sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MINISTROS DO SUPREMO. QUANDO SE É PEQUENO....

             O presidente Lula nomeou para o STF somente doutores em direito, com exceção de Tófoli, o último nomeado, mas ousou quando entre eles estava Joaquim Barboza, um negro com pós doutorado. Era demais para os "cardeais" do STF assimilarem a idéia de ter entre eles um negro intelectualmente superior,e não se trata de um negro dócil. É franco, ousado e inteligente.

            Eleito no ano passado como um dos homens do ano, escolhido para relator do mensalão, e afrontando o então presidente do STF Gilmar Mendes em plena sessão a quem o chamou de "chefe de capangas", foi demais para a elite branca do STF suportá-lo, então dois ministros da Corte foram flagrados por jornalistas, trocando e-mails, e referindo-se ironicamente a Joaquim como alguém que ia ter projeção social.
          
           A conduta dos dois ministros é típica de quem é grande aos olhos do mundo mas pequenos aos olhos de Deus. Além de tudo,  a reação preconceituosa veio, possivelmente, acompanhada de um ingrediente pior: a inveja.

           Os pais, em geral, só se preocupam com o sucesso intelectual e financeiro dos filhos, e mesmo atingindo-os, a maioria não passa de "pobres coitados espirituais" ou os verdadeiros pobres da interpretação mística.

           Chico Xavier, uma vez, referiu-se a essas pessoas como " tão pobres que só tinham dinheiro". Assim, digo o mesmo dos dois ministros: tão pobres que só têm conhecimento jurídico e diplomas.

           Estamos neste planeta para nos desenvolvermos e compartilharmos com nossos semelhantes, de acordo com os critérios de necessidade, capacidade e merecimento. Não basta aprender a ganhar dinheiro e diplomas, é preciso, acima de tudo, que cada um aprenda a ser gente.

          Alguém nascer com a pele negra não significa nada. Ruim mesmo é ser pequeno na intimidade, ser desprovido de compaixão e generosidade, e os dois ministros, ao agirem daquela forma, mostraram que são pequenos aos olhos de Deus.

             José Matos - Professor e Conferencista - Brasília - DF - BRASIL - 24.09.2010





           

Nenhum comentário:

Postar um comentário