Mulheres de Negócios: brasileiras participam de intercâmbio na Itália
Vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2010 visitam centros de empreendedorismo na Europa
Saiba mais
Na segunda-feira (19), a missão foi recebida na sede da União das Câmaras do Comércio Italiano (Retecamere), em Roma. As empreendedoras do Brasil puderam trocar experiências com empresárias italianas, destacando dificuldades e fatores que conduziram ao sucesso de seus negócios. Na ocasião, foram apresentados dados de pesquisas e relatório sobre a situação das empresas femininas na Itália. O último levantamento, realizado entre junho de 2009 e junho de 2010, revelou que há no país 1,4 milhão de empresas com mulheres à frente dos negócios. As atividades estão concentradas no setor de serviços, com destaque nos segmentos de hospedagem, alimentação, saúde e assistência social.
Subsídios
O processo de industrialização da Itália marcou a transição de uma sociedade predominantemente rural e artesanal para a industrial e do terciário, mas o papel feminino só recentemente teve a merecida visibilidade. "Os subsídios para possibilitar a implantação de projetos de empreendedorismo feminino foram determinantes para a elevação da participação da mulher no mercado empreendedor", destacou Enzo Santurro, coordenador da área de programa integrado da Retecamere. Do início dos anos 90 ao ano 2000, foram subsidiados pelo governo italiano a fundo perdido 75% dos novos projetos tocados por mulheres.
Nesta terça (20), a missão visita a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Itália). Na quarta (21), segue para Milão, onde estão programadas visitas à sede do Programa de Fomento do Empreendedorismo Feminino e à agência da Câmara do Comércio de Milão para Internacionalização das Micros e Pequenas Empresas. Também estão previstos um encontro com uma empreendedora da Câmara e outras visitas.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma realização do Sebrae Nacional, em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Brasil) e Secretaria de Políticas para as Mulheres, com apoio da Fundação Nacional da Qualidade- FNQ.
Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Nenhum comentário:
Postar um comentário