domingo, 28 de outubro de 2012

OPINIÃO - 28.10.12

          Como não poderia deixar de ser, o assunto do dia em toda a imprensa do país é o segundo turno das eleições que acontecerá hoje. Apesar disso, outras notícias chamam atenção nos jornais, destacando-se a oportunidade de emprego e negócios no estado, que tem atraído gente de todo o mundo.
          Já chama a atenção de quem visita Fortaleza a presença dos coreanos que tem sido notada principalmente no comércio de confecções. Mas não é só este setor que tem atraído os asiáticos; a  implantação da siderúrgica, com a participação de empresas daquele continente também tem sido motivo da atração de outras empresas ao nosso estado, trazendo consigo seus profissionais que permanecem no país pelo menos enquanto treinam a mão de obra local.
          Os portugueses, velhos conhecidos nossos, ultimamente tem recebido o maior número de vistos, não só pela oportunidade de investimentos no estado, mas também fugindo da crise que vive o  continente europeu. O que mudou nos portugueses foi o direcionamento dos seus investimentos, do turismo para a infraestrutura na esteira da implantação da siderúrgica e outras obras do setor.
          Outros europeus, como os italianos e espanhóis, embora perdendo as primeiras posições no ranking da autorizações para trabalho, assim como os portugueses tem procurado o ceará para investimentos de pequenas e médias empresas.
          O quadro acima mostra boas perspectivas para o crescimento econômico do nosso estado, apesar da burocracia e dos altos custos de criação de uma nova empresa, que tem se tornado fator desestimulante para investidores estrangeiros em nosso país.


CodigoFonte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário