sábado, 19 de setembro de 2015

O MEGALOMANÍACO

            Muitas cidades de países considerados de primeiro mundo recusaram ou desistiram de concorrer para sediar olimpíadas por razões econômicas, entre elas podemos citar Estocolmo (Suécia), Oslo (Noruega), Munique (Alemanha) e Saint Moritz (Suíça), sendo que as duas últimas tiveram o aval da população mediante um referendo popular. 

            Não se pode dar um passo maior que a perna, diz o ditado popular. Neste sentido, movido por pressão popular, o Prefeito de Toronto (Canadá) acaba de anunciar na última terça (15) que a cidade não se apresentará para ser candidata aos Jogos Olímpicos de 2024. Para o megalomaníaco isto não faz qualquer sentido, como veremos adiante.

            No ano de 2007 a imprensa mundial e particularmente a brasileira transmitia imagens diretas de Zurique (Suíça) anunciando que o Brasil seria sede da Copa do Mundo de 2014, tendo como principal destaque a eufórica comemoração do então Presidente Lula.

            Dois anos depois, quando o mundo passava por uma crise econômica, mais uma vez o Brasil foi destaque na imprensa mundial, desta vez por ter sido o Rio de Janeiro escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. A tese defendida para justificar a escolha era o ineditismo por ser a primeira vez que aconteceria na América do Sul e, acreditem, o positivo momento econômico.

            Mais uma vez Lula demonstrava seu entusiasmo pela conquista e bradava: "Os Jogos Olímpicos no Rio serão inesquecíveis, pois estarão cheios de magia e da paixão do povo brasileiro".

            Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário