sábado, 2 de abril de 2016

O 5º CONGRESSO NACIONAL DO PT E SEUS RESULTADOS

            Para quem tem saco (paciência) de assistir por mais de três horas o vídeo abaixo, fica fácil entender tudo que acontece hoje no país. Para os demais indico apenas alguns trechos que considero mais importante do que foi dito por proeminentes figuras dentre os minguados participantes do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores em Abril do ano passado.
            Após algumas exposições de figuras importantes da mesa, aos 73 minutos (1 hora e 13 minutos) aparece em cena Gilberto Carvalho como personalidade central do encontro pela sua proximidade (ou cumplicidade) tanto com o partido quanto com o governo. Como não poderia deixar de ser iniciou corroborando com a fala de seus antecessores ao tempo que contraria orientação de ignorar a conjuntura atual passando a defender a prisão do ex tesoureiro João  Vaccari Neto e logo em seguida dá início ao seu discurso de ataque ao capitalismo e o lema que lhe é mais caro; o controle da mídia.
            A partir de 2,30m, especialmente com a participação do ator Sérgio Mamberti fica mais clara a linha traçada para o Congresso, inclusive com a confissão de apoio ao chamados Black Blocs. Em sequência o lema de Gilberto Carvalho recebe mais atenção, inclusive com o retorno do mesmo aprofundando-se na análise e sugerindo a criação de mecanismos para enfrentar o avanço das ideias contrárias ao projeto de poder do partido.
            Ao final do evento, aos 2,59min temos o ataque frontal ao PMDB que, segundo o expositor, não tem fidelidade, lealdade, ou compromisso com o programa de governo.
            Finalizando, Emir Sader confirma que os meios de comunicação são  vistos pelo PT como o principal empecilho aos projetos de dominação em curso e que o PMDB foi importante assim como Ciro Gomes para as últimas eleições, mas deixa claro que é necessário livrar-se do primeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário