terça-feira, 31 de agosto de 2010

HOJE É DIA DO BLOG

Opinião: Até quando os blogs sobreviverão?



Hoje, 31 de agosto, é considerado o Dia do Blog. Este espaço surgiu no final da década de 90 como diários online, onde as pessoas postavam informações pessoais e blá blá blá. O resto (e um pouco do início) dessa história você pode ler na Wikipédia no verbete Blog. Assim, eu poupo o seu (e principalmente o meu) tempo e posso ir direto ao ponto: os blog ainda servem para alguma coisa!?!?
Acho que todos os seres minimamente conectados concordam que os blogs não são nenhuma novidade. Na internet, o tempo é contado como “vida de cachorro”. Já que os blogs existem há mais de uma década, isso significa que eles têm mais de 70 anos. Isso é muito tempo! Então, já podemos matá-los!? Bem, ainda não, mas precisamos repensá-los.
Em 2007 (há 21 anos em vida de cachorro), Marcelo Tas, o careca mais integrado em redes sociais, disse em uma palestra “Existe muita gente que fala ‘olha eu tenho um blog’. É a mesma coisa que falar ‘olha eu tenho uma caneta Bic’. Tudo depende do que você vai fazer com ela [...]”. Ou seja, o blog é apenas mais uma ferramenta. O importante é quem escreve e o que escreve. Se bem utilizado, até um pedaço de carvão pode fazer muito barulho.
Assim, crianças, não sintam-se “bacanas” por terem um blog. Isso é #old. Faça alguma coisa de útil com ele. Quando falo útil, não estou falando de coisas sérias. Estou falando de novidade. Não escreva sobre o que todos já escrevem, ou melhor, nem escreva. Desenhe, fale, filme, edite, invente…
Se você ainda pretende comemorar outros 31 de agosto, é melhor pensar em alguma coisa (e rápido). Caso contrário, os blogs de hoje serão os fanzines (não lembra o que é isso? Vai lá na Wikipédia!) de amanhã.








Nenhum comentário:

Postar um comentário