sexta-feira, 8 de abril de 2016

DE VOLTA À MINHA TERRA

            Quem dera que o título acima não se encontrasse no sentido figurado! Valho-me ainda da figura de linguagem para narrar uma estória que teve como palco a Câmara Municipal da minha cidade.
            Transcorria uma sessão extraordinária destinada a homenagear uma figura que teve atuação importante na vida da cidade. Pessoas representativas da sociedade e da política local compunham a mesa, convidados que foram pela presidência da Casa.
                    A certa altura da reunião um vereador sobe ao púlpito para, supõe-se, enaltecer as qualidades da pessoa homenageada. O que se seguiu foi um discurso fora do tom dirigido especialmente a um dos convidados. Até aí tudo bem, considerando que se tratava de um ex prefeito da cidade, embora o mesmo tenha sido defenestrado do comando do município após julgamento daquele legislativo, como manda a lei.
            O ápice deste episódio veio quando o discursante passou a atacar os colegas e demais pessoas que se envolveram no processo que culminou com o afastamento definitivo do então prefeito. Não satisfeito, o vereador passou a incitar a violência dizendo que "se o fato tivesse ocorrido lá na Paraíba essas pessoas não estariam vivas". Poderia ter sido apenas um discurso infeliz se não estivessem presentes à sessão pessoas que participaram diretamente do processo, além dos seus colegas, que se sentiram profundamente ofendidas. 
            Provando que o ato falho não  apagou as muitas qualidades que detém o Edil, o mesmo galga o posto maior da Casa e, por ironia do destino, tem seu mandato ameaçado por denúncia feita justamente por aquele que foi merecedor dos seus elogios e veemente defesa.

QUALQUER SEMELHANÇA COM PESSOAS OU FATOS REAIS TERÁ SIDO MERA COINCIDÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário