quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MORRE DONA MADALENA DO CARNAÚBA - Zé Matos

                 Acaba de falecer aqui em Brasília, Dona Madalena, aos 91 anos de idade. Era viúva do famoso Carnaúba, carpinteiro que viveu a maior parte da vida em Nova Russas, e teve com ela 24 filhos mais outros oito com outras mulheres, no total de 32 filhos. Dona Madalena era uma simpatia de pessoa, sempre alegre, e sempre fazendo "vista grossa " para as proezas do marido.
 
                No final dos anos 50, Carnaúba veio para Brasília e a esqueceu em Nova Russas com 19 filhos. Somente quando Juvêncio, o filho que mais apanhava, voltou do Rio de Janeiro é que trouxe todos num pau de arara que demorou quase um mês para chegar. Tempo normal para aquela época, sem estrada.
 
               Ao chegar, encontrou o pai num forró. Bateu-lhe nas costas e avisou-lhe: " tua mulher e teus filhos tão aí fora te esperando", ao que Carnaúba, num gesto típico demonstrando aborrecimento, respondeu-lhe: " Juvencio, tu é muito filho duma égua. Como é que tu faz um negócio desses comigo ? ". Mas o jeito foi encerrar a alegria e ir encontrar a esposa, brindando-lhe com mais cinco filhos. Talvez naquele mesmo dia tenha sido encomendado o vigésimo.
 
               Com a morte de Dona Madalena, estamos chegando ao final de um ciclo de grandes mulheres de Nova Russas da geração de mais de 80 anos. Restam pouquíssimas. Gente como Dona Madalena chega alegre do outro lado por ter cumprido seu dever da melhor maneira possível. Todas as loas para Dona Madalena, ela merece.
 
                                             José Matos - Brasília - DF - 25.01.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário