quinta-feira, 15 de maio de 2014

A ESTÓRIA DO IMPERADOR KRU WON




                 Era uma vez um imperador da China antiga chamado Kru Won, governante inteligente porém cruel, que liderava seu povo com mão de ferro. Tinha muitas esposas guardadas por eunucos reais, enquanto ele se divertia jogando e divertia seus súditos com jogos públicos. Infelizmente, um dos generais de maior confiança do imperador apaixonou-se por uma das esposas prediletas de Kru Won e fugiu com ela. Foram capturados e voltaram à corte de Kru Won, para receberem o castigo.
                 Em vez de decidir cortar a cabeça, como era costume, o imperador achou interessante divertir a corte. Colocou o general no meio de um anfiteatro que tinha duas portas. Inclinando-se por cima de um balcão em direção ao general, o imperador disse: "O senhor deverá abrir uma daquelas duas portas. Atrás de uma delas coloquei uma bela donzela; atrás da outra, um tigre faminto.
                "Assim, meu caro, ou você se casará ou será comido vivo. Minha esposa, aqui ao meu lado, que partilhou sua cama, sabe atrás de que portas se encontram a donzela e o tigre. Como vocês dois nutrem um profundo amor um pelo outro, dei-lhe permissão para indicar-lhe que porta abrir".
                 O general olhou para a mulher amada, e ela indicou a porta à esquerda. Ele correu e abriu-a imediatamente.

QUEM ELE ENCONTROU ATRÁS DA PORTA? A DONZELA OU O TIGRE?

                 Se você observar com atenção, verá que o texto foi cuidadosamente elaborado para não induzi-lo(a) a qualquer tipo de resposta porque não há certo ou errado neste caso. A estória foi escrita exatamente para que sua atitude interna em relação à vida surgisse naturalmente. Sua resposta apenas evidencia, conforme sua escolha, o tipo de atitude básica que você tem em relação à vida e às pessoas. Consequentemente, através desta resposta você poderá ter uma noção do seu nível deQE, uma vez que o Otimismo é considerado um dos principais fatores de Inteligência Emocional.

TIGRE
                As pessoas que fazem esta escolha tendem a ter uma atitude de desconfiança em relação ao mundo e às pessoas com as quais convivem. Podem acreditar, por exemplo, que sempre que outra pessoa oferece ajuda, está querendo alguma coisa em troca.
                 De fato, a opção pelo Tigre indica uma atitude reativa em relação à vida. Isto é, tem uma tendência pessimista em relação à possíveis resultados e, sem perceberem, acabam perdendo boas oportunidades de sucesso e crescimento por causa dessa atitude.
Pode parecer que nada dá certo para elas, mas, na verdade, sua atitude negativa é que é a verdadeira responsável pelos resultados insatisfatórios que vivenciam.
                Segundo os cientistas entrevistados e citados por Daniel Goleman em seu livro “Inteligência Emocional”, a presença de otimismo na personalidade de uma pessoa é um fator essencial para seu sucesso.
Se sua opção foi pelo “tigre” neste momento, pense um pouco nisso. Será que você tem explorado todas as oportunidades que têm surgido em sua vida, ou está se limitando para não enfrentar os problemas que imagina que vão surgir?

DONZELA
                  Esta opção indica a presença de uma atitude positiva em relação à vida e às pessoas.
                  A simples presença do otimismo na personalidade já é, por si só, segundo Daniel Goleman - autor do livro “Inteligência Emocional” - um fator de equilíbrio e maturidade emocional, grandemente responsável pelo sucesso e pela felicidade das pessoas.
                  Atitudes pró-ativas, positivas e otimistas aproximam as pessoas cada vez mais de seus objetivos e facilitam a conquista de metas e a realização de projetos.
                 Além disso, está provado que pessoas otimistas e positivas são mais felizes e realizadas, desenvolvem relacionamentos afetivos, amorosos, sociais, profissionais e familiares mais equilibrados e gratificantes.
                 Em suma, a opção pela “Donzela” indica bom nível de maturidade e equilíbrio emocionais e, somado a outros fatores que continuarão sendo demonstrados neste Site, pode indicar alto nível de QE.
Parabéns por sua escolha! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário