sexta-feira, 15 de julho de 2011

PÉROLAS DO ESTÊNIO

Lula volta a praticar seu esporte preferido - bater na imprensa

Foto: Givaldo Barbosa / O Globo

Demétrio Weber, O Globo, e Valor Online
Ao participar nesta quinta-feira do 52.º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

rebateu a crítica de que a entidade mantém uma postura 'chapa-branca', isto é, favorável ao governo federal.
Lula não só saiu em defesa da UNE, como também partiu para o ataque contra a imprensa. Ao iniciar seu discurso, Lula disse que estava com "saudades do microfone" e repetiu por diversas vezes o bordão "nunca antes na história deste país", que marcou sua gestão. O ex-presidente registrou a ausência de duas pessoas: de seu vice José Alencar, morto em março, e da presidente Dilma Rousseff.
Citando matéria publicada na última quarta-feira sobre o fato de o congresso da UNE ser patrocinado por estatais, Lula criticou a cobertura do evento pela imprensa nacional. Ele também criticou a interpretação dos jornais que fazem comparações entre o seu estilo de governar e o da presidente Dilma Rousseff.
Ele reclamou das matérias sobre sua ida a Brasília para reunir-se com políticos e ajudar o governo Dilma, criticando o tom que, segundo ele, buscaria passar a imagem de que a presidente é fraca.
- Só diz que ela é fraca quem não conhece a personalidade dela. Se o babaca que escreveu isso já tivesse sentado com a Dilma dez minutos ele ia saber que ela pode ter todos os defeitos do mundo, menos ser fraca. Ninguém passa três anos e meio na cadeia, barbaramente torturada, e é eleita presidente da República. Essa é a maior vingança com quem a torturou.
O ex-presidente também declarou:
- Eu estou ficando invocado, porque já faz seis meses que eu deixei a Presidência, mas eles não saem do meu pé.
Antes, ao se dirigir ao presidente da UNE, Augusto Chagas, Lula afirmou, de novo sem citar nomes, que não seria uma publicação de cobertura nacional.
- E você, Chagas, não tenha preocupação com quem diz que vocês são chapa branca - afirmou. - Você pensa que (o jornal) tem caráter nacional. Não sai do Rio de Janeiro. Vai na Baixada Fluminense e vê quantos jornais chegam lá.
Lula fez o mesmo raciocínio em relação à imprensa paulista, dizendo que em São Paulo também haveria jornais que "se acham nacionais":
- Os grandes de São Paulo quase não chegam ao ABC, que está a 23 quilômetros da capital.
(Comentário meu: Se a imprensa tem circulação tão restrita como diz Lula, se é tão pouco importante como ele dá a entender, não deveria se preocupar com ela. Não deveria aproveitar qualquer chance que tem para espancá-la. Ao fazê-lo, na verdade trai sua inconformidade com o fato de a imprensa já não se ocupar tanto dele como antes. Lula está se tornando uma figura patética.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário