segunda-feira, 9 de maio de 2011

OSHO FALA SOBRE A DIFERENÇA ENTRE SER fCOMUM E MEDÍOCRE

           A mediocridade é o estado geral da humanidade como ela está. Ninguém quer que você seja inteligente porque quanto mais inteligente, mais difícil será lhe explorar.
                                                             ( ... )
           A pessoa comum é a pessoa natural ( ... ) Ela tem uma singularidade, simplicidade, humildade ( ... ) Por causa disso, ela se torna realmente extraordinária embora nem faça idéia disso ( ... ) Você não as verá competindo, não as verá trapaceando. Não as verá traindo ninguém. Elas não são contraditórias, não são hipócritas.
           
            Se você é uma pessoa comum, qual a necessidade de ser hipócrita? Você pode abrir o seu coração para qualquer pessoa porque não está fingindo nada.
                                                              ( ... )
            E quem é a pessoa que acredita ser extraordinária? É aquela que sofre de um enorme complexo de inferioridade. Para encobrí-lo, ela projeta a idéia oposta, mas ela só está enganando a si mesma.
                                                              ( ... )
            Em minhas décadas de trabalho com pessoas, fico pasmo ao ver como elas enganam a si mesmas ( ... ) Este é o problema de toda as pessoas medíocres. Elas não toleram que ninguém seja melhor do que elas ( ... ) A sua doença é não conseguir se aceitar como é. Quer ser algo grandioso.
                                                              ( ... )
            Se quer viver de modo autêntico e sincero, então seja simplesmente comum. Então ninguém poderá competir com você. Você fica de fora da competição que é destrutiva. De repent e você é livre para viver. Pode rir, cantar, dançar, mas a mente medíocre não tem capacidade para entender. Ela parou por volta dos 13 anos em sua idade mental ou até antes disso. Envelhece, mas não cresce. Para crescer, o primeiro passo é  aceitar sua humildade, sua simplicidade.
                                                              ( ... )
            Como você pode ser egoísta num universo tão belo, imenso, vasto, infinito?
            O desejo de comandar os outros, a sede de poder, é um dos maiores crimes que o ser humano pode cometer ( ... ) Todos os egoístas morreram frustrados, desesperados porque o ego não conhece limites. Por isso você estará sempre frustrado ( ... ) Você nunca tem de atender às expectativas de ninguém. Tem simplesmente de viver a sua vida de acordo com sua inspiração, intuição, inteligência. É assim que deve ser. O ser humano saudável não tem complexo de inferioridade.
                                                             ( ... )
            Não importa o que você faça. Importa é como faz - com espontaneidade - com a sua própria visão, com todo o seu amor. Desse modo tudo o que você tocar se transformará em ouro.

            Extraído do livro, O LIVRO DA SUA VIDA, de OSHO, e adaptado por José Matos - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário