Numa primeira observação podemos dizer que a pesquisa não traz novidades. De fato as posições sim, porém os números surpreendem. Com números superiores ao dobro dos dois candidatos que figuram em segundo lugar, salvo algum acidente de percurso, Tasso tem garantida a primeira vaga. Os analistas atribuem esta performance ao fato do mesmo ter sido governador por três vezes, além do nome nacionalmente conhecido.
A partir deste quadro podemos fazer um paralelo com a eleição para governador. Ontem comentamos aqui a influência da liderança do Presidente Lula na reeleição de Cid, bem como do Senador Tasso Jereissati na chapa Tucana com Marcos Cals, como fator determinante nestas eleições. Pena que teremos de esperar para confirmar o resultado destes apadrinhamentos.
A exposição na mídia com a propaganda eleitoral gratuita e outras variáveis importantes como o menor índice de rejeição, devem levar o candidato Marcos Cals, por ser o menos conhecido, a ter um crescimento maior que os demais.
Tasso Jereissati (PSDB) – 59 %
José Pimentel (PT) -24%
Eunício Oliveira (PMDB) – 24%
Eunício Oliveira (PMDB) – 24%
Tarcísio Leitão (PCB) – 6%
Raquel Dias (PSTU) – 6%
Raquel Dias (PSTU) – 6%
Marilene Torres (Psol) – 4%
Alexandre Pereira (PPS) – 3%
Reginaldo (PSTU) – 3%
Reginaldo (PSTU) – 3%
Benedito Oliveira (PCB) – 2%
Polô (PV) – 1%
Brancos ou nulos – 19%
Não sabem ou não opinaram – 50%
Não sabem ou não opinaram – 50%
A margem de erro do levantamento é de 3 (três) pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha entrevistou 912 eleitores, de 40 municípios cearenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário