sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

BARRAGEM FRONTEIRAS E O PAC-2

          Esperança é o que não falta ao sertanejo, mais uma vez castigado pela seca. Para alimentar este sentimento o governo anuncia com estardalhaço Edital de Obras da Barragem Fronteiras (AQUI), constante do PAC-2 e que já se encontra com dois anos de atraso. Esperamos que desta vez a obra "desempaque" visto que já temos o PAC-3 enquanto dois terços das obras do PAC-1 ainda estão no meio do caminho.
          Mas, como todo bom nordestino, voltemos a sonhar com o projeto de construção da Barragem Fronteiras que tem tudo para acontecer uma vez que propiciará a perenização do Rio Acaraú através de um canal de aproximadamente 25 quilômetros ligando a barragem às nascentes do nosso Rio Curtume que por sua vez desagua no Rio Acaraú, garantindo o abastecimento de várias cidades da região, inclusive Sobral que corre o risco de desabastecimento frente ao crescente desenvolvimento que tem alcançado nos últimos anos.
          Nossa cidade será uma grande beneficiada com este projeto e não é por acaso que projeto menores foram liberados pelo governo estadual como a urbanização do rio e as pontes programadas, como parte do projeto maior que é a Barragem Fronteiras.
          Aproveito a oportunidade para fazer um esclarecimento àqueles que se referem à ponte em construção com uma obra que "liga o nada a coisa nenhuma". Tal obra tem por objetivo atender a demanda de tráfego de caminhões que deixarão de transitar pelo centro da cidade já tão congestionado. O projeto prevê o alargamento do trecho entre o rio e a linha férrea já estando em fase de desapropriação de  imóveis.
          Se levarmos em conta que a conclusão das obras da barragem tem prazo de três anos, podemos afirmar que a construção de um novo açude no Rio Acaraú, mais precisamente no Irapuá, torna-se desnecessária, já que o Farias de Sousa, que abastece nossa cidade, não mais correrá risco de ficar vazio.
          Como o mundo não acabou até o momento, vamos alimentar a esperança de que as obras do PAC-2 sejam realizadas antes que surja o PAC-4, 5, 6 ...


CodigoFonte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário