quarta-feira, 30 de setembro de 2015

FRAGMENTOS DE UMA REALIDADE ESQUECIDA - 2º Episódio

            Neste episódio abordo assunto ligado à educação e a luta daqueles que escolheram o caminho dos estudos para alcançar melhores condições financeiras e sociais.

            Graças ao seu esforço e dedicação nosso personagem ingressou no Ginásio Monsenhor Tabosa, após aprovação no Exame de Admissão ao Ginásio, concurso obrigatório da época. 

            Não tardou muito foi comunicado que não poderia mais frequentar aquele estabelecimento. Motivo alegado: Pasmem! Era filho de mãe solteira. Imaginem o que passou na cabeça de um adolescente de 13 anos ao ver seu futuro ameaçado por razões totalmente alheias à sua vontade, sem contar com a humilhação sofrida diante dos colegas.

            Felizmente existia na cidade uma professora que pensava além do seu tempo e que conhecia bem o jovem, por quem intercedeu levando-o de volta àquela instituição. Tempos depois a dita professora provaria sua condição de vanguardista se tornando a primeira mulher a  ocupar uma vaga na Câmara Municipal do seu município.

            Voltando ao nosso personagem, este não decepcionou sua mestra, tornando-se seu colega de profissão e, mais tarde, ocupando uma vaga no mesmo colegiado onde ela foi pioneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário