sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ESPÍRITA ! ENTENDA O PROCESSO DE CRESCIMENTO - Zé Matos

           Quando se chega à casa espírita para iniciar estudos e desenvolvimento mediúnico, chega-se cheio de ilusões que lhes dão  idéia de importância. Isso é o que os Mestres chamam de EGO, e eu denomino EGO MATERIAL. Imagine um quadrado, sendo cada quina um defeito que se imagina. Com os estudos e a prática, descobre-se o equívoco e trabalha-se para livrar-se deles, mas semelhante ao quadrado da ilustração, você corta as quinas e nota que ao invés de livrar-se, apareceram oito novas quinas ou defeitos. Nessa percepção, 
muitas desanimam e afastam-se. Os defeitos sempre lhe acompanharam e só agora você os vêem, e pensa que são novos. Pode acontecer também de não se notar os defeitos, passando-se a uma conduta de pseudo santidade querendo converter a todos.
             Se não desanimarem, continuarão seus trabalhos de autodescobrimento e os cortarão, mas verficarão que agora são dezesseis. Eles sempre estiveram ali. Sua cegueira não lhe deixava ver. Se não desanimar, continuará o processo de corte e verá cada vez mais defeitos, mas verá também que a figura se aproxima do círculo, símbolo de Deus. A figura sem arestas ou sem defeitos.
             Seria simples se fosse exatamente assim, mas a mente é traiçoeira, e você buscará outras formas de sentir-se importante. Agora, a importância ( orgulho ) está no conhecimento que adquiriu, na mediunidade, no cargo que ocupa, no que realizou, no guia e no tempo que tem de Doutrina. Esse conjunto chamo de EGO ESPIRITUAL, mais sutil e muito mais difícil de livrar-se que o EGO MATERIAL. Esteja sempre atento. Como ensina o Mestre OSHO: "estando atento o ego morre porque o ego só existe numa mente não atenta".
             Evoluir implica em atravessar crises e estas gerarem efeitos colaterais como a revolta, a cobrança excessiva consigo e a desistência. É importante a amizade com colegas experientes, o conhecimento de psicologia, e a leitura dos diálogos entre Mestres e discípulos. A obra de André Luis, Ermance, Hammed e a série psicológica de Joana de Angelis/Divaldo Franco, muito poderão lhe ajudar. Igualmente, e o mais importante, o interesse pelo próximo do trabalho, do centro, da escola, da família. O gostar de ouvir e colaborar, principalmente com os carentes de todo tipo, lhe dará a convicção e a segurança para atravessar os momentos difíceis. Se o ambiente de um centro se tornar muito desagradável, afaste-se e procure outro lugar em que se sinta bem. O importante é continuar.
           Sobre a evolução, caminho, senda ou caminhada, ensinaram os Mestres do Oriente: " Caminhe! até que não exista mais nem o caminho e nem o caminhante e só exista o caminhar".
                                     José Matos - Palestrante - Brasília 27.01.2011
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário