domingo, 19 de junho de 2011

TAMBORIL

“Sou artesã e mulher de negócios”








Por Redação Pantanal News/Agência Sebrae de Notícias
Presidente da Associação Tamboriarte, Maria de Fátima, vence o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Negócios Coletivos

Brasília - Em Tamboril, município do Ceará, o talento de 25 mulheres aliado à qualidade tem gerado renda e contribuído para retratar a história local. O grupo produz caminho de mesa, colcha de cama e pano de bandeja, feitos de crochê e bordado. A Associação de Artesãos de Tamboril (Tamboriarte) é uma iniciativa de como o trabalho cooperado pode transformar a vida e a realidade das famílias locais.

A presidente da cooperativa e vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria ‘Negócios Coletivos’, Maria de Fátima Santana de Oliveira, coordena os trabalhos. A empreendedora conta que aprendeu a fazer crochê e a negociar suas peças ainda menina, ensinamentos passados por seus pais agricultores. “Desde pequena aprendi que posso sobreviver da minha arte e que artesanato pode ser um negócio, e não simplesmente um passatempo”, afirma.

Mesmo passando em concurso público para agente de saúde, Maria de Fátima nunca deixou o artesanato de lado. “Se me perguntam qual é o meu trabalho, digo sem medo que sou artesã e mulher de negócios”, ressalta. Em 1990, ela teve sua primeira experiência com o associativismo. “Ajudei a fundar uma associação de moradores. Tivemos importantes conquistas como proporcionar formação profissional para os moradores de baixa renda do bairro e a montagem de uma rádio comunitária”, conta.

A experiência adquirida foi utilizada para criar a Associação de Artesãos de Tamboril (Tamboriarte). “Como sou artesã e acredito na força da união, nada mais natural do que formar uma associação de artesãos.” Na época, ela fez o curso Vivência dos Inhamuns, desenvolvido pelo Sebrae local. “Tive a oportunidade de conhecer o que o design pode fazer pelo artesanato. Fizemos estudos sobre a história, cores e símbolos do Ceará”.

Ela garante que se preparou e conseguiu mobilizar um grupo de artesãos, com os quais fundou a Tamboriarte. “No início, o grupo estudou bastante sobre associativismo, qualidade, produto e mercado”, lembra. Hoje a associação tem sede e loja privilegiada no centro do município. “Nosso artesanato é conhecido pela qualidade de acabamento e pelas coleções que já lançamos, com as cores e motivos da nossa terra”.

Todas as peças em exposição na loja e as encomendas passam por um controle feito por pelo menos duas das artesãs mais experientes do grupo. Também há responsabilidade com o meio ambiente. “Nosso trabalho significa fonte de renda sustentável, que não gera resíduos poluentes, não agride a natureza e que procura utilizar matéria-prima da região, como é o caso do algodão”, explica a artesã. “A Tamboriarte hoje é referência de artesanato na região e queremos continuar sempre nos aprimorando, para que nossas conquistas sejam mantidas e nossos sonhos se renovem e se realizem”, torce Maria de Fátima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário