sábado, 19 de fevereiro de 2011

A FUNÇÃO OCULTA DAS PROFISSÕES - I (Zé Matos)


                 Há uma função oculta nas profissões. Você não é profisssional apenas para ganhar dinheiro. Não se pratica uma profissão por acaso. Pratica-se por uma causa. Cada profissão é a mais adequada para a educação de si e o encontro com o próximo, embora alguns precisem exercitar várias ao longo de suas vidas. Há também os que vivem desviados, exercendo outras atividades, com graves prejuízos até para a saúde.
                 O militar, além das noções de respeito, ordem, hierarquia, amor à pátria e obediência que desenvolve, tem também a oportunidade de conhecer outras comunidades e prestar suas colaborações pelas oportunidades de deslocamentos que ela proporciona. Muitos ficaram famosos pelas obras que deixaram por onde passaram.
 
                 Os profissionais de beleza, pelo contato que tem com os carentes de afeto e outras carências, têm a oportunidade de encorajá-los e ajudá-los nas soluções de seus problemas, mas é claro que devem melhorar sempre sua capacidade profissional e de aconselhar pela leitura e cursos de atualização. Ensina Emannoel: " quem ajuda seu próximo a resolver seus problemas, acaba encontrando meios de resolver os seus".
 
                  O professor, não deve  limitar-se somente ao ensino de suas disciplinas, mas exemplificar e estimular o aluno a desenvolver suas  virtudes.
 
                  O médico, dentista, farmacêutico, nutricionista, terapeutas e outros profissionais da saúde, além da solução dos problemas, devem orientar seus pacientes a ter uma vida saudável.
 
                  O profissional de comunicação, deve fazer referências em seus escritos, pelo menos de vez em quando, que levem os leitores à reflexão da importância de uma vida ética e saudável.
 
                  O comerciante, quanta oportunidade tem de conversar com seus fregueses além das trivialidades do comércio.
 
                  O rico, com a obrigação de compartilhar com o menos favorecido. Quem é rico teve meios para ganhar, e não se recebe meios apenas para  seu deleite. Somos viajores do mesmo veículo que o escritor americano  Capra chama de Teia da Vida.
 
                  O político, por fazer leis e ter os meios de comunicação à sua disposição, quanta oportunidade de deixar serviços que podem até beneficiar futuras gerações.
 
                  O poeta e o compositor, quanta mensagem edificante podem deixar, como fizeram Castro Alves, Nelson Cavaquinho, Roberto Carlos e outros.
 
                   A vida é uma via de mão dupla e não de mão única. Vivemos em sociedade: conjunto de sócios solidários. " o mundo é um e uma coisa só. Toque numa flor e estará tocando numa estrela".
 
                   Ensinou Hermes que Deus manda à terra seus maires mensageiros para trazer os ensinamentos de que precisamos, mas a humanidade prefere ter como ídolos, atores de novelas, cantores de rock e jogadores de futebol. De forma parecida falou Dalai lama: "A humanidade vive metade da vida gastando dinheiro para acabar com a saúde. Vive a outra metade gastando para recuperá-la, e no final, morre sem ter vivido".
 
                José Matos - Professor e Palestrante - Brasília - DF, 19.02.2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário