domingo, 13 de abril de 2014

PILAR PODE SER ELEMENTO CHAVE

  • Fernanda Bertola 
De meros coadjuvantes, os pilares podem ser alçados à protagonistas de um ambiente. Essas estruturas que, por vezes, são vistas como empecilhos para a decoração de um cômodo, presentes especialmente nos mais antigos, podem ser muito mais do que elementos de sustentação e ajudar a harmonizar os espaços. Assim, se antes o objetivo era esconder os pilares, com o leque de opções de acabamento, vale assumi-los na decoração para deixar o visual do cômodo ainda mais bonito e moderno.

Um pilar não pode ser removido sem avaliação técnica, dada a sua principal função que é de estruturar uma edificação. E se o jeito é mantê-lo, por que não aproveitar para incrementar a decoração? Em projetos não tão incomuns, os pilares são projetados no meio dos cômodos de propósito. De acordo com as arquitetas Camila de Castro, Carolina Palazzo de Mello e Ana Claudia Libório, que atuam em conjunto, na maioria dos casos eles não são projetados no meio dos cômodos, mas existem casos em que o arquiteto usa como ponto de partida o pilar, integrando-o ao ambiente. 
"Há casos em que os profissionais deixam os pilares na forma bruta (concreto aparente) por questões estéticas ou funcionais e para criar apoio ao ambiente em questão", explica Camila.

Na opinião do grupo de arquitetas, quando há um pilar no meio do espaço é importante integrá-lo à decoração e não ignorá-lo, mas tudo depende do estilo a ser trabalhado. Se for escolhida uma decoração clássica, por exemplo, pode-se optar por revesti-lo com papel de parede. No caso de uma decoração rústica, madeira de demolição se mostra um recurso interessante, que além de sustentável é bonito.

Mas há outras inúmeras opções. Camila cita, ainda, o uso de madeira, espelhos, painel fotográfico e o próprio concreto aparente, principalmente se a escolha do morador recair por decoração mais contemporânea.
Segundo a arquiteta, o pilar pode ser usado de duas maneiras. Se a estrutura for em relevo na parede, é possível escondê-lo com marcenaria, preenchimento de alvenaria ou gesso, mas como pode ser aproveitado para incrementar a decoração, vale tomar partido para criar um elemento decorativo, utilizando texturas e cores. Nesse caso, também é possível utilizar painéis e elementos como quadros, esculturas e espelhos, principalmente para contrastar com o material ao lado. Também vale investir em iluminação de destaque, que na opinião da arquiteta, valoriza ainda mais os ambientes.

Mas há ressalvas quanto à decoração de pilares. No caso de um ambiente pequeno, mesmo que o morador queira, não é recomendado fazer preenchimentos ou marcenaria, porque o espaço ficará ainda menor. Nesse caso, é melhor optar por elementos decorativos para integrar o pilar ao espaço. "Cores claras e espelhos ajudam a ampliar os ambientes", sugere Camila.

Se for um ambiente grande, as opções são mais variadas. Para as arquitetas, com um bom projeto de interiores é possível criar nichos, estantes e móveis. "A dica é sempre buscar ideias de decoração que tenham ligação com o que já existe no ambiente, e também que tenham a ver com o estilo e gosto do morador. É importante contratar um profissional da área, que saberá avaliar o que pode ser feito e entender a necessidade para o ambiente, deixando-o funcional e com o perfil do dono", diz Camila.

ALTERNATIVAS
Na varanda, o material de revestimento pode imitar a churrasqueira.

Nichos ou prateleiras tornam o pilar funcional.
Espelhos ampliam. Se for no quarto, dispensa a instalação de mais espelhos.
Arandelas dão efeitos luminosos inusitados.
OPÇÃO
"Há casos em que os profissionais deixam os pilares na forma bruta (concreto aparente) por
questões estéticas ou funcionais, para criar móveis e apoio ao ambiente em questão"
CAMILA DE CASTRO
Arquiteta

CENTRO DAS ATENÇÕES. Neste espaço, pilar funciona como um charmoso divisor. -FOTO: CASA DAS AMIGAS

Assuma o pilar na decoração
Depois de comprar um apartamento, se a opção for por reformar o imóvel, seja para integrar os ambientes ou para atender às necessidades e desejos dos moradores, antes de quebrar paredes ou pilares (que podem ser construídos em espaços livres) é preciso contratar um profissional capacitado, engenheiro ou arquiteto, para fazer um outro projeto estrutural, calculando a redistribuição de cargas.

"Não podemos simplesmente retirá-lo durante uma obra, ou reforma, porque isso vai afetar diretamente a estrutura da edificação", diz a arquiteta Camila de Castro.

Por isso, vale a pena pensar em elementos para integrá-lo à decoração do ambiente, seja tornando-o protagonista ou recurso de apoio da decoração. Independentemente se foi feito com fins estéticos ou não, as possibilidades são inúmeras.

Para se ter ideia do que pode ser feito, no projeto (foto) elaborado pela equipe de arquitetas, a opção foi deixar o pilar como ponto focal, destacando-o no ambiente.

"Pintamos de azul e usamos elementos decorativos como molduras, além de fazer divisória entre dois "ambientes": um caixa e a área de provador", explica. Uma maneira criativa de explorar ao máximo esse elemento de sustentação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário