quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PÉROLAS DO ESTÊNIO


A Colunas nos Jornais

Da Coluna do Cláudio Humberto, de 25/08/2011 | 00:00

Após sabatina, diretores pedem bênção a Pagot

Logo após se submeterem a “sabatina” no Senado, ontem, três novos diretores do DNIT – Paulo Tarso de Oliveira, Adão Proença e Mário Dirani – foram comemorar com quem continua mandando, apesar das aparências: Luiz Antônio Pagot, defenestrado da direção-geral após denúncias de ladroagem no órgão. Almoçaram aos cochichos e muitas risadas, na mesa 23 do restaurante do Senado. Pareciam comemorar.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
25/08/2011 | 00:00

Para inglês ver

A celebração no restaurante faz o Senado perceber o uso da Casa para oficializar uma “mudança” que na verdade pode ser de araque.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
25/08/2011 | 00:00

Trio Pagot

Paulo Tarso será diretor de Administração e Finanças, Adão Proença, de Infraestrutura Aquaviária e Mário Dirani de Infraestrutura Ferroviária.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
25/08/2011 | 00:00

Quem escolheu

Servidores de carreira, os três foram indicados pelo ministro Paulo Passos (Transportes) e o PR, que ainda controla 17 superintendências.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
25/08/2011 | 00:00

Recado

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) cobrou isenção dos novos diretores do DNIT: “Vocês são servidores de Estado, não de governo”



===================


BASES DA EDUCAÇÃO PARA O HOMEM DO SÉCULO 21
Marcus De Mario


"O fim último da educação é a preservação da

 bondade e virtudes naturais do coração humano"
(Jean-Jacques Rousseau).


Para apresentação de nossa proposta educacional tomamos como base o documento "O que os estudantes precisam saber para serem bem sucedidos no próximo século", um resumo da pesquisa realizada pela Associação Americana de Administradores Escolares junto a 55 especialistas de diversas áreas, feita no ano de 1997. De início seu conteúdo demonstra que o pensamento materialista e prático dos americanos está em nova fase, ou pelo menos assinalando essa nova fase, bem de acordo com a moderna corrente psicológica também daquelas terras: a preocupação com a ética e as questões de relacionamento interpessoal.

Psicólogos como Goleman e Gardner, trabalhando a chamada inteligência emocional, e diversos pesquisadores debruçando-se sobre as terapias alternativas, estão modificando pouco a pouco o pensamento americano, por isso não soa estranho lermos o primeiro parágrafo do documento a dizer que "pais, educadores e outras pessoas precisam preparar as crianças para serem bem sucedidas no mundo de amanhã, proporcionando a elas não somente competência técnica, mas aptidões e ética interpessoais também." (grifos nossos).

Na primeira parte, dedicada ao "O que os estudantes precisam saber", destacam-se os subtítulos "Habilidades pessoais e interpessoais" e "Adaptabilidade e flexibilidade", quando os especialistas ressaltam que todo estudante precisa de:

·      Auto-disciplina: a habilidade para agir com responsabilidade, aplicação de princípios éticos e estabelecer e avaliar metas;

·      habilidades interpessoais críticas, incluindo falar, ouvir e habilidade para ser parte de um time;

·      respeito pelo valor do esforço, entendimento da ética do trabalho e necessidade de contribuições individuais e autodisciplina; e

·      estar entusiasmado sobre a vida e estabelecer metas para um aprendizado permanente.

Os americanos estão dizendo: é chegado o fim da era da competição, do cada um por si; o que vale mais agora é a cooperação, o respeito ao outro, a ética regendo o fazer na vida. Sintomas da globalização? Cremos ser mais do que isso. É a constatação social e individual do vazio existencial do ser humano com suas conseqüências dolorosas, dramáticas mesmo, reacendendo a luz que ilumina o caminho da espiritualização do ser. O pragmatismo está se rendendo ao lema revolucionário francês de igualdade, liberdade e, principalmente, fraternidade. Mas, é apenas um documento, esperanças de pessoas consideradas eminentes e que deram sua opinião. Entretanto, repetindo a citação encontrada no texto, do escritor Victor Hugo, "não há nada como um sonho para criar o futuro."

É o sonho de uma nova escola, de uma nova educação.

Ainda o documento da Associação Americana de Administradores Escolares resume o pensamento dos especialistas quanto às "Habilidades e aptidões civis" que o homem do século vinte e um deve possuir, revelando-nos componentes ainda não presentes no ensino atual, como:

·      Entender e praticar honestidade, integridade e a regra de ouro "tratar os outros como nós gostaríamos que fossemos tratados".

·      Entendimento e respeito por aqueles não semelhantes - a apreciação da diversidade.

·      Capacidade de assumir maior responsabilidade por suas próprias ações.

Para que o homem possua as "habilidades e aptidões civis" acima descritas será necessário que as escolas e os lares forneçam a ele a educação moral, e não apenas a instrução do intelecto, que hoje predomina no ensino ministrado à criança, ao adolescente, ao jovem e ao adulto.

Esse entendimento está presente no documento americano em sua segunda parte, "O que as escolas e pais podem fazer para preparar os estudantes para o século vinte e um", e que podemos assim resumir:

Ações da Escola

·      Despertar as capacidades de aprender de todos os estudantes através de promoção de aprendizagem ativa versus aprendizagem passiva.

·      Proporcionar mais tempo para os estudantes e professores trabalharem em projetos do mundo real.

·      Aumentar o envolvimento dos pais e da comunidade nas escolas.

·      Fortalecer a autoridade e controle das escolas e professores.

Ações dos Pais

·      Trabalhar cooperativamente com os professores e a escola.

·      Participar com ativo interesse nos trabalhos escolares dos filhos.

·      Proporcionar um rico e estável ambiente de aprendizagem no lar.

·      Ler para as crianças e com elas. ¨ Dedicar mais tempo qualitativo às crianças.

·      Usar o melhor da TV e a deixar desligada para o resto. Fomentar habilidades.

·      Ser o modelo de comportamento ético e moral e de tomada de decisão.

·      Realçar a auto-estima dos filhos com atenção e cuidado.

·      Modelar e valorizar o conceito de aprendizado permanente.

Temos um belo programa de ação educativa, infelizmente distante da atual realidade, mas que pode perfeitamente ser implantado, desde que tenhamos, administradores, pais e professores, a boa vontade determinante, realizando planejamentos, experiências, desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas e, acima de tudo, fazendo o esforço pessoal de entender e praticar o amor ao próximo.

O século vinte e um, como os demais, é formado por cem anos. A geração atual, exceções feitas, não logrará esse preparo sonhado, mas poderá entrar em prontidão para preparar a próxima geração que, ao final do primeiro século do terceiro milênio, estará então colhendo os primeiros frutos das ramagens verdejantes da educação moral.

É necessário a realização de debates e cursos de capacitação para professores e pais, assim como o estudo de novos programas educacionais baseados em aspirações mais elevadas, em ideais mais nobres de vida, a partir de uma visão espiritualista da vida.

Os americanos constataram que o ideal ainda é um sonho, mas nós brasileiros podemos torná-lo realidade, a partir do esforço do governo federal, na área de educação, e também das organizações não governamentais e das escolas.

De nossa parte estamos desenvolvendo esse esforço através do Projeto Educação Moral para Formação do Homem, que vem sendo desenvolvido pelo IIBEM - Instituto Brasileiro de Educação Moral (http://www.educacaomoral.org.br/), projeto esse que acreditamos ser o melhor caminho para combater a injustiça social, a corrupção, a miséria, a violência e os demais males que ainda caracterizam nossa sociedade, tendo em sua base a filosofia espírita da educação. Em nosso livro "Visão Espírita da Educação" (Editora O Clarim) igualmente desenvolvemos considerações e práticas sobre o tema abordado neste artigo.

* * *





Com esta mensagem eletrônica
seguem muitas vibrações de paz e amor
para você
---------

 

 

============================================

 

Negromonte sob fogo amigo: " Imagine se começar a vazar o currículo de alguns deputados. Ou melhor, folha corrida. "

Um dia depois de ser advertido de que, se insistisse em se meter na disputa interna do PP , seu partido, poderia perder o cargo, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, partiu para o ataque e alertou a legenda das consequências do racha na bancada: - Em briga de família, irmão mata irmão, e morre todo mundo. Por isso que eu disse que isso vai virar sangue. Acusado de oferecer mesada de R$ 30 mil para os deputados do PP , ele diz que está disposto a ir até a CPI e desafia qualquer deputado do partido a formalizar a acusação contra ele.

Numa conversa de duas horas, Negromonte disse ao GLOBO que foi procurado por um grupo de deputados porque o ex-ministro das Cidades Márcio Fortes começou a colher assinaturas para derrubar o deputado Nelson Meurer (PP-PR), o ex-líder substituído pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Fragilizado no cargo por falta de sustentação política, ele reconhece que a sua situação é ruim e diz que não tem apego ao cargo. Mas manda um recado ao PP: se ele cair, o ministério não vai nem para um grupo nem para o outro. Mas, sim, para um terceiro nome, numa referência ao que aconteceu com o Ministério dos Transportes: Dilma não aceitou indicação do partido e efetivou o ministro Paulo Sérgio Passos. Negromonte recordou que, no partido, foi do grupo que defendeu a candidatura de Dilma quando ela tinha 2%. E avisa: se for chamado para uma conversa, vai contar tudo o que aconteceu.

Leia aqui, na íntegra, a escandalosa entrevista do ministro pepista.
Postado por O EDITOR às 07:35:00 8 comentários Descrição: http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif

Novo diretor do DNIT informa que não manda nada.

É impressionante o teor das declarações do novo presidente do DNIT, genereal Jorge Ernesto Pinto Fraxe. Informa que não tem autonomia, não pode demitir superintendentes regionais, pois os mesmos são indicação política, que seria "leviano" dizer que tem algum poder sobre o maior câncer do órgão: o seu aparelhamento. A lama continua. A roubalheira não vai ter fim. A matéria abaixo é de O Globo. Clique sobre a imagem para ampliar.
 Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuyX5EZwwRw36-ujf0AEuB2_VRe-BJesHuxghJukgdDKnraKXZatcsMLVhJep8KeQOeh43ty9KcUeTMVN-4IkLfiYSB7PdMzNkefYVi_dq5Y0ze6YW6vAbh58WUC4sALHfXGb3sYisiw0/s400/Nada.png



Postado por O EDITOR às 04:12:00 14 comentários Descrição: http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif

Tucano bonzinho.

Sérgio Guerra, presidente do PSDB, foi procurar Fernando Henrique Cardoso para cobrar o seu apoio à CPI da Corrupção. Ouviu do ex-presidente que cabe ao partido decidir sobre o tema, mas que ele estará ao lado de Dilma sempre que achar que ela está certa. Ao que tudo indica, FHC decidiu que vai morrer sem tirar o PT do poder, já que foi ele quem colocou o Lula lá.
Postado por O EDITOR às 04:00:00 4 comentários Descrição: http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif

Ministro chama jornalistas de desleixados, preguiçosos e vagabundos.

A Folha de Sao Paulo está levando um "banho" do ministro petista Paulo Bernardo, das Comunicações, que, aliás, está tirando sarro da imprensa inteira e da oposição. Parece seguro de que não existem provas contra ele e fica dando corda para todos se enforcarem. Este Blog avisou que ser atacado sem provas é tudo o que PT quer para chamar a imprensa de vagabunda, como fez este ministro petista. Tiro no pé. Vejam, abaixo, matéria da Folha de São Paulo.

Paulo Bernardo fez críticas à imprensa que, segundo ele, publica informações "em off" (quando a informação é publicada sem a identificação da fonte).Ele disse que o jornalista não pode ser "desleixado, preguiçoso" e que tem que apresentar provas do que publica. Indagado pela Folha sobre por que não procurou o dono da empresa, que ele diz ser seu amigo, para esclarecer o caso, disse: "Mas quem é que é jornalista aqui, a senhora ou eu? A senhora apure. A senhora fica escrevendo matéria sem apurar, aí depois eu tenho que confirmar sua matéria". E seguiu: "Acho que vocês têm de fazer apuração. Gente, vamos trabalhar".


Tribuna da Internet, quarta-feira, 24 de agosto de 2011 | 04:00

Apoio maciço da sociedade ao comício contra a corrupção

Pedro do Coutto
A ABI e a OAB, como sempre ocorre em momentos críticos da vida nacional, agora juntamente com uma série de outras entidades civis e sindicatos independentes, lançaram uma cruzada no país contra a corrupção, (que ninguém aguenta mais ) e que terá como ponto de partida o comício-monstro dia 20 de setembro na Cinelândia.
É aguardada a presença das lideranças civis e a plena participação, com voz e voto, de todos os que desejarem apoiar a iniciativa, incluindo profissionais de todas as categorias, donas de casa, professores, estudantes dos vários níveis.
A campanha é aberta a todos que desejarem protestar contra a onda deslavada de roubalheira que assola o país e envergonha os homens e mulheres de bem, de todas as idades e atinge a imensa população honesta e trabalhadora. Os que vivem de seus salários, não de comissões ilícitas e imundas. A concentração, que deve se transformar numa das maiores da história do Rio, começará as 17 e acabará as 20. O microfone estará liberado aos que dele quiserem se utilizar para o protesto.
Mas eu disse que a concentração na Cinelândia poderá se transformar em um novo comício dos 100 mil, 1968, quando estudantes, artistas, jornalistas, líderes estudantis foram às ruas reagindo pacificamente ao arbítrio e truculência da ditadura militar. Naquela ocasião, como mostra a bela e eterna foto de Evandro Teixeira, primeira página do Jornal do Brasil da Época, um dia de Junho, estiveram juntos também a UNE e o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom José Castro Pinto.
Hoje, não se sabe se a Arquidiocese vai comparecer, mas tem-se quase certeza da ausência da UNE. Uma bela adormecida aguardando um toque e consciência para despertar da hibernação. Uma pena. Mas sou otimista: ainda creio na sua ressurreição. Se acontecer, será um impacto político altamente expressivo e positivo para o país.
Por que acredito no apoio? Tenho uma resposta, a meu ver consistente. Domingo passado, aliás sempre aos domingos, participo de uma mesa de debates na Rádio Tupi das dez ao meio-dia, dirigida pelo jornalista Haroldo de Andrade Júnior. Ele colocou o tema em debate, logo após expô-lo a uma pesquisa entre os ouvintes. Ouvintes só não. Telespectadores também.
Porque, vale à pena acentuar este aspecto, é grande o acesso pela Internet, incluindo também a imagem.Para se ter uma ideia , o programa apresenta a média de 380 mil ouvintes por minuto, forma de medição, já que parcelas ponderáveis se revezam durante o desenrolar. Pela Internet, a Rádio Tupi apresenta um total de acessos da ordem de 580 mil. O índice se mantém constante. Haroldo de Andrade Junior lidera amplamente o horário na cidade e fora dela.Porém não desejo me desviar do assunto principal.
Colocada a matéria à manifestação dos ouvintes e internautas, a resposta foi um apoio de 95%. Cem por cento pelas ondas sonoras, 90% através das teclas e telas eletrônicas. Vários ouvintes conseguiram obter acesso telefônico em escala razoável, já que mesa telefônica alguma será capaz de, em duas horas, atender mais de duas mil ligações.
No entanto, a força de expressão não reside só no número de manifestações. Encontra-se, sobretudo, no entusiasmo com que foram feitas. Pois uma coisa é alguém aderir a algo, outra, muito diversa, é apoiar com entusiasmo. No caso de Haroldo Junior, domingo 21, o entusiasmo foi revelado pelo tom dos telefonemas, pelo texto das mensagens, pela rapidez das ligações. Nesse momento tive a certeza do êxito do comício. Aliás, a única forma de derrotar a corrupção e pelo menos reduzi-la substancialmente. A voz das ruas, rostos na multidão exigindo dignidade e honestidade.

 

 

================================

 

Aprece declara guerra ao Ministério Público por ações contra prefeitos

A Assessoria de Comunicação da Aprece contestou as informações publicadas, afirmando não haver embate com Procap.
Por: Márcio Dornelles, no Ceará Agora
A presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, fez uma reunião na última sexta-feira (19) com gestores e questionou o trabalho desenvolvido pela  Procuradoria dos Crimes Contra Administração Pública (Procap), do Ministério Público Estadual (MPE).
A prefeita de General Sampaio afirmou não compreender a postura do órgão que, ao invés de ajudar, fiscaliza e denuncia fraudes em administrações municipais. Veículos de comunicação e jornalistas foram citados no encontro.
A redação tentou falar com Eliene Brasileiro, mas as ligações não foram atendidas. A Assessoria de Comunicação da Aprece contestou as informações publicadas, afirmando que não há embate com o Ministério Público e que nenhum jornal ou comunicador foi citado.
O assunto foi destaque na Conexão Brasília-Ceará desta segunda-feira (22), com os jornalistas Donizete Arruda e Luzenor de Oliveira.


==============================================

Greve em 50% das escolas de Crateús

A paralisação das escolas do município atendem a greve geral disseminada por todo o estado.
Por: Kyara Gonçalves, no Ceará Agora
Em Crateús 50% das escolas permanecem em greve atendendo ao movimento de paralisação que se estabeleceu por todo o estado, desde o dia 5 desse mês. Algumas escolas aderiram 99% à greve.
É importante ressaltar que as salas de aula não estão completamente abandonadas, alguns professores estão mantendo suas atividades regularizadas. O correspondente Cícero Messias trouxe detalhes dessa noticia durante o Alerta Geral, confira no player


===========================================

Juízes e promotores sofrem ameaças no Ceará

Da Redação Jangadeiro On Line, às 17:31 de 23/08/2011 - Atualizada às 17:31
O assassinato da juíza Patrícia Acioli, no Rio de Janeiro, no último dia 11 de agosto, levantou o questionamento sobre a segurança dos juízes e promotores também no Ceará. As denúncias de ameaças à juízes, principalmente aos de varas criminais, são frequentes.
As entidades que representam esses profissionais pedem mais rigor na apuração das denúncias de ameaças e na segurança pessoal dos envolvidos. Para o presidente da Associação Cearense de Magistrados, Marcelo Roseno de Oliveira, falta segurança nos fóruns de todo o estado.
Assista a matéria do Jornal Jangadeiro:


=============================================


Dívida Externa de julho aponta crescimento de US$ 10,3 bi, segundo BC

·         Gostei55%Não gostei45%
·         Enviado 3 vezes
·          
SÃO PAULO - A dívida externa total de julho totalizou US$ 297,1 bilhões, um crescimento de US$ 10,3 bilhões em relação ao apurado para junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (23) pelo BC (Banco Central) em sua nota do Setor Externo.
A dívida de longo prazo atingiu US$ 247,6 bilhões, aumento de US$ 11,8 bilhões, enquanto a de curto prazo totalizou US$ 49,5 bilhões, retração de US$ 1,6 bilhão.
Segundo o BC, os principais fatores de variação da dívida externa de longo prazo no segundo trimestre foram as captações líquidas de empréstimos por bancos, US$ 6 bilhões, de emissões de títulos por bancos, US$ 2,7 bilhões; e de empréstimos tomados por outros setores, US$ 2,5 bilhões. A variação por paridades elevou o estoque em US$ 338 milhões.
Já a retração da dívida externa de curto prazo decorreu de amortizações líquidas de empréstimos pagas por bancos, US$ 989 milhões, e por outros setores, US$ 521 milhões.
Reservas internacionais
Ainda segundo a nota do BC, as reservas internacionais em julho somaram US$ 346,1 bilhões, incremento de US$ 104 bilhões em relação a junho deste ano. Ainda segundo o Banco Central, a instituição comprou, líquido, US$ 6,6 bilhões no mercado doméstico de câmbio à vista.


=================================

Repasso-lhe, a pedido do amigo jornalista Wanderley Pereira. Há muito acabou-se também a tranquilidade e a paz da vida outrora bucólica dos nossos sertões. E os governantes, irresponsavelmente, zombam do povo, ludibriando-o e brincando de fazer segurança pública, camuflando os verdadeiros motivos da violência.Definitivamente, o nosso País perdeu o rumo e o prumo.
Estênio,
Veja o comentário a ser lido logo mais no "Barra Pesada" de hoje. Veja se passa para seus amigos em Canindé.
Abs.

Wanderley Pereira

[OnCam:NONATO]
[ReadRate:150]


NA PASSARELA DOS CRIMES QUE DESAFIAM O ESTADO E A AUTORIDADE, DESFILAM NAS MANCHETES DE HOJE MAIS UMA VEZ AS QUADRILHAS DE ASSALTANTES DE BANCOS, DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, DE RESIDÊNCIAS DE LUXO, DE SÍTIOS E FAZENDAS.
COM ATUAÇÃO CONCENTRADA SOBRETUDO NO INTERIOR, UMA DELAS FOI PRESA NA REGIÃO DE TIANGUÁ, QUANDO SE PREPARAVA PARA ASSALTAR A CASA DO PAI DO PREFEITO DO MUNICÍPIO. OUTRA, FOI APANHADA TAMBÉM PELA POLÍCIA APÓS ASSALTAR RESIDÊNCIA NUM SÍTIO EM MARANGUAPE. ELES FUGIRAM NUMA CAMINHONETA, COM R$ 20 MIL DO EMPRESÁRIO DONO DO SÍTIO, O QUAL DEIXARAM AMARRADO.
É INCRÍVEL, MAS JÁ NÃO SE TEM  PAZ NEM NA CAPITAL NEM NO INTERIOR. PASSAR O FIM DE SEMANA OU UM FERIADO NA CASA DE PRAIA, NO SÍTIO OU NA FAZENDA PARA REPOUSAR VIROU GRANDE RISCO. E OS QUE SE OBRIGAM A RESIDIR NESSAS ÁREAS VIVEM SOB TENSÃO PERMANENTE.
UMA MULHER TELEFONOU DESESPERADA AQUI PARA O ANUNCIANDO QUE VAI DEIXAR SUA FAZENDA NAS PROXIMIDADES DE CANINDÉ, ONDE JÁ FOI ASSALTADA 27 VEZES. A POLÍCIA DE CANINDÉ TEVE QUE PRENDER UMA QUADRILHA DE LADRÕES E DE RECEPTADORES, NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA, NO DISTRITO DE CAMPOS, PARA QUE A COMUNIDADE PUDESSE CELEBRAR SEM RISCOS A FESTA DO PADROEIRO. A VIOLÊNCIA FOI O TEMA DOS SERMÕES NAS NOVENAS E NA MISSA DO LUGAR. SÓ QUE A MAIORIA DOS PRESOS FOI SOLTA PORQUE ERA CONSTITUÍDA DE MENORES. NEM OS PAIS, NEM A ESCOLA, NEM OS CONSELHOS TUTELARES  SABEM  O QUE MAIS FAZER DELES.
ESTA É A TRAGÉDIA MAIOR.  


======================

Carlos Newton
E inacreditável, inconcebível e inaceitável. As denúncias contra o Ministério do Turismo são tão variadas e espantosas que nem deveriam merecer crédito. Mas como dizia Orson Welles, é tudo verdade, não podem ser desmentidas. Temos que aceitá-las, por mais espantosas que sejam.
O pior é que a Controladoria Geral da União (CGU) sabia de quase tudo, seus auditores cumpriram sua obrigação, mas o governo Lula-Rousseff não tomou nenhuma medida. Pelo contrário, varreu a sujeira para debaixo do tapete, conforme se constata por um relatório concluído ano passado, mostrando que a CGU examinou 1.644 convênios, cujas vigências se encerraram até 31 de outubro de 2009, e constatou que todos estavam há mais de 60 dias pendentes de análise, contrariando normas da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Traduzindo: esse festival de corrupção até poderia ser evitado, caso o ministério do Turismo apreciasse as prestações de contas obrigatoriamente apresentadas por seus conveniados em tempo hábil e com rigor. Em caso de irregularidades, é justamente o parecer sobre as contas que bloqueia o repasse de mais dinheiro para entidades suspeitas. Portanto, a demora em examinar o cumprimento dos convênios beneficiava diretamente os fraudadores, porque as ONGs corruptas poderiam continuar celebrando novos contratos, impunemente.
Impressionante reportagem de Fabio Fabrini em O Globo mostra que o pente-fino da CGU exibiu existência de convênios assinados no mesmo dia do evento que patrocinaram, demonstrando que não cumpriram os trâmites burocráticos necessários. Não raro, a prestação de contas era entregue antes de todos os pagamentos terem sido feitos. Era comum que as ONGs usassem projetos para promoção pessoal de dirigentes ou venda de produtos. Dinheiro público também bancava eventos cuja entrada era paga pela bilheteria, sem que isso seja citado na solicitação da verba.
***
UM MINISTÉRIO QUE CUSTOU CARO
Criado em 2003, no início do primeiro governo Lula, o Ministério do Turismo jamais funcionou a contento. Na verdade, só serviu para possibilitar transferências voluntárias de recursos públicos para ONGs e prefeituras, frequentemente alvos de denúncias de corrupção e fonte de dividendos políticos para parlamentares e prefeitos.
De 2006 até agora, essa transferência de recursos alcançou R$ 4,2 bilhões. Se esse valor tivesse sido usado para divulgar no exterior as múltiplas possibilidades turísticas do país, o número de visitantes estrangeiros teria triplicado, no mínimo. Não por acaso, a maior distribuição de recursos públicos foi feita em 2008, ano de eleições municipais: R$ 951,7 milhões, sendo a maior parte – R$ 830,7 milhões – em convênios e contratos com prefeituras, ora vejam só. Em 2010, também ano de disputa por cargos eletivos, foi gasta a segunda maior cifra: R$ 864,3 milhões ao todo.
Os dados constam do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Em 2011, até quinta-feira passada, o Ministério já havia pago R$ 151,6 milhões para prefeituras e R$ 44,9 milhões para ONGS pretensamente sem fins lucrativos.
***
TUDO SEM LICITAÇÃO, É CLARO
Uma das ONGs flagradas pela CGU, a Universa, recebeu R$ 3,75 milhões para realizar estudos sobre a criação de escritórios no exterior como estratégia para atrair investimentos ao Brasil, e também sobre o potencial de Sul e Centro-Oeste de seduzir investidores.
O contrato foi firmado pelo Ministério com dispensa de licitação e sem documentos para comprovar a reputação ético-profissional da entidade, exigência legal. No projeto básico, que orienta a contratação, faltavam itens como qualificação dos profissionais que fariam os trabalhos, horas de dedicação necessárias, estrutura dos relatórios e composição de custos.
Detalhe importantíssimo: os tais “estudos” foram construídos com trechos copiados na íntegra da internet, sem, inclusive, citação de fontes. Entre os textos, havia informações retiradas dos sites da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), do próprio Ministério do Turismo e do Atlas Sócio-econômico do Rio Grande do Sul. “Constatou-se, também, a utilização dos mesmos textos em diversos produtos elaborados pela contratada, reduzindo, sobremaneira, a extensão dos conteúdos novos inseridos em cada produto”, denunciaram inutilmente os auditores.
Tudo isso passou pelo crivo do Ministério do Turismo, que pagou os valores acordados. Mas os oito relatórios da ONG foram entregues com atraso, um deles 343 dias após o previsto, fora até do prazo de vigência do contrato. O primeiro relatório do cronograma, com “a descrição da metodologia a ser adotada”, custou R$ 750 mil e tinha 17 páginas. Subtraindo-se capa, contracapa, sumário, apresentação institucional e antecedentes (com informações do Plano Nacional do Turismo 2007-2010), objetivos e justificativas (cujo teor, segundo a CGU, foi integralmente extraído da internet), além das referências bibliográficas, sobraram somente quatro páginas, que de fato foram redigidas pela ONG, ao custo efetivo de R$ 187,5 mil cada.
Apesar dos questionamentos da CGU, o Ministério do Turismo insistiu em firmar novos contratos com a Universa. Em quatro convênios e contratos,a ONG já recebeu R$ 26,68 milhões. Questionada pelos jornalistas, a Assessoria do Ministério não soube informar se os trabalhos tiveram serventia.
Já a Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos conseguiu R$ 276,7 mil para divulgar destinos turísticos de Minas em jornais do interior e de São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e Brasília. Os anúncios, na verdade, não passavam de propaganda da conhecida agência de viagens CVC para um atraente roteiro de oito dias e sete noites em BH e Diamantina. “Férias a partir de R$ 1.258″, dizia um dos anúncios, iguais aos que a CVC coloca semanalmente em jornais espalhados pelo país. Neste caso, “a utilização de recursos federais atendeu a interesses privados”, concluiu a CGU, que determinou revisão da prestação de contas do convênio e análise sobre os atos dos funcionários que a aprovaram.
Como se vê, a Controladoria-Geral da União fez seu trabalho, mas o Ministério do Turismo simplesmente não o levou em consideração, confiante na impunidade eterna, que acabou sendo obstada pela intervenção da Polícia Federal na Operação Voucher, que tantas críticas  tem custado à importante corporação.


=========================

Carlos Newton
Escolhido para assumir o Ministério da Agricultura no lugar de Wagner Rossi, o novo ministro Jorge Mendes Ribeiro Filho vai tomar posse no cargo hoje, às 11 horas, no Palácio do Planalto. Espera-se ardentemente que suas ações não correspondam às declarações que vem dando, desde que foi indicado para o cargo.
Confirmado na quinta-feira como novo ministro da Agricultura, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) foi logo afirmando que o lobby é uma “questão legítima, que todo mundo faz”, dizendo até que é autor de um projeto de lei que permite aos lobistas circularem livremente pelo Congresso.
Nesse ponto, Mendes Ribeiro foi de uma infelicidade impressionante, ao falar de corda estando prestes a entrar na casa de um enforcado. Como todos sabem , um dos motivos que levaram à demissão do ex-ministro Wagner Rossi foi justamente o livre acesso do lobista Júlio Fróes às dependências do Ministério da Agricultura, onde tinha mesa de trabalho e ramal telefônico, que usava para conduzir licitações e tudo o mais, com o agravante de ser ex-traficante de drogas, condenado ao ser preso com um  quilo de cocaína, vejam só a que ponto chegamos.
A segundo forte mancada de Mendes Ribeiro foi dizer que, com pouca experiência na área agrícola e rural, pretende “aprender muito” com ex-ministros da Agricultura, inclusive com seu antecessor, o próprio Wagner Rossi.  Aliás, em sua primeira entrevista após ter sido confirmado no cargo, ele fez vários elogios a Rossi e disse que irá procurá-lo nos próximos dias.
“Tenho muito que aprender. Quero aprender com ele [Rossi]“, disparou, para espanto dos jornalistas, que não estão acostumados com esse tipo de franqueza absoluta, principalmente em meio a um escândalo administrativo de tamanhas proporções.
Para culminar, o novo ministro disse ainda que as investigações na pasta e na Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) cabem apenas aos órgãos apropriados para investigação. “Faxina? Eu vou tratar é da Agricultura”, disse ele, que parece com um personagem de Voltaire, o “professor Pangloss”, que julgava estar vivendo no melhor dos mundos, desconhecendo toda a podridão à sua volta. E “la nave va”, fellinianamente.


===========================

EVOLUÇÃO E MUDANÇA
Carlos Augusto Parchen

Allan Kardec, o magnífico Educador e Codificador da Doutrina Espírita, sob a égide de elevados amigos espirituais que lhe presidiram os trabalhos, nos alertava para alguns pontos fundamentais no desenvolvimento da Doutrina Espírita:
·         a evolução é o único determinismo do Universo, e ela (a evolução) ocorrerá mesmo a nossa revelia, sem que nada possamos fazer. Tudo no Universo está sujeito a evolução, que gera aprendizado, o que por sua vez serve como alicerce para o processo evolutivo;
·         as revelações que os espíritos nos trazem, são sempre compatíveis com a época em que ocorrem, pois os Espíritos Elevados respeitam nossas limitações, atuam dentro de nosso nível de conhecimento e consciência e não violam jamais o nosso livre arbítrio, nem nosso livre aprendizado. Seus ensinos são sempre para consolidar um nível de conhecimento que já está permeando a humanidade, porém sem induzir rumos ou "pular etapas" de aprendizado e desenvolvimento;
·         as explicações dos espíritos sobre muitos pontos da Doutrina, estão muitas vezes limitadas pela ainda parca evolução intelectual da humanidade, pela pobreza de nosso vocabulário e pela inexistência de referenciais que lhes permitam exemplificar corretamente o ensino;
assim como a Doutrina Espírita veio a seu tempo lançar luz e clarear muitos pontos obscuros do Evangelho, a evolução do conhecimento humano e das ciências possibilitará que vários pontos do Espiritismo sejam clareados, provados, discutidos e aprofundados;
·         a razão, a análise lógica, o raciocínio coerente e a comprovação científica, segundo Kardec, deveriam ser suficientes para que a Doutrina viesse a agregar novos conhecimentos e alterar conceitos errôneos e incompletos de seu conhecimento e de seu ensino, devendo ser imediatamente incorporados a Filosofia, Ciência e Moral Espírita como parte de sua evolução;
·         as obras da Codificação Espírita constituem-se no alicerce, na fundação, na base do Espiritismo, base esta sobre a qual se erguerá o Edifício da Doutrina. Esse edifício está sendo construído a partir da evolução do conhecimento e da ciência, junto com os novos ensinos trazidos pelos Espíritos Elevados. A Codificação não é a obra acabada, mas sim seus alicerces.
Trazemos estes pontos à reflexão, pois muitos Espíritas estão se esquecendo dessas colocações, e estão passando a considerar as Obras Básicas da Codificação como verdadeiros "Livros Sagrados", que contém a "verdade" da Doutrina, sendo "intocáveis" e "inquestionáveis" sobre tudo o que se refere ao Espiritismo.

Para essas pessoas, qualquer ponto que não possa ser rigorosamente "achado" nas Obras Básicas, é colocado sob suspeição e até sumariamente rejeitado, independente de toda a lógica, de toda a razão e de toda a comprovação científica que possa trazer embutido, atitude essa que contraria frontalmente o que Kardec colocava como normal e necessário para a própria sobrevivência da Doutrina.

É evidente que a época em que as Obras da Codificação foram escritas, o nível de conhecimento e as limitações da linguagem, impediam o aprofundamento de muitos pontos cruciais da Doutrina, e dificultam sobremaneira o entendimento da "verdade completa" sobre muitos tópicos e itens. Hoje, com novos conhecimentos científicos, culturais e uma linguagem mais avançada e flexível, certas explicações aparecem, lógicas, coerentes e até mesmo provadas, mas que são rejeitadas por "....irem contra Kardec....", por "...contrariarem Kardec....".

Mas o Codificador já previa isso. Não pretendia ele ser o "Dono da Verdade". Nem ele, nem os Espíritos Superiores. Sabiam que a "verdade" é relativa, apenas representa o conhecimento cultural e científico daquele momento específico. Por exemplo, até poucos anos atrás, os estados da matéria eram três (sólido, líquido e gasoso). Quantos de nós sabem quais são os estados da matéria hoje? Já são aceitos pelo menos seis, e alguns estudos começam a provar a existência de outros. Se admite hoje a possibilidade de 14 estados diferentes da matéria. Os cientistas da década passada estavam errados? Não, eles detinham apenas "parte da verdade". E os de hoje apenas detêm uma parte um pouco maior dessa "verdade".

Kardec era infalível? Essa pergunta dói. E como incomoda. Alguns Espíritas simplesmente se recusam a refletir sobre isso. Mas sabemos todos que a resposta é não. Kardec era falível, os médiuns que trabalharam com ele eram falíveis. Além disso, existia um conhecimento científico e cultural limitado na época. Os Espíritos Elevados estavam limitados em sua atuação e em seus ensinos por essa realidade.

As obras básicas são infalíveis? Claro que não, pelo mesmos motivos expostos no parágrafo anterior. Mas os Espíritos Superiores não revisaram todo o trabalho da Codificação? Não corrigiram todos os erros? Não completaram todas as lacunas? E a resposta é novamente não, pelo motivo que o próprio Kardec nos colocava, orientado pelos Espíritos Superiores: "...o livre arbítrio é absolutamente inviolável...".

Não podemos tornar as obras da Codificação, nem mesmo o Livro dos Espíritos, nem o Evangelho Segundo o Espiritismo, nem o Livro dos Médiuns, nenhum deles, na "Bíblia Sagrada" dos Espíritas. Kardec não queria isso e nos alertou sobre isso.

Temos que nos lembrar que muitos dos conceitos mais modernos da Doutrina Espírita, já assimilados e incorporados pela prática espírita, em âmbito até mundial, nos foram trazidos pela mediunidade de Francisco C. Xavier, psicografando André Luiz, cujos ensinos "revolucionaram" a Doutrina Espírita. No que se refere ao perispírito, ao passe, as energias e a muitos outro itens, grande parte do ensino de André Luiz não é encontrado nas Obras Básicas. Mas os conhecimentos e ensinos trazidos estão certos. E são aceitos pela maioria das Casas Espíritas, paradoxalmente, mesmo sem muita análise e reflexão.

Hoje temos novos autores, Pesquisadores de Nível Universitário, Mestres , Doutores e Pós-Doutores, Filósofos, Médicos, Físicos, Cientistas enfim, que vêm trazendo novos e profundos conhecimentos para o Espiritismo. Simplesmente rejeitar esses novos conhecimentos científicos e culturais, sob a alegação de que "...não estão em Kardec...", ou porque "...vai contra o que colocou Kardec..." é no mínimo negar tudo o que disse e pensou o nosso Mestre Lionês.

Temos ainda que nos lembrar que hoje, não existe quem possa fazer o trabalho que Kardec fazia, de compilar, analisar e sistematizar todo o conhecimento espírita do mundo. Não temos e não teremos. As Federações não podem cumprir esse papel, pois não têm caráter normativo (e nem devem ter mesmo), estando sujeitas, como qualquer grupamento humano, a "correntes ideológicas" (inclusive não kardecistas) e as inefáveis paixões humanas, que as inviabilizam para tal papel. Cabe aos Espíritas abrirem mente e coração, inteligência e razão, análise e reflexão para o estudo de cada uma das novas obras, das novas proposições, dos novos paradigmas propostos, passando-as pelo "crivo" a que se referia Allan Kardec, analisando as provas, as evidências, a lógica e a razão e concluindo a respeito.

O que não se pode é simplesmente "negar", por não se achar que não está "de acordo" com as obras básicas. Não se pode tentar defender posições dogmáticas e excludentes, porque "...não está em Kardec...". Fazer isso é tomar a mesma atitude que levou a estagnação e fracasso da Religiões Tradicionais.

Negar a evolução, negar o avanço, negar as mudanças, negar a agregação de novos conhecimentos é, por si só, ir contra o que nos trouxe e deixou Allan Kardec. Essa atitude é a que realmente não encontra amparo nas Obras Básicas.

Para encerrar, fica aqui a recomendação para um estudo detalhado e minucioso da Introdução e dos Prolegômenos doLivro dos Espíritos, que infelizmente muitos "pulam" e se descuidam.

Evolução e Mudança andam juntas. Graças a Deus na própria Doutrina Espírita.

(Artigo escrito em abril de 2003 e reproduzido do site do Centro Espírita Luz Eterna - CELE - com a autorização do autor)

* * *

Para refletir

...fazemos filosofia experimental e não especulativa. Para combater as teorias do Espiritismo, não basta, pois, dizer que elas são falsas, seria preciso opor-lhes fatos dos quais estariam impossibilitadas de dar a solução.

E neste caso mesmo manter-se-á sempre num nível, porque seria contrário à sua essência se obstinar numa idéia falsa, e que se esforçará sempre em preencher as lacunas que possa apresentar, não tendo a pretensão de ter chegado ao apogeu da verdade absoluta.

Essa maneira de encarar o Espiritismo não é nova; pode-se vê-la em todos os tempos formulada em nossas obras. Desde que o Espiritismo não se declara nem estacionário nem imutável, ele assimilará todas as verdades que forem demonstradas, de qualquer parte que venham, fosse da de seus antagonistas, e não permanecerá jamais atrás do progresso real.  Ele assimilará essas verdades, dizemos nós, mas somente quando forem claramente demonstradas, e não porque agradaria alguém de dar por elas, ou seus desejos pessoais ou os produtos de sua imaginação.  Estabelecido este ponto, o Espiritismo não poderia perder senão se se deixasse distanciar por uma doutrina que daria mais do que ele; nada a temer daquelas que dariam menos e dele fortificariam o que faz a sua força e a sua principal atração.

Se o Espiritismo ainda não disse tudo, ele é, no entanto, uma certa soma de verdades adquiridas pela observação e que constituem a opinião da maioria dos adeptos; e se essas verdades passaram hoje ao estado de artigos de fé, para nos servir de uma expressão empregada ironicamente por alguns, isto não é nem por nós, nem por ninguém, nem mesmo por nossos Espíritos instrutores e elas foram assim colocadas e ainda menos impostas, mas pela adesão de todo mundo,cada um estando em condições de constatá-las.

(...)

...o Espiritismo, tomando o ponto de partida de todos os seus princípios na observação dos fatos, não pode ser derrubado por uma teoriamantendo-se constantemente ao nível das idéias progressivas, não poderá ser ultrapassado; apoiando-se sobre o sentimento da maioria, ele satisfaz as aspirações da maioria; fundado sobre estas bases, é imperecível, porque aí está a sua força.

Allan Kardec, na Revista Espírita de janeiro de 1866, Considerações sobre a Prece no Espiritismo.


Com esta mensagem eletrônica
seguem muitas vibrações de paz e amor
para você
---------





-SE VOCÊ NÃO É DA “FAMILY”, QUE SE DANE!-


                 Por prof. Carlos Carvalho

     Leio nos jornais, que os juízes poderão entrar em greve.
Reivindicam aumento salarial que, se conseguido, aumentará um mísero
salário de R$ 26 mil para uns parcos R$ 30 mil. Alguém em sã
consciência acha que eles não conseguirão o tal aumento? Ou será que
sua greve será declarada ilegal?

    O referido episódio me vem à mente, quando os professores da rede
estadual de ensino do Ceará optaram por paralisar suas atividades na
luta por melhorias salariais e melhores condições de trabalho. O
governador do Estado, que pertence a um partido dito “socialista”,
afirma que não haverá negociação; o que nos parece por demais
estranho, uma vez estarmos numa democracia.  E, dizem, que quando não
temos muito em que pensar, acabamos pensando coisas à toa. Como não
sou o Eike Batista (aquele a quem o Ceará vende água a preço de
banana, enquanto vários cearenses não têm acesso ao precioso líquido)
e como tal não perdi R$ 2 bilhões na bolsa, fico pensando em
coisinhas. Por exemplo, penso onde estudam os filhos do excelentíssimo
senhor governador, da secretária de educação? Como disse,
pensamentozinho à toa, pois não tenho o menor interesse em saber. Sei,
contudo, que, se crianças, não estudam nas escolas públicas, que caem
aos pedaços. Se mais jovens, não estudam na Universidade Estadual do
Ceará - UECE, vítima da inépcia e do descaso de sucessivos
governantes. Certamente ajudam a encher os cofres de instituições
privadas nacionais ou estrangeiras. Aos que não são da “family” resta
aqui e ali um curso técnico. Para que pobre com nível superior, não é
mesmo, Senhor Governador?

        Dizem que no Butão, o rei sempre se curva na presença de
professores. É uma maneira de o soberano mostrar aos seus súditos a
importância da educação. A importância dos mestres. No Ceará, conforme
o jornal O povo do dia 24/08/11, os professores organizaram um
protesto e foram recebidos pelo batalhão de choque da polícia militar.
Longe de querer comparar o Butão com o Ceará. Enquanto lá eles já
trabalham com a FIB (Felicidade Interna Bruta), aqui ainda baseamos
nossa vida no PIB (Produto Interno Bruto), no “prendo e arrebento” da
ditadura, maquiada de democracia.

        Os filhos dos nossos governantes não precisam da minha (nem
da sua) preocupação. São bem nascidos e já estão muito bem
encaminhados na vida. Minha preocupação, no entanto, é com os
severinos e as severinas que moram lá nas brenhas. Aquelas
criaturinhas miseráveis que nunca andaram nem de avião nem de

limusine e que, muito provavelmente, jamais irão à Nova York com sua
“family” (incluindo suas futuras sogras). Como naquele poema, tudo que
conhecem é o beco. Na falta do carro pau de arara, nada de escola. Na
falta da escola, nada de merenda, nada de comida, nada do mínimo que
já não possuem. Mas quem se importa se os nossos mestres recebem um
salário ridículo. “O que importa é o que já não importa o que
importa”. Quem se importa com as desocupações das casas daqueles que
terão que sair do caminho, para não enfear a cidade à espera da Copa
de 2014? Atitude semelhante fez o autoritário governo chinês ao
receber os últimos jogos olímpicos.

          Aqueles que deveriam trabalhar para e pelo povo querem mais
é que o povo se exploda. Esse povinho sem modos, pobre e feio que não
é da “family”. Esse mesmo povinho que nunca foi a São Paulo Fashion
Week, nem pode passar férias no circuito Paris - Nova York – Tóquio –
Milão. Para esse povo um aquário basta. Mesmo que esse povo não queira
um aquário. Mesmo assim terão que pagar por aquilo que não precisam.
Tem sido assim nas democracias modernas.

            O governo “democrático” do Ceará deveria se envergonhar
da miséria que paga aos seus professores. Mas querer que político
tenha vergonha é querer demais. Espero que os professores mantenham a
greve e que a eles se juntem seus alunos e suas famílias. Corre-se o
risco de, em alguns dias, a justiça considerar a greve ilegal. Greve
de motorista, professor, policial é quase sempre declarada ilegal. É
assim que tem se portado a justiça por essas bandas. Justiça com dois
pesos e duas medidas. Ou seja, quando não falta, demora. E, conforme
Rui Barbosa, justiça que atrasa não é justiça. Mais um pensamentozinho
à toa: Se quem ganha R$ 26 mil está reclamando, imagine quem ganha R$
1.800,00.

            O jornal O Povo do dia 06/08/11 trouxe a seguinte
notícia: “Cid e aliados debatem um “projeto socialista” para
Fortaleza”. É um socialismo made in China? Alguém aí precisa explicar
ao chefe do executivo e aos seus aliados o significado do termo
socialista, pois as ações e tomadas de decisão desse governo estão
mais para o autoritarismo do que para qualquer coisa que objetive o
bem estar da população menos favorecida, incluídos aí os severinos e
severinas que estão sem aula e sem comida. Mas quem se importa?

--
Rebecca Ramos Medeiros
Bolsista de Pesquisa - CNPq-IC
Grupo de Pesquisa TRADICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário