terça-feira, 27 de março de 2012

A SEMANA SANTA E OS DEZ MANDAMENTOS

          Você que é religioso deve estar se perguntando: O que tem a ver a semana santa que se refere à morte e ressurreição de Cristo, com os Dez Mandamentos? Talvez você tenha razão, isto também é mais um motivo para que eu fale sobre os dez mandamentos, já tão esquecido de quase todo cristão.
          Sendo as leis que DEUS nos deixou e sendo ele o Pai de Cristo podemos concluir que os Dez Mandamentos são leis que devem ser seguidas pelos cristãos.
          Lembro-me de ter ouvido falar destas leis ainda nos tempos de criança. Até parece que nos dias de hoje temos vergonha de falar sobre o assunto, como se tentássemos fugir para não encarar nosso desprezo por elas, principalmente por parte dos jovens que a cada mais se afastam de DEUS, com a inevitável colaboração dos meios de comunicação, em especial a televisão, como bem colocou Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar da Diocese de Aracaju-SE. (AQUI)
          Façamos um teste. Veja se você ainda lembra destes mandamentos e quais você segue.

         1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Ex 20,2-5)
"Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forcas" (Dt 6,5).
    
          Amar a DEUS é, antes de tudo, amar ao próximo. Será que estamos fazendo isto?

          2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7)
"Senhor nosso Deus. quão poderoso é teu nome em toda a terra"( Sl 8.11).

          Não propriamente em vão mas, pior ainda, é usar com objetivos de obter vantagens, como se verifica pela quantidade igrejas, principalmente evangélicas, que se abrem todos os dias em todas as esquinas da cidade.

          3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex 20,8-11)
"Guardarás o dia de sábado para santificá-lo"( Dt 5,12). "No sétimo dia se fará repouso absoluto cm honra do Senhor" (Ex 31,15).

          Eu diria que este é quase impossível para a grande maioria de nós pois é nos finais de semana que procuramos "recarregar as baterias" com uma cervejinha, o futebol, o shoping ou uma pescaria.

          4°) HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12)
"Honra teu pai e tua mãe"(Dt 5.I6; Mc 7,8).

          Embora este mandamento esteja escrito de forma impositiva, infelizmente, o que acontece hoje é totalmente diverso. Atualmente nossos jovens sequer obedecem a ordens expressas.

          5°) NÃO MATAR (Ex 20,13)
"Deus tem em seu poder a alma de todo ser vivo e o espírito de todo homem carnal" ( Jó 12,10).  Toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada porque a pessoa humana foi criada por si mesma à imagem e á semelhança do Deus vivo e santo.

          Este mandamento não só tem sido desobedecido como até institucionalizado através das guerras provocadas por razões econômicas onde seus agentes chegam até a serem condecorados por "atos de bravura".

          6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14)
"O amor é a vocação fundamental e originária do ser humano".

          Este, sob o pretexto de preservar a saúde, tem sido até incentivado por campanhas públicas e estão totalmente fora do controle dos pais.

          7°) NÃO ROUBAR (Ex 20,15)
"Não roubarás"(Dt 5,19). "Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus"(1Cor 6,10).

          O que dizer deste, quando o ato transformou-se em sinal de sabedoria, principalmente entre os nosso governantes?

          8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16)
"Não levantarás falso testemunho contra teu próximo"( Ex 20,16).

          Este seria tão fácil de ser obedecido não fossem os diversos interesses envolvidos como se constata cotidianamente nos Tribunais.

          9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17)
"Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" ( Mt 5,28).

          Este não é respeitado nem mesmo quando o próximo está bem próximo.

          10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)
"Onde está teu tesouro, aí estará teu coração"( Mt 6,21).

          Por mais simples que possa parecer é o desrespeito a este mandamento que gera o mais vil dos sentimentos humanos que é a inveja, responsável por todo o tipo de desgraça, até mesmo no seio da própria família.

          Agora aproveitemos o clima da Semana Santa e façamos uma análise sobre estes tão esquecidos mandamentos e vejamos onde estamos pecando e o que podemos fazer antes da inevitável prestação de contas que teremos com DEUS.
           






Um comentário:

  1. muito bem, querer culpar a televisão por haver um certo esquecimento por e a falta de respeito. parte dos cristãos é tirar de si a responsabilidade de incentivar os mesmos a lerem a escrituras sagradas nos deixada por DEUS, que se houvesse um incentivo por parte da igreja católica, teríamos uma sociedade mais consciente e temente ao DEUS ALTÍSSIMO. Reflitam sobre isso. amém?

    ResponderExcluir