quinta-feira, 9 de junho de 2011

PREFEITO AFASTADO VOLTA PARA A CADEIA -DN






Marcos Alberto Martins Torres apresentou-se à Polícia Civil na noite de ontem, tão logo soube da decisão do TJCE
Câmaras Criminais Reunidas cassaram o habeas corpus que havia colocado o político em liberdade há 15 dias

O prefeito afastado do Município de Nova Russas (a 316Km de Fortaleza), Marcos Alberto Martins Torres, está de volta à prisão. No começo da noite passada, ele apresentou-se na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), no Centro. Horas antes, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) revogou a liminar que havia posto o político em liberdade no último dia 22 de maio.

Segundo o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno, até por volta de 20 horas o prefeito permanecia naquela delegacia aguardando a chegada de um oficial de Justiça com o a cópia do mandado de prisão preventiva expedido pelo TJCE.

Decisão

O prefeito afastado havia sido preso preventivamente no dia 10 de maio durante uma operação da Polícia Federal. Ele estava escondido em um condomínio no Porto das Dunas, em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza logo após o Tribunal decretar sua custódia. Outras 12 pessoas foram capturadas no dia seguinte. Todas são acusadas de participação em um esquema criminoso que teria desviado dos cofres públicos a quantia aproximada de R$ 15 milhões. O prefeito é acusado de crimes como enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. Além do desvio de dinheiro público via transferências da conta bancária da Prefeitura para suas contas pessoais, Torres teria se apossado de mais R$ 8 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dinheiro que teria ido parar nas contas de sua mulher e da filha.

Afastamento

Torres foi afastado do cargo de prefeito no dia 18 de abril, por decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, em função de seu indiciamento em crime de improbidade administrativa.

Uma investigação do Ministério Público Estadual comprovou diversas irregularidades com o dinheiro público, entre elas, uma licitação fraudulenta para comprar carteiras escolares.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário