sábado, 5 de novembro de 2011

A VOZ DO SERTÃO - 61 Anos No Ar


Em agosto de 1950 o Sr. João Martins Leitão comprou a Voz do Sertão para acompanhar a política do Dr. Ademar de Barros para a presidência da República e do ex-governador do Ceará Raul Barbosa. Depos das eleições o Sr. João Martins Leitão montou um estúdio e entrgou ao seu sobrinho José Martins Leitão que até hoje

 continua apresentando o programa Discoteca do Ouvinte.
A Voz do Sertão foi uma escola para locutor. Passaram por ele radialistas como Paulo Martins, famoso por seu trabalho em várias emissoras da Capital, Xavier Scarcela, Carlos Alberto, Farias Júnior, Jornalista Scarcela Jorge, Eliézio Martins Leitão e outros.
Em julho de 1999, numa justa homenagem, Zé Martins recebeu o diploma de mais antigo comunicador da cidade de Nova Russas.

ZÉ MARTINS, O EX-SERESTEIRO
Zé Martins começou a tocar violão com 10 anos de idade. Aos 16 anos já começou a tocar em serenatas solando e acompanhando os amigos. Chegou a acompanhar dois shows do cantor Roberto Muller, em Nova Russas. Aos quarenta anos Zé Martins encerrou sua carreira de seresteiro, porém nunca abandonou a Voz do Sertão.

O PRIMEIRO TELEFONISTA DE NOVA RUSSAS
Zé Martins foi o primeiro telefonista de Nova Russas. Em 12 de julho de 1964 foi instalado nesta cidade uma mesa telefônica com 50 terminais, inaugurando-se, assim, a Companhia Telefônica de Nova Russas que tinha como Presidente Francisco de Sousa Melo (Seu Caninha) e como Tesoureiro o Sr. João Ivan Timbó Rodrigues.
Além dos 13 anos na Telefônica, Zé Martins trabalhou ainda 2 anos na Teleceará, 6 anos no monocanal que ligava, à época, os Distritos de Ararendá, Santo Antonio, São Pedro, Betânia, Major Simplício e Canindiezinho, instalado na administração do Zémaria Mourão e mais 2 anos no Posto Telefônico de Dona Vitória Mourão.

JOSÉ MARTINS LEITÃO (Zé Martins) CONTINUA COM A VOZ DO SERTÃO, UM DOS MAIS ANTIGOS PROGRAMA RADIOFÔNICOS DO BRASIL; UM PATRIMÔNIO CULTURAL DOS NOVARRUSSENSES.
FONE: 3672-0345      


COMENTÁRIO DE PAULO MARTINS



Voz do Sertão.
Não imagine como fiquei feliz por está na lista dos que participaram do CAST da VOZ DO SERTÃO... OBRIGADO Nova Russas por ter dado a mim a alegria de participar do DISCOTECA DO OUVINTE, quando a maioria dos jovens lotava a Praça da Estação ouvindo minhas mensagens de otimismo e porque não dizer as músicas da melhor qualidade da época...
Ele continua transmitindo, onde o som de suas amplificadoras chega, alegria, saudade e bota saudade nisto... Consegui o rádio, graças ao Zé Martins... Minha eterna gratidão... Dos 61 participei dos 10 anos. Vale ressaltar a lembrança do meu Pai Sousa Melo(CANINHA) citado como primeiro presidente da Companhia Telefônica de Nova Russas...

Paulo Martins Melo (Paul Martan)


3 comentários:

  1. parabéns para o zé martins q continue
    por muitos anos.

    ResponderExcluir
  2. passeando na praça da estação e ouvindo a voz
    do sertão anos 70 q saudade q dá.
    parabens a meu tio zé martins.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao meu pai José martins Leitão,fico muito feliz com as homenagens,são mais que merecidas,um beijo bem grande de sua filha Vera marinho Leitão.

    ResponderExcluir