domingo, 27 de outubro de 2013

A ÁGUA EM NOVA RUSSAS

            Assim como em quase todas as cidades do Ceará, Nova Russas enfrenta sérios problemas pela falta do precioso líquido. Portanto, não é novidade a falta de água em todos o nordeste em virtude da seca que atravessamos.
            Com isto quero tratar neste artigo de "qualidade da água". em nossa cidade, pois sabemos que mesmo em pouca quantidade ela deve ser oferecida à população com qualidade apropriada para consumo embora isto represente custos maiores em função da necessidade de aplicação de mais insumos.
            No dia de ontem tive oportunidade de participar de programa radiofônico na Rádio Poty apresentado pelo radialista Rogério Palhano, oportunidade em que tive conhecimento de dois laudos sobre a qualidade da água consumida pela população através do SAAE-Serviço Autônomo de água e Esgoto de Nova Russas. Chamou-me a atenção a discrepância entre o laudo apresentado pela Autarquia e o outro apresentado pela emissora. O primeiro, é assinado por um cidadão de nome Simão Albuquerque Paiva, de responsabilidade do SAAE de Sobral conforme se constata no referido documento.
            Segundo o laudo acima, o exame apresentou todos resultados compatíveis com os exigidos pela Portaria do Ministério da Saúde, atestando que a água estaria em condições de consumo pela população.
            Tendo em vista a cor e cheiro da água que sai das torneiras, que por si só denuncia uma qualidade duvidosa, novo laudo foi encomendado pela direção do Estúdio da emissora e resultados totalmente contrários foram apresentados neste novo laudo, datado de 25.10.2013, realizado pelo Laboratório Bio Análise Pascoal, de Fortaleza.
            Das três amostras colhidas em diferentes pontos, duas apresentaram resultados que comprovam o que a população já denunciava; água imprópria para o consumo humano. 
            Diante de tamanha divergência entre os dois laudos julgamos necessária a intervenção do Ministério Público, Câmara de Vereadores e demais autoridades sob pena de estarmos pondo em risco a saúde da população.
            Para dirimir quaisquer dúvidas existentes postamos cópias dos laudos, abaixo:




       


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário