segunda-feira, 4 de agosto de 2014

OLHA A BOLHA IMOBILIÁRIA AÍ, GENTE! ÍNDICE QUE REAJUSTA ALUGUÉIS TEM EM JULHO TERCEIRA QUEDA SEGUIDA

Carlos Newton
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como referência para os reajustes de aluguel e tarifas de energia elétrica, apresentou deflação de 0,61% em julho, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada quarta-feira. Em junho, o índice já havia caído 0,74%, e, em maio a redução fora de 0,13%. Como se sabe, o IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
Traduzindo: a queda dos preços dos aluguéis e dos imóveis em geral é uma realidade inafastável, demonstrando que realmente terminou o festival da alta dos preços, falsamente motivado pela Copa do Mundo. Agora, estamos de volta à velha Lei da Oferta e da Procura, que não consta em nenhum Código Jurídico e não há regime político que consiga derrubá-la.
A crise começou há três anos, quando diminuiu a procura por imóveis novos nas capitais e grandes cidades. O mercado estava aquecido devido à queda dos juros, os rentistas largaram os fundos e passaram a investir em imóveis, os preços mais do que duplicaram, todos mundo feliz, achavam que a festa não acabaria nunca, como se fosse possível algum mercado especulativo conseguir ficar eternamente em alta…
Com a demanda despencada nas capitais e grandes cidades, as construtoras e incorporadoras passaram a fazer lançamentos nas cidades de porte médio e conseguiram manter o mercado falsamente aquecido. Mas agora parou de vez . No desespero, as imobiliários fazem as mais incríveis promoções.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a Rossi já chegou a oferecer desconto de R$ 60 mil em qualquer imóvel, residencial ou comercial. Outras imobiliárias usam artifícios diferentes: vendem o apartamento com a decoração e a mobília de graça ou oferecem um carro zero quilômetro na garage. Mesmo assim a coisa está feia.
É uma bolha imobiliária, não há dúvida, mas não vai estourar como nos Estados Unidos ou no Japão. A versão brasileira é diferente e não corre risco de explodir, afetando outros mercados. Nossa crise é menos agressiva e a bolha vai esvaziando lentamente, com os preços caindo na real.
Quem está ganhando fortunas com a crise é a mídia tradicional e a internet. Podem reparar, ninguém anuncia tanto quanto o setor imobiliário. Por isso, os jornais, televisões e sites de informações raramente tocam no assunto. Esta semana, o Estadão e a TV Globo (Jornal Nacional) deram destaque às dificuldades das empresas incorporadoras e à queda da cotação de suas ações na Bolsa de Valores, mas o resto da mídia silenciou, inclusive o jornal O Globo, que costuma fazer reportagens eletrizantes sobre a suposta valorizações dos imóveis no Rio.
Aliás, é a Organização Globo que mantém o índice Zap-Fipe que registra ardilosamente a evolução dos preçossempre para cima, fazendo a pesquisa com os preços anunciados nos anúncios, ao invés de procurar os preços reais de compra e venda nos cartórios.
E a crise está só começando.
Fonte: Tribuna da Internet

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