sexta-feira, 27 de abril de 2012

NOVA RUSSAS COMEMORA A INAUGURAÇÃO DA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE




Nova Russas, no Sertão dos Inhamuns, terminou a noite desta quinta-feira (26) em festa. No município o governador Cid Gomes inaugurou a 85º Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Manoel Abdias Evangelista, que vai atender ao longo do período letivo 540 jovens do município. E foi em nome desses jovens que a diretora da Unidade, Janaína Belo, agradeceu ao Governador a entrega do equipamento. “Essa Escola será capaz de transformar a vida dos nossos jovens e de suas famílias. Era um sonho da população, que foi concretizado pelo Governador Cid Gomes”, agradeceu a diretora.

Os 540 jovens estudarão em tempo integral, onde no período da manhã terão aulas para formação do ensino médio, e a tarde eles poderão estudar um curso profissionalizante. Segundo Cid Gomes, toda a concepção das Escolas Profissionalizantes foi pensada em garantir que o jovem tivesse a oportunidade de não só concluir o Ensino Médio como se especializar para se inserir no mercado de trabalho. “Até no profissional nós pensamos. Por isso no último semestre os alunos realizam um estágio de acordo com o curso profissionalizante, pago pelo Governo. E isso tem mostrado resultados. Cerca de 80% que fazem o estágio são contratados pela própria empresa”, comemorou Cid Gomes.

Na EEEP de Nova Russas, os estudantes poderão ter uma formação técnica nos cursos de Eletrotécnica, Redes de Computadores, Agroindústria ou Agropecuária, definidos a partir da vocação econômica da região. Além disso, toda a estrutura da unidade foi voltada para tornar a escola um espaço atrativo. Alunos e professores vão contar com 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca, ginásio poliesportivo, teatro de arena e dependências administrativas; além dos Laboratórios Tecnológicos de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. O investimento na sua construção foi de R$ 7,5 milhões, oriundos exclusivamente do Tesouro do Estado. “Essas escolas vão fazer uma diferença fundamental na educação do nosso estado”, avalia Cid Gomes.

Além da EEEP de Nova Russas, outras 84 unidades foram entregues desde de 2008. Até 2012 serão 95 EEEPs beneficiando todo o Ceará, o que demonstra que serão aproximadamente 31 mil jovens matriculados no Ensino Médio e no Ensino Profissionalizante. Ainda segundo o Governador, até o final de 2014 serão 140 EEEPs implantadas no Ceará. “Das restantes 17 já estão em processo de licitação, mais 20 serão construídas com parceria entre os Governos Federal e Estadual e o Governo vai ainda construir mais 18, quando no Ceará não existia nenhuma”, comemorou Cid.

O Governador aproveitou a visita ao município para anunciar benefícios para a população. Ele deve atender duas demandas da cidade, que é a realização de um Projeto para implantação de um aeroporto em Nova Russas. Com o Projeto é possível pleitear junto ao Governo Federal sua construção e assim o município terá a oportunidade de atrair indústrias com a estrutura aeroviária. Cid também anunciou a construção de um Centro de Artesanato, já que a cidade tem como vocação o artesanato. “Nesse espaço devemos implantar uma área para treinamento, assim valoriza mais o trabalho dos artesãos e esse trabalho vai gerar mais renda”, concluiu o Governador.

A solenidade em Nova Russas foi prestigiada pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio; e pelos deputados estaduais Sérgio Aguiar, Carlomano Marques, Duquinha e Wanderley Pedrosa; pelo prefeito de Nova Russas, Paulo Evangelista; e por autoridades da Região.


    
27.04.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)




CodigoFonte.com.br


2 comentários:

  1. Parabéns Paulo evangelista, é muito gratificante ver nova russas sendo noticiada na impressa, de outra forma com uma escola, ja dizia o ditado; "quem abre uma escola, fecha um prisão". O povo está com vc. Parabés areton por sempre levar a notícia boa ao povo de nova russas principalmente aqueles que moram longe.

    ResponderExcluir