domingo, 29 de maio de 2011

O MEC E OS LIVROS

          No dia 26 fiz comparação entre duas professoras que protagoniaram polêmica em todo o País. Naquela oportunidade manifestei meu contentamento em não mais ter que me preocupar em escrever errado, visto que o Ministério da Educação, com a liberação do livro da Professora Heloisa, me liberava também dessa obrigação. AQUI
          Outro dia li que o MEC liberou livro de História para estudantes do ensino fundamental onde o governo Lula é elogiado enquanto FHC é criticado, numa verdadeira doutrinação política. AQUI
          Tenho manifestado aqui minha preocupação com a comunização da América Latina, a partir do Foro São Paulo, porém, agora, depois da liberação dos livros que fazem apologia ao homosexualismo e ao erro, confesso que não sei mais aonde querem chegar.      

 




.

6 comentários:

  1. Não sei aonde quer chegar esse blogueiro. A Abralin (Associação Brasileira de Linguística) defendeu, em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (20), o livro didático de Português “Por uma vida melhor”, distribuído pelo MEC (Ministério da Educação).

    A nota da Abralin, assinada pela presidente e professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Maria José Foltran, afirma que os críticos do livro “não tiveram sequer o cuidado de analisá-lo mais atentamente”, e “pautaram-se sempre nas cinco ou seis linhas citadas”.

    De acordo com Foltran, o material tem como objetivo debater o uso da variação linguística para “ressaltar o papel e a importância da normal culta no mundo letrado”. “Nunca houve a defesa de que a norma culta não deva ser ensinada”, afirma a nota.

    A Abralin ainda ressalta que a linguística “não faz juízos de valor” sobre as variedades da língua, mas que constata que algumas dessas variedades têm “maior ou menor prestígio” entre a sociedade.

    Segundo o MEC, o livro está em acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) –normas a serem seguidas por todas as escolas e livros didáticos. O material, voltado para jovens e adultos, foi distribuído a 4.236 escolas do país.

    Heloísa Ramos, uma das autoras do livro, disse que a citação polêmica está num capítulo que descreve as diferenças entre escrever e falar, mas que a coleção não ignora que “cabe à escola ensinar as convenções ortográficas e as características da variedade linguística de prestígio”

    ResponderExcluir
  2. Um amigo nosso mandou pela Internet o capítulo do livro em torno do qual a direitaça criou polêemica e ali só constatei o que já imaginava: a direita mente descaadamente, pois não há nada do que afirmam. Tal como nos livros adotados nas escolas em que meus filhos estudaram, o que a autora, que por sinal escreve muitíssimo bem, mostra são as diferenças entre os diferentes modos de falar o português, o que aliás, é feito também nos manuais de idiomas estrangeiros.Mas pela lista dos auto declarados “intelectuais” que sequer leram mas atacaram a obra, torna-se evidente a ma fé e a sua intenção descarada de atingir o governo Dilma por todos os flancos. Posso enviar o capítulo se alguém o desejar.

    ResponderExcluir
  3. Essa história do livro que “ensina a falar errado” foi outra vacilada do governo/MEC. Assim que a mentira começou a circular, o MEC, no mesmo dia, deveria ter convocado uma entrevista coletiva e mostrado a ÚNICA página do livro que apresentava as tais frases, devidamente cotejadas com a forma culta. Deveria ter lido o que o livro fala, de fato, sobre variedades linguísticas e preconceito e entregado alguns exemplares para os repórteres manusearem. Foi feito isso? Não! E a coisa foi rolando e rolando e ainda continua. Ainda hoje esclareci uma colega professora, que colocou no messenger uma das frases “erradas” e sua preocupação com um livro assim. Ela respondeu dizendo que se baseara numa reportagem da Veja…
    Ainda vem esse blogueiro "com os peito mole dizendo que é moça". Mais um arauto do PIG!

    ResponderExcluir
  4. Tem de fazer do jeito do Jose Serra: distribuir a Veja em todos os colégios!
    kiakiakiakiakia

    ResponderExcluir
  5. CARO ANÔNIMO. A PREOCUPAÇÃO DESTE BLOGUEIRO QUE ATACAS É PORQUE VEJO QUE ALÉM DE JUSTIFICAR TODOS OS ERROS DESTE GOVERNO COM OS ERROS DOS OUTROS AGROA VÊM IJNOVAR ENSINANDO O ERRADO PARA QUE OS ALUNOS APRENDAM O CERTO. A MESMA COISA ACONTECEU COM O LIVRO SOBRE GAYS, MAS O PIG, COMO VC GOSTA DE CHAMAR, É ESTÁ ERRADO. SÓ NÃO ENTENDO É COMO ELE ERRA E CAI MINISTRO, CAI LIVRO ...

    ResponderExcluir
  6. O livro "maldito"

    “Não tenho sabença,
    pois nunca estudei,
    apenas eu sei
    o meu nome assiná.
    Meu pai, coitadinho,
    vivia sem cobre
    e o fio do pobre
    não pode estudá”
    (Patativa do Assaré)

    ResponderExcluir