domingo, 18 de dezembro de 2011

SELO CHICO MENDES


Exiba festas fim de ano prefeitura 026.JPG na apresentação de slides
Baixar
Exiba selo_chico_2010.jpg na apresentação de slides
Baixar
O selo Chico Mendes é dado aos municípios que tem compromisso e responsabilidade O sócio-
ambiental. Esses municípios são escolhidos através de criação de projetos focados na difusão de educação ambiental. A secretaria de meio ambiente recebeu o selo pelo projeto Ecojovem que foi desenvolvido no ano de 2011 com o objetivo de levar consciência ecológica nas escolas municipais da cidade de Nova Russas. A solenidade de recebimento do selo ocorreu no dia 16/12/11 nas dependência da Assembléia Legislativa de Fortaleza e contou com a presença de várias autoridades e ambientalistas, entre eles o deputado Danilo Forte.

O Instituto sócio ambiental Chico Mendes – INPRA é entidade não governamental sem fins lucrativos e  tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação.

O projeto Eco jovem foi desenvolvido com o objetivo de estimular as mudanças de atitudes e comportamentos através de instrumentos de mobilização, difusão e informação de conhecimentos, necessários a construção de novas condutas de vida ecologicamente saudável.  Teve como público alvo alunos do 6º ao 9º e professores das escolas municipais de Nova Russas. Foram abordados temas como desmatamento, queimadas, poluição dos rios e solos, reciclagem, entre outros. Temas estes que foram debatidos amplamente dentro do âmbito escolar, fortalecendo a consciência de preservação entre os jovens da comunidade.


Para a secretária de meio ambiente Sra. Rita de Cássia Martins Farias, “ educação ambiental adquire significado importante à medida que torna clarividente a necessidade e a sabedoria de tornar respeitosa a nossa relação com a natureza,  e o primeiro passo para despertar em nossa juventude a necessidade de se educar ambientalmente é chegando até elas através de ações voltadas as escolas “.  Ela foi a representante da cidade a ir receber o premio e na ocasião também recebeu a coletânea do Instituto para o Desenvolvimento de Consórcios IDC, que formará os consórcios de resíduos sólidos junto as prefeituras do Ceará. O ganho desse selo é o fechamento do ciclo dos consórcios formam dois grandes marcos na história de Nova Russas, que vem ganhando aos poucos respaldo e reconhecimento de cidade voltada para o futuro, de cidade preocupada com a preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário