sábado, 29 de outubro de 2011

SELECIONADAS DO ESTÊNIO


COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

A Colunas nos Jornais
29/10/2011 | 00:00

Magno Malta
avisou Dilma
sobre maracutaias

O senador Magno Malta (PR-ES), que é da base de apoio do governo, já havia advertido vários petistas 

e até a própria presidenta Dilma sobre as suspeitas de maracutaias que pairavam sobre a gestão de Orlando Silva no Ministério do Esporte. Ele avisou, entre outros, a ministra Ideli Salvatti (Relaçlões Institucionais), o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
29/10/2011 | 00:00

PF de olho

Magno Malta disse estar informado que quando pediu a Polícia Federal que apurasse as denúncias, Orlando Silva já estava sob investigação.
29/10/2011 | 00:00

Diagnóstico

Instantâneo da Educação em cartaz ontem, num protesto em Fortaleza (CE): “O Enem é circo, mais (sic) os estudantes não são palhaços.”
29/10/2011 | 00:00

Forte do Lula

A situação dos ministros mantidos à força por Lula está tão inquietante que Carlos Lupi (Trabalho) zombou: está “forte” porque é gordinho. Parafraseando Augusto dos Anjos, a zombaria é a véspera do desterro.
29/10/2011 | 00:00

Parafuso de luxo

A avaliação  do ministro Fernando Haddad (Educação) no Planalto desceu a quase zero, com o terceiro fracasso seguido da prova do Enem. Confirma a regra de que só entra em parafuso ministro oriundo do governo Lula. Não há exceção, por enquanto.

sábado, 29 de outubro de 2011


A USP é a UNB amanhã.

“Os policiais não são trabaliadores, são o braço armado$ dos exploradores”. A foto do cartaz com erros de português – ao lado de rapazes com o tronco à mostra e os rostos cobertos por camisetas – poderia ter sido tirada em alguma rebelião da Febem. Não foi. Quem aparece nas imagens são estudantes da Universidade de São Paulo (USP), uma das 100 melhores instituições de ensino superior do mundo. As cenas de fúria do bando de jovens se atracando com policiais militares e os gritos de “fora a imprensa golpista” berrados da janela do prédio transformado em bunker da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), poderiam ter sido pinçadas de um documentário sobre as manifestações estudantis contra a ditadura militar. Não foram – embora os manifestantes pareçam decididos a acreditar que continuam estacionados em 1968. 

Ao mesmo tempo em que o retrocesso pairava sobre a USP, a Universidade de Brasília (UnB) dava um exemplo de evolução. Nesta quinta-feira, a Aliança pela Liberdade, única chapa que não era composta por militantes profissionais, alimentados com recursos de partidos políticos, venceu a eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE). As propostas da nova diretoria passam longe da reforma agrária, da destruição do capitalismo global ou da defesa de Fidel Castro. Suas bandeiras são o aumento da segurança, o incentivo a parcerias com fundações privadas e a melhoria na gestão da burocrática instituição de ensino. Leia mais no site da Veja.

Bomba-relógio no colo de Haddad, o Exterminador do ENEM.

O Inep tem até 13h45min de segunda-feira para se manifestar sobre o pedido de anulação total ou parcial das provas do Enem feito pelo Ministério Público Federal no Ceará. O prazo foi dado nesta sexta-feira pelo juiz da 1.ª Vara da Justiça Federal local, Luís Praxedes Vieira da Silva. Uma equipe do MEC chega a Fortaleza no domingo para contestar o pedido do MPF. Vieira da Silva prometeu dar sua posição sobre o caso na própria segunda. O pedido de anulação foi feito procurador da República Oscar Costa Filho, por meio de uma ação civil pública. Nela, Costa Filho pede a anulação total das provas do Exame. Mas também aponta uma segunda opção que seria a anulação apenas das 13 questões que vazaram para alunos do Colégio Christus, de Fortaleza. Embora o procurador fale em 13 questões, o MEC já admitiu que os estudantes tiveram acesso a 14 itens da prova.

Ao contrário do que o MEC anunciou, que fará uma nova aplicação do Enem somente para alunos do Christus, Costa Filho disse que o ideal seria a anulação do exame, total ou parcial, no País inteiro. "O concurso é nacional. A quebra da igualdade foi para todos. Vão fazer exame de DNA para saber quem teve ou não acesso às questões vazadas?", ironizou. Segundo o procurador, obrigar apenas os alunos do Christus a refazer o Enem é puni-los antecipadamente por algo que ainda está sendo investigado. "É preciso corrigir no plano onde houve a contaminação. Do contrário, estão apenas elegendo bodes expiatórios." ( Do Estadão)



Enviado por Ricardo Noblat -
29.10.2011
| 11h03m
Política

Lula e a juventude

Ilimar Franco, O Globo
Em uma roda na comemoração de seu aniversário, anteontem, o ex-presidente Lula mostrou preocupação com o distanciamento entre os partidos de esquerda e a juventude. Ele acompanhou com atenção a Primavera Árabe, organizada por meio das redes sociais, e agora está interessado no movimento “Ocupe Wall Street”.
Lula tem conversado com lideranças do PT sobre a importância desses fenômenos e chamado atenção para o vácuo existente, principalmente nas periferias do Brasil, onde a juventude não se sente representada nem motivada pelos partidos políticos. Uma das formas de entrar nessa seara, segundo Lula, seria investir em políticas de combate ao crack.
Humor

Dilma & Lula anunciam o fim da dupla

 
Dilma apresentou o novo visual com o qual iniciará a carreira solo

BARRETOS - Após levar bolo no seu aniversário, Lula subiu em um palanque para anunciar o fim da dupla com Dilma: "Já estou nessa estrada há muito tempo. Não esperava vê-la jantando com Fernando Henrique, muito menos demitindo ministros sem minha bênção. Vou cumprir todos os meus compromissos até o final do ano, mas aviso que Dilma começará carreira solo em 2012".
A assessoria de imprensa do PT se apressou em desmentir o desentendimento: "A história de 2 filhos do sindicalismo não acabou. Os dois, como todos companheiros, tem seus desentendimentos. A dupla continua!"
Perguntado se havia espaço para Lula no PSD, Kassab esclareceu: "Todo ser vivo que estiver descontente com alguma coisa pode vir para o PSD. Mas se estiver contente, melhor ainda. Abrimos as portas para a parte substancial da humanidade afetada pelas piadas de Rafinha Bastos, para a seleção feminina de futebol e para quem não gostar do novo filme de Selton Melo. Lula seria um ótimo nome".

Política

Esporte anula acordos com ONGs ligadas ao PC do B

Convênios suspensos envolvem entidades citadas em acusações
Novo ministro deve se reunir hoje com cúpula do partido em São Paulo para definir substituições na pasta
Folha de S. Paulo
O Ministério do Esporte cancelou ontem sete convênios do programa Segundo Tempo, alvo de acusações de irregularidades que acabaram levando à queda do ministro Orlando Silva.
Os contratos suspensos somam R$ 9,4 milhões e alguns deles envolvem instituições ligadas ao PC do B citadas em escândalos nos últimos dias.
A assessoria de imprensa do ministério informou que, por ter sido procurada às 17h20, não teria tempo para explicar o porquê dos cancelamentos dos convênios.
Entre as entidades que tiveram a prestação de serviços cancelada está a Associação Ação Solidária e Inclusão Social, de Brasília. A organização recebeu R$ 372 mil para atender 1.182 crianças.
A entidade funciona nos fundos de um lote localizado em uma cidade próxima a Brasília. Ela é comandada pelo casal Ronaldo Firmino da Silva e Gláucia Nunes.
Os dois são ligados ao vice-presidente do PC do B no DF, Apolinário Rebelo, irmão do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP).
Durante sua campanha para deputado distrital em 2010, Apolinário, que não foi eleito, realizou um compromisso de campanha na casa de Silva e de Nunes.
Assinante do jornal leia mais em Esporte anula acordos com ONGs ligadas ao PC do B

-- 


Estênio Negreiros

Fortaleza,CE

"As leis são como as teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas, e os grandes rasgam-nas sem custo”. (Anacaris, sábio grego, da Antiguidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário