segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PÉROLAS DO ESTÊNIO


Doutor Lula
10 de outubro de 2011 | 3h 05
      
Ricardo Vélez Rodrígues, coordenador do Centro de Pesquisas Estratégicas da Universidade Federal de Juiz de Fora; e-mail: rive2011@gmail.com - O Estado de S.Paulo
Lula, como Brizola, é um grande comunicador. Mas, como Brizola 

também, é um grande populista.
A característica fundamental desse tipo de líder é, como escreve o professor Pierre-André Taguieff (A Ilusão Populista - Ensaio sobre as Demagogias da era Democrática, Paris, Flammarion, 2002), que se trata de um demagogo cínico. Demagogo - no sentido aristotélico do termo - porque chefia uma versão de democracia deformada, aquela em que as massas seguem o líder em razão de seu carisma, em que pese o fato de essa liderança conduzir o povo à sua destruição. O cinismo do líder populista já fica por conta da duplicidade que ele vive, entre uma promessa de esperança (e como Lula sabe fazer isso: "Os jovens devem ter esperança porque são o futuro da Nação", "o pré-sal é a salvação do brasileiro", e por aí vai), de um lado, e, de outro, a nua e crua realidade que ele ajudou a construir, ou melhor, a desconstruir, com a falência das instituições que garantiriam a esse povo chegar lá, à utopia prometida...
Lula acelerou o processo de desconstrução das instituições que balizam o Estado brasileiro. Desconstruiu acintosamente a representação, mediante a deslavada compra sistemática de votos, alegando ulteriormente que se tratava de mais uma prática de "caixa 2" exercida por todos os partidos (seguindo, nessa alegação, "parecer" do jurista Márcio Thomas Bastos) e proclamando, em alto e bom som, que o "mensalão nunca existiu". Sob a sua influência, acelerou-se o processo de subserviência do Judiciário aos ditames do Executivo (fator que nos ciclos autoritários da História republicana se acirrou, mas que sob o PT voltou a ter uma periclitante revivescência, haja vista a dificuldade que a Suprema Corte brasileira tem para julgar os responsáveis pelo mensalão ou a censura odiosa que pesa sobre importante jornal há mais de dois anos, para salvar um membro de conhecido clã favorável ao ex-mandatário petista).
Lula desconstruiu, de forma sistemática, a tradição de seriedade da diplomacia brasileira, aliando-se a tudo quanto é ditador e patife pelo mundo afora, com a finalidade de mostrar novidades nessa empreitada, brandindo a consigna de um "Brasil grande" que é independente dos odiados norte-americanos, mas, certamente, está nos causando mais prejuízos do que benefícios no complicado xadrez global: o País não conseguiu emplacar, com essa maluca diplomacia de palanque, nem a direção da Unesco, nem a presidência da Organização Mundial do Comércio (OMC), nem a entrada permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU.
Lula, com a desfaçatez em que é mestre, conseguiu derrubar a Lei de Responsabilidade Fiscal, abrindo as torneiras do Orçamento da União para municípios governados por aliados que não fizeram o dever de casa, fenômeno que se repete no governo Dilma. De outro lado, isentou da vigilância dos órgãos competentes (Tribunal de Contas da União, notadamente) as organizações sindicais, que passaram a chafurdar nas águas do Orçamento sem fiscalização de ninguém. Esse mesmo "liberou geral" valeu também para os ditos "movimentos sociais" (MST e quejandos), que receberam luz verde para continuar pleiteando de forma truculenta mais recursos da Nação para suas finalidades políticas de clã. Os desmandos do seu governo foram, para o ex-líder sindical, invenções da imprensa marrom a serviço dos poderosos.
A política social do programa Bolsa-Família converteu-se numa faca de dois gumes, que, se bem distribuiu renda entre os mais pobres, levou à dependência do favor estatal milhões de brasileiros, que largaram os seus empregos para ganhar os benefícios concedidos sem contrapartida nem fiscalização. Enquanto ocorria isso, o Fisco, sob o consulado lulista, tornou-se mais rigoroso com os produtores de riqueza, os empresários. "Nunca antes na História deste país" se tributou tanto como sob os mandatos petistas, impedindo, assim, que a livre-iniciativa fizesse crescer o mercado de trabalho em bases firmes, não inflacionárias.
Isso sem falar nas trapalhadas educacionais, com universidades abertas do norte ao sul do País, sem provisão de mestres e sem contar com os recursos suficientes para funcionarem. Nem lembrar as inépcias do Inep, que frustraram milhões de jovens em concursos vestibulares que não funcionaram a contento. Nem trazer à tona as desgraças da saúde, com uma administração estupidamente centralizada em Brasília, que ignora o que se passa nos municípios onde os cidadãos morrem na fila do SUS.
Diante de tudo isso, e levando em consideração que o Brasil cresceu na última década menos que seus vizinhos latino-americanos, o título de doutor honoris causa concedido a Lula, recentemente, pela prestigiosa casa de estudos Sciences Po, em Paris, é ou uma boa piada ou fruto de tremenda ignorância do que se passa no nosso país. Os doutores franceses deveriam olhar para a nossa inflação crescente, para a corrupção desenfreada, fruto da era lulista, para o desmonte das instituições republicanas promovido pelo líder carismático e para as nuvens que, ameaçadoras, se desenham no horizonte de um agravamento da crise financeira mundial, que certamente nos encontrará com menos recursos do que outrora. Ao que tudo indica, os docentes da Sciences Po ficaram encantados com essa flor de "la pensée sauvage", o filho de dona Lindu que conseguiu fazer tamanho estrago sem perder a pose. Sempre o mito do "bon sauvage" a encantar os franceses!
O líder prestigiado pelo centro de estudos falou, no final do seu discurso, uma verdade: a homenagem ele entendia ter sido feita ao povo brasileiro - que paga agora, com acréscimos, a conta da festança demagógica de Lula e enfrenta com minguada esperança a luta de cada dia.



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Enviado por Téta Barbosa -
10.10.2011
| 9h52m
Geral
Descrição: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2011/09/129_49-tatahair2.jpgDia do nordestino (em São Paulo).
Retirantes da seca (a real e a imposta), o povo bota a mochila nas costas e vai embora sem olha pra trás.
A debandagem é geral.
O motivo?
Faço minhas as palavras do poeta popular Patativa do Assaré, cujo aniversário da morte foi escolhido para ser o dia do Nordestino, 8 de outubro:
"Mas não é o Pai Celeste
Que faz sair do Nordeste
Legiões de retirantes
Os grandes martírios seus
Não é permissão de Deus
É culpa dos governantes
Já sabemos muito bem
De onde nasce e de onde vem
A raiz do grande mal
Vem da situação crítica
Desigualdade política
Econômica e social"
O povo vai embora e fica lá, na cidade-poluição, morrendo de vontade de voltar pra casa. E num volta porque aqui é como Nordestina, a cidade imaginária de Adriana Falcão, onde o povo imagina uma risca no chão que separa a cidade do resto do mundo. E as coisas do mundo, só acontecem da risca pra lá!
Pois é assim, o Nordeste fica da risca pra cá e quem não vive nele nem sabe que aqui não é só praia e sol o ano inteiro. Aqui é fome e seca e falta de respeito com o povo que carrega a “lata d’agua na cabeça , lá vai Maria”.
Já morei fora, já viajei, mas sempre volto. Não tenho vocação para desertora.
Fico achando que um dia vão olhar da risca pra cá e que, além de shows internacionais, vão trazer escolas, asfalto, dignidade.
Porque a gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte!
A gente não quer um dia para comemorar a saudade de quem debandou, a gente quer um dia para que quem foi possa voltar.
E, já que nordestino não da volta, ele arrudêia, a gente fica torcendo pra que quem foi, arrudeie e pegue o caminho de volta.
Por enquanto, esse #OrgulhoDeSerNordestino que bombou no fim de semana nas mídias sociais, ainda é um orgulho, pero no mucho!
Um orgulho meio “quero ser São Paulo quando crescer”.
Aí, neguinho, pra justificar que nordestino é massa, cita um monte de escritor que já morreu ou vai além e chega em Pedro Álvares Cabral (um cascudo não faz mal) e seu descobrimento em praias nordestinas.
Aí, a gente pega ar, diz que não é bem assim, que aqui tem mais do que João Cabral de Melo Neto e que cabeça chata é a mãe!
Ficamos com fama de mal agradecidos e complexados.
Né lasca?
Sendo assim, no lugar de desejar um Feliz dia do Nordestino pra você, político conterrâneo que mora em Brasília, vou desejar um:
- Se liga na missão!
*O título deste texto é de Patativa do Assaré. Um cearense arretado (com ou sem cabeça chata).

Téta Barbosa é jornalista, publicitária, mora no Recife e vive antenada com tudo o que se passa ali e fora dali. Escreve aqui sempre às segundas-feiras sobre modismos, modernidades e curiosidades. Ela também tem um blog Batida Salve Todos




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segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aqui o novo vídeo do Implicante, outra produção impecável do Exilado. Sorria, o Brasil é o país da piada pronta.













Cotada para ocupar a vaga de Ellen Gracie, a procuradora federal concursada, Maria Elizabeth Rocha deslanchou na sua carreira quando foi cedida para o Congresso Nacional, onde atuou na liderança do PT. “Foi ali que eu conheci os parlamentares do partido e foi o que, de certa maneira, me abriu as portas para ir para a Casa Civil”declarou em entrevista para o Consultor Jurídico, explicando sobre o convite para atuar na subchefia para assuntos jurídicos, ao lado de José Antonio Dias Toffoli, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal, e na época subchefe da Casa Civil. Os bons serviços a levaram ao Superior Tribunal Militar, aos 47 anos. Agora ela é cotada para ir para o STF e julgar o Caso do Mensalão, vendo companheiros e colegas de trabalho no banco dos réus, assim como Toffoli, hoje ministro, que em entrevista à Folha de São Paulo, em 2007, afirmou: " requerer a anistia é um direito político de qualquer pessoa condenada. A anistia é um instituto previsto na Constituição. O Congresso é que vai decidir se o José Dirceu ou qualquer pessoa que tenha sido condenada, em qualquer situação, pode ou não ser anistiada." Tem gente que acha que o STF é quem deve fazer o que bem entende com a Constituição Federal e que uma Constituinte é um perigo. Já pensaram no STF com maioria indicada pelo José Dirceu mexendo na Carta Magna ao seu bel prazer?Eles não precisam correr. Toffoli tem 44 anos, Elisabeth tem 52 anos...

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O CASO TACUMÃ

Estênio Negreiros 


“E nos últimos tempos derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos terão sonhos, vossos jovens terão visões”. (Profecia de Joel [2:28] confirmada pelo Apóstolo Pedro [Atos 2:17] ).

A Expedição Roncador-Xingu foi criada pelo Governo Federal no ano de 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial, com o propósito de conhecer e desbravar as áreas mostradas em branco nas nossas cartas cartográficas, em face, dizem, de uma suposta declaração de uma alta autoridade européia que demonstrava uma clara intenção de ocupar as áreas territoriais vazias do Brasil Central. Esse foi talvez o êmulo impulsionador da idéia de transferir a capital do País, do Rio de Janeiro para o Brasil Central.

Assim, teve início a ocupação daquela imensa faixa de terras, localizada na margem oeste do rio Araguaia, entre a serra do Roncador e o Alto do Xingu, no norte do Estado do Mato Grosso e que era habitada por tribos indígenas que desconheciam a existência do .

Para chefiar aquela expedição, foram designados os irmãos, sertanistas, Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas. Em 1945 estavam eles e os demais componentes da expedição, pondo os pés na aldeia dos índios “Kalapalos”, como os primeiros não-índios, com a missão principal de civilizá-los sem violentar em demasia os seus costumes, sua cultura e o seu e de melhorar as suas condições de vida. Não imaginavam aqueles homens que ali iriam testemunhar fatos assombrosos que extrapolavam a sua compreensão das coisas ditas sobrenaturais.

Aqueles exploradores presenciaram curandeiros indígenas produzir fenômenos inexplicáveis à luz da sua compreensão civilizada, utilizando-se da ação de seres espirituais que, segundo a tradição indígena, habitam aquelas densas florestas.

Conforme relata Pedro de Campos, em seu precioso livro - escrito sob a instrução do Espírito Erasto - “UNIVERSO PROFUNDO-Seres Inteligentes e Luzes no Céu-Uma Visão Espírita da Ufologia”, - publicado pela Lúmen Editorial, aquele ambiente esquisito da selva amazônica é povoado por “animais estranhos e nunca vistos, macacos vermelhos com garras de onça, mãos peludas com sete dedos e unhas enormes, seres cabeçudos e de olhar penetrante, gente que respira pelos poros, aberrações animais de outra natureza – todas essas coisa são relatadas pela população ribeirinha; entretanto, naquelas regiões, essas histórias são tidas como manifestações de entidades provenientes de uma dimensão espiritual que o índio sabe muito bem qual é, mas não sabe explicá-la. O “homem branco” tem isso como frutos da imaginação ou elementos do folclore. Talvez seja uma humanidade espiritual cuja evolução retroceda milhares de milênios da nossa. O certo, não se sabe”.

Foi nesse ambiente incrível e exuberante que os irmãos Villas-Bôas trabalharam e viveram a maior parte de suas vidas e puderam observar o comportamento indígena em face dos acontecimentos considerados sobrenaturais.

Novamente nos valemos do escritor Pedro de Campos, por meio da obra supracitada, para descrever um caso singular e intrigante, relatado por Cláudio Villas-Bôas, publicado em 1975, no jornal “Folha Espírita” e republicado na sua edição de janeiro de 2003. Eis a narração de Villas-Bôas: “Isso aconteceu na aldeia de Kalapalos. O pai saiu para pescar levando dois filhos. A certa altura do dia, ele deixou as crianças à beira da lagoa Marivarré, perto do nosso posto, na sede do Parque. Quando voltou, as crianças não estavam mais lá. Procurou-as por toda parte e depois voltou para a aldeia, pedindo ajuda. Todos auxiliaram na busca, mas foi em vão... No outro dia, um pajé dos “Kalapalos” disse que um espírito, o Evurá, tinha levado as crianças. O pajé não conseguiu fazer a pajelança (¹) toda e as crianças não voltaram. Então, procuraram outros pajés de outras tribos – Kuicuru, Meinaco, Arueiti – e todos se concentraram na aldeia “Kalapalos”, mas tudo inútil. Foi aí que alguém se lembrou de Tacumã. A esse tempo ele já era chefe da aldeia, mas não respeitado como grande pajé. Estavam esperançosos porque Tacumã era filho de um pajé que se tornara famoso e talvez pudesse descobrir as crianças perdidas há cinco dias.

Tacumã veio com um grupo de pajés auxiliares, fez toda a pajelança, cantando e realizando a atração. Quando terminou, disse que as crianças iriam aparecer às dez horas do dia seguinte; que Evurá, um espírito, as tinha levado, mas que ele conversara com Evurá e elas já estavam de volta.

Notável! Às dez horas ouviu-se um grito na mata e as crianças apareceram na orla do cerrado. Eu estava lá! Não posso duvidar porque eu e o Orlando assistimos tudo isso.

Quando as crianças apareceram os parentes correram para pegá-las, mas Tacumã gritava:

- Não vai! Não vai, senão elas não voltam mais...

Mas os parentes correram para pegá-las e as crianças entraram de novo no mato e sumiram.

Tacumã fez outro trabalho com muita pajelança, muita fumaça com aquele cigarro de quase trinta centímetros de comprimento, imenso... fumou um atrás do outro, entrou em transe e falou:

- Amanhã eles voltam outra vez, mas ninguém vai até lá, eu vou para pegar as crianças.

Às dez horas, ouviu-se o grito das crianças na orla do mato e elas apareceram.

Tacumã, então, com um chocalho na mão, foi cantando rumo às crianças e, auxiliado por outro pajé, levou-as pelo braço até a casa dos pais. Eram duas meninas, uma de nove, outra de seis anos”.

Conforme o autor de “Universo Profundo...”, este relato de Cláudio Villas-Bôas foi feito em 1975, à doutora Marlene Nobre, à artista plástica Sulamita Mareines e a seu filho Ivo, por ocasião de uma visita destas pessoas ao Parque Nacional do Xingu.

Teria havido, nesse ocorrido, os fenômenos de “desmaterialização” e rematerialização”?

O Espírito Erasto, co-autor da obra acima mencionada, indagado a respeito do caso enfocado, esclarece a Pedro de Campos:

“De início é preciso destacar aqui que não vos falo dos espíritos errantes nem dos seres ultraterrestres, cujos processos distintos de materialização já vos descrevi anteriormente, mas sim dos seres humanos, espíritos encarnados que são”.

Prossegue aquele Espírito: “Vosso corpo não comporta desmaterialização com perda de energia vital; pereceria sem ela. Essa força vital de que vos falo, indispensável para a eclosão da vida na matéria, possibilita a ligação do corpo espiritual ao corpo de carne e é obtida com fartura durante o processo gestativo. Vós não sois seres agenésicos e sem ciclo vital, portanto, precisais daquela energia para reproduzir e viver. A desagregação da matéria a libera, fazendo-a voltar ao manancial de onde procedeu”.

“No caso Tacumã – continua Erasto – ilustrativo ao nosso propósito de esclarecimento, as crianças ribeirinhas se fizeram atraentes ao espírito Evurá, entidade índia sem instrução nem maldade, que viu nelas os antecedentes de sua própria vida na floresta, por isso as levou da orla à mata fechada, para ali viverem como índios. Evurá tomou do ectoplasma exalado do corpo carnal das crianças, combinou-o com seus fluidos espirituais e outros encontrados na floresta, envolveu-as com esse substrato, tornando-as invisíveis, por assim dizer. Ao mesmo tempo, sempre se utilizando desses fluidos imponderáveis para vós, isolou-as da gravidade, tornando seus corpos leves, e, sem desagregação material, transportou-as para dentro da mata.

Ali as crianças viveram alguns dias, encontraram alimento e água, facilitado pela ação de Evurá. Por sua vez, o pajé Tacumã tivera ajuda do plano espiritual para conseguir reverter o caso.

Com os rituais realizados, embora o Espírito estivesse contrafeito, conforme o demonstra a desaparição das crianças quando da primeira entrega, Evurá foi esclarecido e teve de devolver as crianças ao pajé, que as levou aos pais, moradores ribeirinhos”.

A comunicabilidade entre os dois planos da vida, remonta aos primórdios do homem. A ocorrência dos fenômenos ditos sobrenaturais, também. Estes - os fenômenos espíritas – estão fartamente descritos, sobretudo nas Escrituras Sagradas, bastando folhear a Bíblia para se constatar o quanto já eram freqüentes as intervenções do plano espiritual na vida material da Humanidade terrena, tal qual hoje, quando se reproduzem por todos os cantos da Terra e são difundidos por todos os meios de comunicação.

Fechamos este artigo, repetindo Allan Kardec em “O Livro dos Médiuns” – item 10 – capítulo II: “Aos olhos daqueles que olham a matéria como uma única força da natureza, tudo o que não pode ser explicado pelas leis da matéria é maravilhoso ou sobrenatural; e, para eles, maravilhoso é sinônimo de superstição. A esse título a religião, fundada na existência de um princípio imaterial, seria um enredo de superstições (grifo nosso); não ousam dizê-lo bem alto, mas o dizem baixinho, e crêem salvar as aparências concedendo que é preciso uma religião para o povo, e para fazer com que as crianças sejam sábias; ora, de duas coisas uma: ou o princípio religioso é verdadeiro ou é falso; se é verdadeiro, ele o é para todo o mundo; se é falso, não é melhor para os ignorantes do que para as pessoas esclarecidas”.




(¹) Pajelança é uma ação cerimonial do feiticeiro amazônico para obter fórmulas terapêuticas, ditar regras de vida, definir atos que devem ser praticados e dar aconselhamentos. (Explicação do autor de “Universo Profundo...”).


Fontes de consulta:

“Universo Profundo-Seres Inteligentes e Luzes no Céu-Uma Visão Espírita da Ufologia” – de Pedro de Campos por instruções do Espírito Erasto. Lúmen Editorial.
“O Espiritismo e as Igrejas Reformadas” – de Jayme Andrade. Editora Seda.
“O Livro dos Médiuns” – de Allan Kardec. – Instituto de Difusão Espírita.




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Lustosa da Costa
Publicado em 10 de outubro de 2011 

O cão não morreu

De quando em vez, Sua Santidade, o papa, faz-nos a fineza de informar que, ao contrário do que alguns pensam, o demônio não 
morreu e lá do inferno, onde o confinaram, continua a maquinar diabruras para perdição de nossas almas. Olhem que o aviso do chefe da Igreja Católica tem lá sua procedência. Porque, há muito, reina a impressão de que, se o diabo não morreu, ao menos, está sem caixa, encontra-se falido.

Cangica

Certa tarde, deu-se o demônio a brincadeiras com um dos pratos de cangica, colocados à mesa. Meteu o dedo demoníaco no alimento e começou a dar-lhe voltas espalhando a cangica pela mesa, pelo chão da sala de jantar.

Vender a alma

Por que, no meu tempo de criança, sabiam-se histórias de pessoas que lhe haviam vendido a alma em troca de muito dinheiro e outro tanto de poder. Conheci, em Sobral, um pai de família que era dado como tendo parte com o capiroto. Não lhe identificamos fortuna nem poder, apenas umas filhas bonitas, feitas antes de seu acordo com o maligno.

Cão da serra

Naquele tempo, não era em Sobral, mas na diocese de Sobral, mais precisamente em S. Benedito, na Serra da Ibiapaba, sabia-se da existência de um cão e cão brincalhão, divertido, cheio de piadas. A ele se atribuía, às vezes, sem música sequer duma vitrola, tirar a dona da casa para dançar, até a exaustão, só a libertando de seus braços, ela esfalfada, desfeita em cansaço e em suor.

Cansado

Depois de certo tempo, o dono da casa dava mostras de cansaço com as diabruras do demônio. Principalmente, porque os mais velhos da cidade atribuíam sua presença ali ao casamento que ele fizera na Amazônia, aonde fora em busca de riqueza, casamento que desfizera depois de usar a nativa como sua mulher, durante vários anos, após fracassar a tentativa de ficar rico com a borracha.

Mudança

Aí eles decidiram mudar de residência e até de cidade. Tocaram-se, então, para Sobral, onde alugaram moradia. Estavam ainda tomando chegada, olhando os aposentos quando ouviram, em tom de chacota, a gozação do demônio: "Vim a pé, mas cheguei primeiro".

Sem destino

Não sei para onde foi este diabo ibiapabano, que rumo tomou. Sei, porém, que um dia destes, o papa extinguiu o limbo, por decreto. Antigamente, dizia-se que as crianças mortas, sem terem recebido o sacramento do batismo, eram pagãs e não tinham direito ao ingresso no céu. Muito menos podiam ser punidas com o inferno. Acontece que como há seis vezes mais fiéis doutras crenças que os do catolicismo, devia estar havendo problema de superpopulação no limbo."Anjinhos" em demasia. Duma penada, o santo padre acabou o limbo, sem nos revelar para onde Deus conduziu os anjos, as crianças que morreram pagãs.

Bem faria ele se, infalível, como é, extinguisse o inferno e desse o demônio como definitiva, irremediavelmente falido. Para alívio de todos nós.




---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Blog do Mourão <opovoonline@opovo.com.br>
Data: 10 de outubro de 2011 08:23
Assunto: Blog do Mourão - O cotidiano em outra perspectiva
Para: estenionegreiros@hotmail.com

Descrição: Link to Blog do Mourão


Posted: 09 Oct 2011 07:23 PM PDT
Descrição: http://blog.opovo.com.br/blogdomourao/files/2011/10/wachtel_nathan.jpg
Nathan Wachtel, antropólogo e historiador francês, apresenta em São Paulo conferência sobre herança judaica no Nordeste do Brasil.
Descrição: http://blog.opovo.com.br/blogdomourao/files/2011/10/Judeus-Nordeste.jpg
Por ocasião do lançamento de seu livro Mémoires Marranes, publicado na França, pela editora Seuil, o antropólogo e historiador Nathan Wachtel, professor do Collège de France, apresenta a conferência “Memórias Marranas: legado judaico no sertão nordestino”, em 21 de outubro, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. O autor discute a herança judaica presente no sertão nordestino brasileiro.
O termo “marrano” – denominação injuriosa conferida aos judeus na Espanha – acabou sendo incorporado pela historiografia, designando os judeus da península ibérica que foram expulsos ou obrigados a se converter ao catolicismo (os chamados cristãos-novos) nos séculos 16 e 17. Muitos buscaram refúgio nas colônias americanas de Portugal e Espanha, sobretudo no México, Brasil e Peru.
Há cerca de seis anos, especialmente no Nordeste do Brasil, houve um momento de “retorno” ao judaísmo por parte de pessoas que dizem ser descendentes de cristãos-novos do período colonial. Muitas delas traçam extensas genealogias, facilmente remontando ao século 18. Essas famílias, cristãs, mantêm até hoje costumes de respeito a proibições alimentares, luz de vela nas sextas-feiras à noite, leitura apenas do Velho Testamento e ritos funerários específicos, entre outros. Esses elementos levaram o pesquisador a perceber que, de maneira consciente ou inconsciente, esses grupos preservavam uma memória marrana.
Entre memória e esquecimento, Wachtel percebe ao longo do tempo representações tanto positivas quanto negativas em torno da herança judaica: a lembrança e veneração dos mártires; a recusa dos ancestrais que lhes transmitiram sangue impuro. Assim, a memória marrana compõe-se de um duplo movimento: de um lado, a fidelidade perseverante; de outro, a vontade de fusão e busca do esquecimento, sem que isso signifique desaparecimento total da memória. O Brasil ofereceu e oferece condições favoráveis para ambos os fenômenos.
Preocupado com essas questões, Nathan Wachtel tem concentrado seus estudos na região do sertão, especialmente, em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Visa a reconstruir laços entre o passado e o presente, combinando problemáticas e métodos tanto da história como da antropologia.
Trabalha também por meio da perspectiva comparativa. Em pesquisa anterior, analisou a evolução da comunidade mexicana Venta Prieta, próxima do Pachuca, México, na qual os membros, como os brasileiros, clamavam ser descendentes de “cristãos-novos” do período colonial.
Nathan Wachtel é professor de história e antropologia das sociedades meso e sul-americanas do Collège de France desde 1992 e diretor de pesquisa da École de Hautes Études em Sciences Sociales-EHESS de Paris desde 1976. Também é autor de vários livros, entre eles: La Vision des Vaincus – Les Indiens du Pérou devant la Conquête Espagnole (1530-1570) (1971); Mémoires Juives (1986); Deuses e Vampiros – De Volta a Chipaya (1994, em português); A Fé na Lembrança. Labirintos Marranos (2003, em português); La Logique des Bûchers (2009, Prix Guizot de l’Académie Française).
A palestra será realizada 21 de outubro, às 19 horas, na Biblioteca Mário de Andrade. Após a apresentação em São Paulo, o professor também fará a conferência “Memórias Marranas” em Caxambu, Minas Gerais, 26/10, na 35ª Reunião Anual da Anpocs, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
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Posted: 09 Oct 2011 05:25 PM PDT
OPOVO – Opinião – 08.10.2011
Antonio Mourão Cavalcante (*)
O médico norte-americano Path Adams notabilizou-se mundialmente quando um de seus livros inspirou o filme “Patch Adams – O Amor é contagioso”(1998). O livro/filme baseou-se em sua história pessoal, com o ator Robin Williams como intérprete. A fama e proposta do doutor vieram parar em Fortaleza, onde esteve semana passada, visitando hospitais da capital cearense.
Na sexta-feira (30/9), a emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi invadida pela trupe do referido médico. Colocaram em prática sua inusitada abordagem. Desnecessário relatar o estado em que se encontravam os pacientes. Segundo relato de presentes, dentre os enfermos, havia gente com apendicite grave – necessitando de cirurgia de urgência – e até uma senhora idosa em estado terminal.
Provavelmente a “equipe” do Dr. Adams não foi advertida de onde estava e de quem eram aqueles coitados. E, além disso, o porquê de estarem instalados naquele local, uma improvisada área do saguão do anexo, recém-inaugurado. Isto é, sem condições de riso e graças.
Numa entrevista na televisão brasileira, Dr. Adams afirmou que nunca disse que “rir é o melhor remédio”. Mas que o riso “faz parte de um contexto”. Na verdade, seu lema é “a amizade é o melhor remédio”. (…) “O objetivo do médico não é curar e sim cuidar. Cuidar com muito amor, tocando nos doentes, olhando em seus olhos, sorrindo…” Será que dá para rir quando o elementar é negado?
Acredito que a administração do HGF cometeu uma grave imprudência. O constrangimento foi geral. Uma Emergência não é local para esse tipo de iniciativa. O carinho, o riso, o cuidado que estes pacientes precisam não é desta ordem. Necessitam de cuidados médicos rápidos e eficazes.
É preciso que as autoridades superiores – governador do Estado e secretário de Saúde – se informem do ocorrido e não permitam que o acesso a estes pacientes – como vem sendo feito com a imprensa – seja livre.
Afinal, para rir ou para chorar, nós já temos nossos palhaços!
(*) Médico, antropólogo e professor universitário
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Estênio Negreiros
Fortaleza,CE


"As leis são como as teias de aranha; os pequenos insetos prendem-se nelas, e os grandes rasgam-nas sem custo”. (Anacaris, sábio grego, da Antiguidade
)


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