Tenho repetido que as pesquisas têm como objetivo principal induzir o eleitor. Infelizmente para a maioria dos nossos eleitores - principalmente os menos esclarecidos - encaram uma eleição como se fosse um jogo e ninguém joga para perder.
Os institutos de pesquisa sabem disso melhor do que ninguém, daí os valores estratosféricos cobrados para alavancar uma candidatura. Embora com risco de perder a credibilidade eles vão, às vezes, até a boca de urna criando as famosas "viradas" de última hora para não ficarem desmoralizados. Para ilustrar lembro o caso da candidata à Prefeitura de São Paulo onde foram totalmente desmascarados. Veja matéria abaixo:
Com uma semana de campanha pela frente, o governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), caiu seis pontos percentuais na pesquisa O POVO/Datafolha. Ainda assim, ele aparece com folga para vencer ainda no primeiro turno, com 52% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro. No levantamento anterior, feito nos dias 9 e 10 deste mês, ele aparecia com 58%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário