quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ARARENDÁ - Prêmio Peteca hoje na Fiec

O auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza (Av. Barão de Studart, 1980- Aldeota), será palco, hoje, sexta-feira, 26, de uma manhã com atividades culturais e  ... Clique em Mais informações
muita conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil. Estudantes e professores da rede pública de diversos municípios participarão das apresentações de 21 tarefas escolares finalistas no Prêmio Peteca/MPT na Escola.
A iniciativa integra o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca/MPT na Escola) e objetiva premiar as melhores tarefas escolares produzidas por alunos do ensino fundamental sobre o tema trabalho infantil. Dezesseis municípios são finalistas com 21 tarefas (cinco deles concorrem em duas modalidades).
Na modalidade artes cênicas, são finalistas Aracati, Barbalha, Crato, Itatira e Sobral. Já na categoria artes visuais, a comissão julgadora escolheu como finalistas os trabalhos realizados por alunos de Banabuiú, Baturité, Camocim, Quixadá e Sobral. Na modalidade composição houve empate na 5ª colocação, deixando, assim, seis finalistas: Baturité, Camocim, Farias Brito, General Sampaio, Guaramiranga e Juazeiro do Norte. Na categoria literatura, disputam Ararendá, Barroquinha, Itatira, Palmácia e Quixadá.
Segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador estadual do Peteca/MPT na Escola, a etapa estadual do Prêmio recebeu cerca de 190 trabalhos. Antes, os 95 municípios cearenses que integram o Programa selecionaram, entre milhares de tarefas, os melhores de cada modalidade para envio à coordenação estadual. “Um fato certo é que todos os municípios envolvidos estão de parabéns, pois os trabalhos recebidos para avaliação se mostraram muito bons”, destaca.
As modalidades fixadas no prêmio se dividem em submodalidades: literatura (contos, histórias em quadrinhos e poesias de cordel), artes visuais (pintura ou desenho e fotomontagem), artes cênicas (esquete teatral) e composição (música e paródia). No final do evento, serão anunciados os vencedores de cada modalidade. Cinco municípios terão premiação extra por terem alcançado maior somatório de notas (todas as tarefas inscritas - uma por modalidade): Crato, Itatira, Palhano, Sobral e Tianguá.
A novidade na edição 2010 do Prêmio (a 1ª foi em 2009) é que, além dos professores orientadores e alunos vencedores, serão premiados coordenadores pedagógicos das escolas que alcançarem 1º lugar em cada modalidade e coordenadores do Peteca/MPT na Escola dos Municípios que, na 1ª fase, obtiverem as cinco maiores notas (somados pontos atribuídos a todas as modalidades) e as secretarias municipais de Educação que, na 2ª fase, tiverem cinco maiores notas (somados pontos de todas as modalidades).
O Peteca é um programa de educação continuada desenvolvido pelo MPT, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará (Undime-CE) e a Secretaria de Educação Básica do Estado (Seduc), voltado para a abordagem do tema trabalho infantil em sala de aula. O Programa foi lançado em outubro de 2008, com a capacitação de cerca de 80 educadores de 51 municípios, para o desenvolvimento do Peteca nas escolas durante o ano letivo de 2009. No final de 2009, mais 100 educadores foram capacitados com a adesão de outros 44 municípios. Em junho de 2009, a iniciativa foi estendida a todo o País, com a criação do Programa MPT na Escola.
QUEM SÃO OS FINALISTAS
Literatura: Ararendá, Barroquinha, Itatira, Palmácia e Quixadá.
Artes Visuais: Banabuiú, Baturité, Camocim, Quixadá e Sobral.
Artes Cênicas: Aracati, Barbalha, Crato, Itatira e Sobral.
Composição:
Baturité, Camocim, Farias Brito, General Sampaio, Guaramiranga e Juazeiro do Norte.
Fonte: Assessoria de Imprena do MPT 7ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário