José Alencar, sem ninguém perceber, e muito menos ele, durante anos praticou uma das maiores caridades com o povo brasileiro. A caridade do bom exemplo na adversidade. Durante 13 anos lutou contra o câncer. Fêz dezessete cirurgias, e aceitou até servir de cobaia para testar nova medicação, e nunca perdeu a vontade de viver, a disposição, a fé e a alegria que empolgavam o povo brasileiro. Essa caridade que não lhe custava nada nos acompanhará para sempre, principalmente porque vinha de um cidadão comum.
Cidadão comum, gente de bem. É o que estamos precisando nesse país em que a televisão, veículo propagador de anestesia coletiva, é dominada por gente vazia, sem ter o que perguntar, perguntando para quem não tem o que responder, com sua programação voltada para o sucesso fácil, sem esforço, apenas rostinhos bonitos.José Alencar nasceu pobre, e aos 18 anos de idade já era o melhor vendedor da loja onde trabalhava. Se era o melhor é porque, no mínimo, era simpático, prestativo, cordial e atencioso, qualidades que o invejoso não percebe e não apreende, atribuindo o sucesso alheio apenas à sorte.
Quando se luta por algo com disposição, solidariedade, honestidade e inteligência, desenvolve-se um magnetismo que contagia a todos, e uma autoridade natural. Sem querer e perceber, passa-se a fazer, contantemente, uma caridade desconhecida, mas percebida e aderida de forma intuitiva por quem presencia. A voz é expressa com firmeza, sem autoritarismo. Os olhos, brilham. O aperto de mão é firme. O ponto de vista é defendido com convicção, sem arrogância. A má vontade não é tolerada. A disciplina é marca registrada. Nesse sentido os judeus diziam de Jesus: " Ele fala como quem tem autoridade ".
j
Ontem, no velório, Lula chorava copiosamente. Não era só pela "viagem" do amigo e companheiro. Lula, chorava pela ausência do professor. Cada um de nós encontra pela vida os professores necessários, mas aproveitamos muito pouco porque não temos humildade e vontade suficientes. José Alencar era professor pelo exemplo.
Novamente recorro a André Luis: "Você encontra na vida as pessoas, lugares e situações necessários à sua evolução". Salve Zé. Como disse o vice-presidente Michel Temer: "A terra entristece e o céu alegra-se".
José Matos - Professor e Pós Graduando em Direito - 31.03.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário