segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

POBRES MULHERES DOENTES QUE PENSAM QUE AMAM DEMAIS - Zé Matos

                              Confunde-se amor com tudo que é "lixo", até com doenças do sentimento porque o sentimento também adoece.
                               Se todos se interesassem por autoconhecimento, metade dos problemas da humanidade desapareceriam rapidamente.

                              Quando se chega à idade adulta, é tempo de se fazer um inventário da vida e livrar-se da influência negativa dos pais e pessoas. Livrar-se das idéias de superioridade e inferioridade injetadas por eles ou assimiladas deles. Por não fazerem isso é que temos uma humanidade medíocre e sofredora. É pelo autoconhecimento que podemos identificar em nós os defeitos de caráter que inconscientemente nos infelicitam e aos outros.

                              Identificar os sentimentos e pensamentos nos momentos dos acontecimentos, quando se é elogiado, cantado, bajulado, humilhado, contraridado, agredido, desprezado, descartado, chifrado, esnobado. Quando se tem dinheiro ou não. Quando se está saudável ou doente. Quando se sofre um prejuízo ou acidente. Quando alguém menos gabaritado faz mais sucesso que você. É através dessa observação de você mesmo que poderá descobrir todas as facetas do seu caráter: o falso, o invejoso, o violento, o assassino, o santo e o anjo, o egoísta e o compassivo. O atencioso e o indiferente ou impiedoso. Descobertas suas facetas, é hora de se trabalhar, sem condenação ou justificação, para sair do estado de miséria interior e caminhar para a libertação que trará a felicidade. Terapias, grupos de ajuda mútua, leituras psicológicas, práticas religiosas e meditação, são recursos disponíveis ao alcance de todos. Em todas as médias e grandes cidades, existem os ramais das faculdades de psicologia no qual pode se fazer análise com estudantes do último ano pagando em torno de R$ 5,00 a hora.

                             O que faz uma mulher manter paixão crônica por quem não lhe quer é a ignorância de si que lhe mantém numa condição de baixo valor, consciente ou inconscientemente, principalmente quando é humilhada. No fundo, acham que merecem sofrer, e que este sentimento doentio é amor. Amor não faz ninguém sofrer. Amor implica em alegria, liberdade e paz. O que causa sofrimento são os "lixos" colocados na relação, tais como: expectativa, idealização, compensação, identificação, status, busca de sensações, etc, que são confundidos com amor.

                             É preciso ensinar para  crianças e jovens que somos seres livres e que ninguém tem obrigação de gostar ou viver conosco. Gostam e vivem se quiserem, até a hora que quiserem.

                             Associado a isso, temos a técnica da substituição dos pensamentos. Quando um pensamento não lhe interessa mais, substitua sempre que ele vier. Em nossa mente só cabe um pensamento de cada vez. A repetição da técnica faz com que ela torne-se automática , assim, desaparecem, a antipatia, saudade, mágoa, desejo de vingança, paixão crônica porque todas tem a mesma raiz: alimentação da idéia pelo pensamento. Sem alimentação, não existe idéia.

                            Use a técnica, mas não marque tempo e nem resultado, e quando encontrar com a pessoa, um dia dirá: é por essa porcaria que eu estava apaixonado(a)?

               José Matos - professor e conferencista - Brasília - DF - BRASIL - 10.11.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário