Loyola, atual presidente da Câmara, é de extrema direita. E o Andrezinho, também está na direita?, já que aceita tudo.

***
Festa de Nossa Senhora
Em torno do Lema, "A exemplo de Maria, valorizemos a vida construindo a paz", Festa de Nossa Senhora das Graças, Padroeira de Nova Russas, já tem programação definida. Nove Novenas. Dias 6 a 8 (homenagem aos doentes e idosos, profissionais de saúde, bairros diversos, comunidades do interior, e aos pais). Dia 9, homenagem aos agricultores e bairros Pantanal e Lagoa do Mel.
Dias 10, 12 e 13, homenagens aos m ovimentos da Igreja Católica (Terço dos Homens, Legionárias de Maria, Grupo de Oração e Restauração, Ministros da Eucaristia, Pastoral Vocacional, Mãos Unidas, Ordem Franciscana). Dia 14, será dos visitantes. Haverá ainda missas diárias  e consagração a Nossa Senhora (trazer velas). 
Banco das Lamentações
Como alguns chamam o banco reformado da malfadada reforma da Praça da Matriz, onde sentavam o Padre Maurício e o Areton de Sousa, entre outros.
Teologia da Libertação
Padre Maurício foi um dos padre que não aceitou as idéias radicais da Teologia da Libertação, implantada por Dom Fragoso na Diocese de Crateús. Teologia da Libertação de Dom Fragoso, apesar de algumas ações positivas (organização popular, luta por reforma agrária, mística do catolicismo), era muito radical. Criticava até mesmos os símbolos católicos, c omo a batina dos padres. Teologia da Libertação permitiu o crescimento de seitas evangélicas. Daí que o Padre Maurício tenha pedido prá sair. Ele nunca sofreu qualquer processo canônico. Continua padre, podendo celebrar missas, como já fez na morte da professora Lupinha etc.
Tributo a Padre Maurício
Em seu artigo, "uma queda lenta, gradual e segura", o professor habilitado em economia (auditoria, com curso de extensão em Ciência Política) pela UNB), Zé Matos dissertou sobre a difícil situação político-administrativa do prefeito Marcos, e  solidarizou-se com o Padre Maurício, em relação à briga dele com o prefeito Marcos, por causa da reforma da Praça da Matriz. "Recentemente brigou com o Padre Maurício. Padre é Padre. Pode ser suspenso de suas funções, mas não deixa de se-lo, e do povo tem o respeito. Ali em Nova Russas, centenas de pessoas assistiram suas missas, foram casadas e batizadas por ele, e há toda uma gratidão. Brigar com o velho padre não poderia fazer nada pior", escreveu, canonicamente, o intelectual e doutrinador espírita, Zé Matos, radicado em Brasília.
Teologia sem Prosperidade Cultos da Igreja Universal, em Nova Russas, cada vez mais sem adeptos. Poucos fiéis no culto de ontem. A Universal é neopentecostal e prega a Teologia da Prosperidade, que prega Deus fazendo riqueza na sua vida espiritual e material.

***
Coisas sem sentido algum em Nova Russas.
Governo dos Azulão, voltas de carro nos finais de tarde  do Professor Tim e do Naú nas saídas e entradas da cidade, tarifas e taxas abusivas do Banco do Brasil, Casa Machado, reformas de praças e algumas obras da Prefeitura etc.
PPP
Emplacamento de avenidas e ruas centrais, foi uma Parceria Público Privada (PPP). Envolvendo Prefeitura e entidades privadas do comércio e de empresas locais.
Justiça Trabalhista
Quer saber se as butiques de luxo, grandes redes de lojas, supermercados, farmácias e drogarias, lojões, casas de construção, entre outros ramos comerciais existentes em Nova Russas, se estão respeitando os direitos sociais e trabalhistas de seus empregados/as.
Operário Padrão
Bruno Cabeça D'água, o 'Bruninho', é a mais nova contratação dos Armazéns Pedrosa, trabalhando apenas nas tardes, ao lado do Jotinha e do 'Pedão Gorila'.
Prefixo antigo
Placa do Armazéns Fortaleza continua  antigo prefixo telefônico novarussense: 822.
Bar da Rebecca
Um dos espaços privados mais profanos de Nova Russas, pode ter fechado as portas.
Prostituição de luxo
Quem é a Bruna Surfistinha de nossa cidade?
Médicos e
Profissionais diversos advertem que fazer academia acarreta graves problemas de saúde  a todas as mulheres, que vão de varizes a osteoporose. Melhor seria uma lavagem de roupa, varrer a casa, lavar pratos, cozinhar etc.
Voz do Sertão na Copa
Aos 60 anos, e considerada o serviço de som mais importante do Ceará, no quesito Alto-Falantes, a Voz do Sertão esteve na Copa da África do Sul. Zé Wilson vestiu camisa homenageando a Voz do Sertão, com fotos postadas no Blog do Areton.
Capuchu Construções
Funcionando, próximo do Núcleo de Artes, na excelência de projetos de engenharia e construções. Organização do Chico Capuchu e do Paulo Emanoel, Engenheiro Civil.
Grande Multidão
Despediu-se, em ato de solidariedade cristã, do genial Joaquim Canuto de Sousa -um dos grandes mestres de linha da RFFSA. "Era um engenheiro ferroviário sem diploma", disseram seus filhos enlutados.                     Hamburgo Sud
Empresa alemã de Hamburgo, no sul da Alemanha,  que compra nosso minério de ferro a 'preço de banana'. Seus vagões sempre passam aqui.
Só lembrando
Quem é essa tal de Euzinha?, que virou a principal inimiga virtual do blogueiro Areton de Sousa.                   
Colunista: Professor Tim.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário