quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SELECIONADAS DO ESTÊNIO


G1.COM, 01/12/2011 10h17 - Atualizado em 01/12/2011 14h46

Às vésperas do Natal, governo anuncia pacote para estimular crédito

IOF de pessoa física em empréstimos e IPI da linha branca caem.
Medidas já passam a valer a partir desta quinta-feira.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
Preocupado com a desaceleração da economia brasileira em meio à crise financeira internacional, o governo 

anunciou nesta quinta-feira (1) um pacote de medidas para estimular os empréstimos dos bancos para a população e, consequentemente, aumentar o consumo das famílias.
Todas as medidas foram publicadas hoje em edição extra do Diário Oficial e já passam a valer a partir desta quinta-feira.
"Vivemos hoje no mundo situtação complicada, com várias economias 'patinando', ou seja, com baixas taxas de crescimento. Não deixaremos que a crise internacional contamine a economia brasileira, que se distingue das outras economias. Continuaremos com crescimento. Estamos nos preparando para um 2012 com crescimento de 5%. Essa é a nossa meta, mesmo com a crise. Temos condição de tomar as medidas para que a economia continue crescendo", declarou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Ele acrescentou que novas medidas podem ser tomadas no futuro. "Na medida que for necessário, tomaremos novas medidas para que o mercado brasileiro continue forte e que os investimentos continuem ocorrendo no Brasil", declarou.
Mantega anuncia medidas nesta quinta-feira (1º) (Foto: Reprodução)Mantega anuncia medidas nesta quinta-feira (1º)
(Foto: Reprodução)
IPI da linha branca
Segundo ele, o governo decidiu reduzir o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os produtos da linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Essa medida já havia sido tomada, em 2008, na primeira etapa da crise financeira e, posteriormente, foi revertida.
No caso do fogão, a alíquota do tributo passou de 4% para zero a partir desta quinta. Para a aquisição de geladeiras, o tributo foi reduzido de 15% para 5% e, para as máquinas de lavar, passou de 20% para 10%. Para tanquinhos, o IPI recuou de 10% para zero. O imposto reduzido vale até março de 2012. Os produtos beneficiados são aqueles com selo "A" de qualidade energética, disse Mantega.
Outra desoneração anunciada pelo governo federal é a redução do IPI incidente sobre palha de aço de 10% para 5%. O imposto foi zerado para papel sintético. Antes, a alíquota era de 15%.
Pão sem tributo
Outra medida do governo é a manutenção do tributo sobre o pão em zero até o final do próximo ano. Sem a prorrogação desta medida, a isenção terminaria no fim deste ano. O PIS e Cofins sobre massas (macarrão, por exemplo), está caindo de 9,25% para zero até junho de 2012.
Além disso, a alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoas físicas está sendo reduzida de 3% para 2,5% ao ano. Com isso, está sendo revertido, parcialmente, o aumento do tributo efetuado em abril pela equipe econômica. Naquele momento, a preocupação maior era com o crescimento da inflação - que ficou em segundo plano com a piora das turbulências externas.
A redução do IOF, anunciada nesta quinta-feira, atinge, entre outras linhas de empréstimos, o crédito direto ao consumidor (CDC), o crédito consignado, os financiamentos de automóveis e rotativo do cartão de crédito, além de todas as compras a prazo.





Zeppelin
Quando eu li este artigo fiquei assustado, quanta coisa nós desconhecemos. Tenho certeza que muitos de vocês sentirão a mesma sensação, talvez uma das coisas mais interessantes que eu li ultimamente. Experimente você mesmo.

 

Sobrevoo de Joinville/SC
Para atender os dirigíveis alemães no Rio de Janeiro, a Luftschiffbau Zeppelin recebeu um terreno de 80 mil metros quadrados, no subúrbio de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, doados pelo Ministério da Agricultura, próximo á Baía de Sepetiba. Lá foi contruído um aeroporto para dirigíveis, ao qual foi dado o nome de Bartolomeu de Gusmão, em homenagem ao pioneiro balonista brasileiro.
Em 1933, os alemães vieram ao Brasil, para projetar um hangar para as aeronaves, em Santa Cruz. Tal hangar, pré-fabricado, foi construído pela Guttehoffnungshutte Aktien Geselschaft, na Alemanha, transportado por vida marítima e montado em Santa Cruz pela Companhia Construtora Nacional, durante 23 meses, empregando 5.500 operários, a partir de 1934.
O gigantesco hangar, ainda existente, tem 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura, e é orientado no sentido norte-sul. os dirígíveis entravam pela porta sul, rebocados pela torre, que era móvel e se deslocava sobre trilhos.

Hangar de Santa Cruz, na atualidade
Um ramal de estrada de ferro chegava até o aeroporto, para conduzir os passageiros de e para o centro do Rio de Janeiro, um trecho de aproximadamente 35 Km até a Estação Dom Pedro II, atual Central do Brasil.
Em todos os sete anos de operação dos dirigíveis no Brasil, houve apenas um incidente, e nenhum acidente. O incidente ocorreu quando um dos homens que seguravam as cordas de amarração, no solo, não ouviu a ordem de "soltar a corda" e ficou pendurado, a grande altura do solo, até que a aeronave voltasse ao solo, alertada pelo pessoal em terra. Durante a descida, o homem bateu as pernas no telhado de uma construção, quebrando algumas telhas e machucando a perna, sem gravidade.
Viajar no Zeppelin era um luxo permitido para poucas pessoas. A passagem para a Alemanha era muito cara, algo equivalente a 10 mil Euros atuais (2011). O trecho doméstico entre o Rio e Recife também era caro, e poucos lugares eram disponíveis.

Planta da gôndola do Graf Zeppelim
O Graf Zeppelin oferecia grande conforto. Apenas 35 lugares eram disponíveis, e normalmente a lotação não ultrapassava 20 passageiros.
Os passageiros dispunham de cabines duplas, com beliches, sala de estar e de jantar, e até um salão para fumar, cuidadosamente isolado para não incendiar o perigoso e inflamával gás de sustentação da aeronave, o hidrogênio.

Porcelana do Graf Zeppelin, de 1928
Exceto no salão de fumar, era proibido o uso de cigarros, charutos e cachimbos em qualquer lugar do dirigível. 

Sala de estar e jantar do Graf Zeppelin
Os passageiros eram revistados no embarque, e o porte de isqueiros e fósforos era rigorosamente proibido. Os isqueiros do salão de fumar eram presos às mesas por correntes.

Corredor das cabines
O serviço de bordo era comparável ao da primeira classe dos melhores navios de passageiros. A aeronave era bastante estável,  devido ao seu tamanho.

Cozinha do Graf Zeppelin
Uma cozinha, cujos equipamentos operavam eletricamente, funcionava quase ininterruptamente, para fornecer a sofisticada alimentação disponível aos passageiros e tripulantes.

Sala de estar e jantar do Graf Zeppelin
A altitude de cruzeiro era de 3 mil pés, mas, quando a aeronave sobrevoava cidades ou a linha litorânea, era comum voar bem mais baixo, entre 300 e 1000 pés, para que os passageiros pudessem apreciar a paisagem.

Cabine em configuração diurna
 

Cabine em configuração noturna
A viagem entre o Rio e a Alemanha durava 5 dias. Dois dias eram necessários para a travessia do Atlântico. A velocidade máxima era de 128 Km/h, muito mais rápida que a velocidade dos navios de passageiros da época, que variava entre 25 e 40 Km/h.

Passageira em sua cabine
A grande maioria dos voos do Graf Zeppelin para Brasil foi comandada por Hugo Eckener. Eckener, que além de pilotar, também foi um dos construtores dos dirigíveis alemães, acabou excluído dos últimos voos dos Zeppelins, especialmente os do Hindenburg, sucessor do Graf Zeppelin, por sua insistente oposição ao uso das aeronaves como propaganda para o regime nazista. Foi substituído por Ernst Lehmann, um aviador pró-nazista que acabou falecendo no desastre do Hindenburg, em maio de 1937.
O Graf Zeppelin completou, no total, 147 voos ao Brasil (sendo 64 transatlânticos) entre os 590 voos da sua longa carreira de 17.177,48 horas de voo, em nove anos de operação (1928-1937), o que tornou-o o mais bem sucedido dirigível da história da aviação. Foi uma fantástica e impecável carreira para uma aeronave que foi projetada e construída como protótipo, mas que, de tão perfeita, acabou sendo colocada em serviço. Transportou um total de 34 mil passageiros, 30 toneladas de carga, incluindo duas aeronaves de pequeno porte e um carro, e 39.219 malas postais, com total segurança e sem acidentes.

O Hindenburg em Santa Cruz, 1936. Ao fundo, o hangar em construção
A temporada de 1936 dos dirígiveis alemães foi marcada pelo primeiro voo comercial do D-LZ129 Hindenburg, sucessor do Graf Zeppelin. Esse voo inaugural, comandado por Lehmann, foi feito para o Brasil, e decolou para o Rio de Janeiro em 31 março de 1936. O grande maestro Heitor Villa-Lobos foi dos passageiros do Hindenburg, quando este retornou à Europa, em abril.

O Hindenburg
Entre os luxos introduzidos no Hindenburg, estava um piano Blüthner, especialmente fabricado em alumínio, e que pesava apenas 162 Kg. Em 1937, esse piano foi removido da aeronave, para aliviar o peso, o que salvou-o da destruição quando o Hindenburg se acidentou, em maio. Entretanto, esse notável instrumento musical acabou destruído em um bombardeio, na Segunda Guerra Mundial.

O piano de alumínio do Hindenburg
Infelizmente,apenas 14 meses depois, o Hindenburg acidentou-se em Lakehurst, New Jersey, nos Estados Unidos. Pouco antes de pousar, a aeronave incendiou-se, por motivos até hoje não esclarecidos, no dia 6 de maio de 1937. 61 tripulantes e 36 passageiros estavam a bordo. Desses, faleceram 13 passageiros e 22 tripulantes, além de uma pessoa no solo. Essas 36 vítimas encerraram definitivamente a carreira dos dirígiveis Zeppelin.
Timetable dos voos dos Graf Zeppelin, 1934
Foi o fim de uma era. Apenas um mês depois, o Graf Zeppelin foi retirado de serviço. O dirigível-irmão do Hindenburg, o LZ-130 Graf Zeppelin II, já concluído, nunca chegou a entrar em serviço ativo. Depois de passar alguns anos em um museu, ambos foram desmontados em 1940, para aproveitamento do seu alumínio em aviões militares, por ordem do Marechal do Reich Hermann Goering.

O Hindenburg entrando no hangar, em Santa Cruz
O grandioso hangar de Santa Cruz foi usado por apenas nove vezes, cinco vezes pelo Graf Zeppelin e quatro vezes pelo Hindenburg. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, o Governo Brasileiro expropriou o Aeroporto Bartolomeu de Gusmão dos alemães e implantou lá uma base da Força Aérea Brasileira, ainda existente, Santa Cruz.

Torre de atracação de Jiquiá, em Recife
Passados 75 anos, pouca coisa resta da história dos Zeppelins no Brasil. A maior e mais notável é o hangar de Santa Cruz, ainda intacto e em uso pela Força Aérea Brasileira. Não é o último hangar de Zeppelins ainda existente, como reza a lenda, pois o hangar de Lakehurst ainda permanece igualmente intacto. Em Recife, ainda resta, relativamente intacta, a torre de atracação de Jiquiá. O Museu Aeroespacial, do Rio de Janeiro, tem em seu acervo uma das hélices de madeira do Graf Zeppelin e alguns pedaços de tela rasgada, resultado de trabalhos de manutenção, e nada mais.
O Graf Zeppelin e o Hindenburg foram as maiores e mais luxuosas aeronaves a atender voos internacionais de e para o Brasil, e as que tiveram as passagens mais caras, mesmo considerando as caras passagens dos voos servidos pelo Concorde. Também serviram as linhas para a América do Sul com total segurança, sem um único acidente. Mas, hoje, não passam de uma distante lembrança, de uma era que não volta mais.

--
Grupo de Pilotos Harpia
"As coisas são mais belas quando vistas de cima."(Santos Dumont)
 
 

Fonte : Pedro Nakano







Quinta-feira 01/12/2011
Publicado em 01/12/2011 - 5:00 por Egídio Serpa | 
CategoriasCopa do MUndo 2014
Falta um mês para começar 2012.
E até agora, em Fortaleza, nenhuma obra da denominada mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 foi iniciada.
Tanto atraso assim seria ação proposital?

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

01/12/2011 | 07:39

Comissão de Ética Pública combinou com
o Planalto recomendar a demissão de Lupi

Foto
A decisão do Conselho de Ética Pública, que recomendou a demissão do ministro Carlos Lupi (Trabalho), não foi produto de "milagre" ou de mudança radical de atitude de um órgão marcado por decisões tardias e que mais parecem destinadas a colocar panos quentes em crises morais do governo. A decisão do Conselho de Éica Pública foi acertada previamente com o gabinete da presidenta Dilma Rousseff, por sua determinacão. Ela não participou diretamente dos entendimento, mas sim o ministro Gilberto Carvalho, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, à qual a comissão é vinculada. Tudo porque Dilma cansou de esperar que Carlos Lupi apresentasse sua exoneração, por isso a deliberação do Conselho de Ética se transformou em nova oportunidade de promover a saída do ministro. Na noite desta quarta-feira, fonte do Palácio do Planalto informou que Dilma espera a carta demissionária do ministro antes de decidir sobre a recomendacão da Comissão de Ética Pública.

PT quer o Ministério do Trabalho
Desde o início da crise política provocada pelas denúncias de corrupção envolvendo o ministro e seus assessores, parlamentares ligados ao PT e sua direção nacional pressionam o governo a retirar o Ministério do Trabalho do controle da central Força Sindical, ligada ao PDT de Carlos Lupi, para entregá-lo a representantes da Central Única dos Trabalhadores, subordinada aos interesses petistas. Essa pressão, associada ao desgaste provocado pelas denúncias, podem ter provocado a iniciativa da presidenta Dilma de usar a Comissão de Ética Pública para recolocar na agenda política a demissão de Lupi. Dilma também estuda a alternativa de fundir o Ministério do Trabalho ao da Previdência, sob a chefia do atual ministro e senador Garibaldi Alves, na aguardada reforma ministerial do início do ano. Mas Garibaldi pode também retornar ao Senado como o nome do Planalto para o lugar de José Sarney, que estaria preparando sua retirada.

A Colunas nos Jornais
01/12/2011 | 00:00

Seguranças do Senado insinuam vinculo à PF

A segurança do Senado, constituída por servidores sem qualificação policial, tem raio de ação limitado ao espaço físico do Congresso, mas dispõe de cinco viaturas, quatro delas “caracterizadas” até com sirenes. E exibe coletes negros cuja inscrição, “Polícia Federal Legislativa”, denuncia a fantasia que custa caro ao contribuinte e insinua vinculo à Polícia Federal, que é muito admirada do País. A PF nega o vínculo.

01/12/2011 | 00:00

Sai do seu bolso

Os carros transformados em “viaturas policiais” na segurança do Senado são camionetes Nissan X-Terra. Cada uma custa R$ 87 mil.

01/12/2011 | 00:00

Parece polícia, mas não é

Além de portar armas letais e pistolas de choque, os seguranças do Senado têm até equipamentos para grampear telefones e e-mails.

01/12/2011 | 00:00

Brasil investe em aeroportos de... Moçambique

O governo federal apelou à privatização para salvar os aeroportos, mas esbanja nosso dinheiro na África: empréstimo de US$ 300 milhões renovará a frota da estatal Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), além da infraestrutura aeroportuária do país, como o aeroporto de Nacala e a ampliação do porto de Beira. Deficitária, a empresa aérea LAM está na lista negra da União Europeia pela insegurança de suas aeronaves.

01/12/2011 | 00:00

CredDilma

Os gastos do governo federal com cartões corporativos, em 2011, já superaram a marca de R$ 40 milhões.

01/12/2011 | 00:00

Arapongas gastadores

A Agência Brasileira de Inteligência é responsável por mais de 60% dos gastos sigilosos da Presidência da República com cartões corporativos.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
01/12/2011 | 00:00

Flagra de gazeteiro

Para quem quer ser prefeito da cidade “que não para”, o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) é muito folgado. Ontem, pelas 17h, após registrar presença na Câmara, com a pauta cheia, ele flanava na praça de alimentação do shopping Iguatemi, a 25km do seu local de trabalho.

01/12/2011 | 00:00

Mão boba no seu bolso

O Ministério da Cultura gastou R$ 165 mil só no aluguel de espaço num evento, em São Luís (MA), ontem, que discutiu “políticas públicas” (ou como avançar no bolso do contribuinte) para... terreiros de macumba.

01/12/2011 | 00:00

Pensando bem...

...só falta subornar os ratos para eles não abandonarem o navio.

Ingressos da Copa custarão R$40
para beneficiários do Bolsa Família

O governo vai garantir aos beneficiários do programa Bolsa Família uma redução no preço dos ingressos para os jogos da Copa do Mundo de 2014. O valor ficará em torno de R$ 40 para eles. A informação é da coluna Painel FC, da Folha de São Paulo. Ainda segundo o jornal, a Fifa enviou ao Inpi (Instituto Industrial de Propriedade Industrial) pedido para registro de 200 marcas ligadas à Copa, incluindo direitos de mascote, logotipo, entre outros.

Lula apresenta melhora na voz
O ex-presidente Lula teve uma melhora significativa na voz após ter iniciado o tratamento de quimioterapia, há cerca de um mês. Segundo a equipe médica que cuida do caso, isso significa que o tratamento vai como eles desejavam. Logo no início de 2012, Lula vai se submeter a exames que vão estabelecer os próximos passos a serem adotados.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Dilma quer decidir sobre Lupi sem pressa e sem pressão. Afinal, é só mais um ministro corrupto que ama a presidenta.

Assim que recebeu o documento da Comissão de Ética Pública da Presidência da República com a recomendação de exonerar o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se com um grupo mais próximo de auxiliares para avaliar qual posição tomar e mandou avisar ao ministro sobre a recomendação de exonerá-lo feita pela comissão. A primeira avaliação indicava que a situação de Lupi ficou extremamente delicada, e a sinalização era a de que já não há mais a sobrevida dada a ele até a reforma ministerial de janeiro. Lupi não quis se manifestar, mas entre políticos de oposição, governistas e até pedetistas sua situação já era considerada insustentável. Segundo interlocutores, Dilma disse que vai decidir sem pressa e sem pressão. Leia mais sobre esse assunto em O Globo.


Chávez, Castro e seus bolivarianos vão assinar carta em defesa da democracia. Quanto cinismo.

A declaração de nascimento da futura Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que será assinada no final desta semana em Caracas, inclui um parágrafo que deveria deixar desconfortáveis alguns dos 33 membros do novo fórum: a defesa formal da democracia e da liberdade de expressão na região. Defendido pelo Brasil, o texto deixa claro que os dois temas são valores essenciais e devem ser respeitados. Apesar das visões no mínimo diversas sobre democracia, países como Cuba e Venezuela assinarão o texto, negociado entre todas as partes durante um ano.


A intenção dos defensores da declaração é afastar visões 'divergentes' sobre democracia e evitar casos como a tentativa de golpe em Honduras, em 2009, rejeitada por todos os países da região. No entanto, o texto também deveria servir como alerta a países que, nos últimos anos, têm adotado formas muito particulares de democracia. Em uma cúpula que reúne Cuba - onde opositores ainda são presos e a imprensa é controlada - e a Venezuela - onde coisas semelhantes acontecem, mesmo que disfarçadas em processos jurídicos -, o recado cai em ouvidos bastante seletivos.


Ainda assim, a declaração não encontrou resistência. A avaliação de diplomatas ouvidos pelo Estado é a de que cada país faz a interpretação que quiser do texto e, com isso, ninguém se sente atingido diretamente. Em toda a América Latina não faltam problemas, apesar de quase todos os países - a exceção é Cuba - terem eleições presidenciais abertas e regulares. Mesmo sendo considerado o país mais democrata e livre da região, nem o Brasil escapa. Partido da presidente Dilma Rousseff, o PT voltou a defender recentemente o projeto de regulação da mídia, mesmo sem o aval da presidente. Na Argentina, o Estado quer rever a história nacional. No Equador e na Bolívia, a relação da imprensa com os governos vive de processos e ameaças. Em Honduras, jornalistas e opositores do golpe de 2009 são ameaçados de morte.


A criação da Celac, no entanto, é apenas parte da agenda de Dilma na Venezuela. A presidente chega hoje a Caracas e irá imediatamente ao Palácio de Miraflores para um encontro com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Será a segunda reunião dos dois este ano - a primeira foi em junho, em Brasília. Devem entrar na pauta, mais uma vez, o projeto venezuelano de casas populares, tocado com assistência brasileira, e a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, ainda sem solução. Amanhã, antes da abertura da Celac, Dilma deverá ter uma reunião com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e outra com o presidente da Bolívia, Evo Morales.(Do Estadão)


BLOG DO RICARDO NOBLAT
1.12.2011
| 6h09m

Política

Ministro acumulou ilegalmente cargos em Brasília e no Rio

Carlos Lupi foi assessor legislativo no Rio entre 2000 e 2005, mesmo período em que era funcionário-fantasma na Câmara. Constituição proíbe o acúmulo de cargos públicos; ministro diz que poderá devolver salários após consulta 
Fernando Mello e Andreza Matais, Folha de S.Paulo
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), ocupou simultaneamente, por quase cinco anos, dois cargos de assessor parlamentar em órgãos públicos distintos, a Câmara dos Deputados, em Brasília, e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
A "acumulação remunerada de cargos públicos" é proibida pela Constituição e pode levar a ações judiciais por improbidade administrativa e peculato, com cobrança da devolução dos recursos recebidos de maneira irregular.
Entre dezembro de 2000 e novembro de 2005, ao mesmo tempo em que era assessor-fantasma da liderança do PDT na Câmara dos Deputados em Brasília, como a Folha mostrou sábado, Lupi também ocupava o cargo de assessor de um vereador do seu partido na Câmara Municipal do Rio, a quase 1.200 km da capital.
Ambas as funções exigiam que ele estivesse, durante 40 horas semanais, nos locais de trabalho.

Economia

Mesmo com queda da Selic, Brasil paga juro real mais alto do mundo

João Sorima Neto, O Globo
Mesmo com a queda de 0,5 ponto percentual na taxa de juros Selic, anunciada na quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) - de 11,5% para 11% ao ano - o Brasil ainda está na incômoda posição de país que paga os juros reais mais altos do mundo.
Um ranking elaborado pela Cruzeiro do Sul Corretora mostra que o país paga juro real de 5,1%, a maior taxa entre 40 países pesquisados. A Hungira, nação que ocupa a segunda posição no estudo, tem juro real de 2,5%.
Segundo o estrategista Jason Vieira, que elaborou o ranking, seria necessário que o país reduzisse a taxa Selic em 3,50 pontos para abandonar o topo da lista.
- Nem mesmo uma decisão mais ousada, em que o Copom reduzisse a Selic em 1 ponto percentual tiraria o Brasil do topo do ranking. E mesmo com uma elevação nas projeções de inflação em todo o mundo, incluindo no Brasil, o país continua com os juros reais mais altos do mundo - explica Vieira.

Imprensa

Fátima Bernardes terá programa próprio nas manhãs da Globo

Elisangela Roxo, Folha.com
A jornalista Fátima Bernardes, 49, deve deixar o "Jornal Nacional" para apresentar seu próprio programa diário, que irá ao ar nas manhãs da Globo, no ano que vem. A Folha apurou que quatro estrelas de outras atrações da emissora estão envolvidas na produção, que ainda não tem nome definido.
Num primeiro momento, o programa de Fátima deve ser encaixado na grade da emissora, sem interferir nas demais atrações matinais. A programação das manhãs do canal atualmente tem o "Mais Você", de Ana Maria Braga, o "Bem Estar", apresentado pelos jornalistas Mariana Ferrão e Fernando Rocha, e o infantil "TV Globinho".
A Globo deve anunciar nesta quinta (1º) em coletiva de imprensa surpresa a saída de Fátima Bernardes da bancada do "Jornal Nacional".
Fátima entrou na emissora em fevereiro de 1987, depois de ser aprovada em um curso de telejornalismo da emissora. Ela passou pelo "RJTV", "Jornal da Globo" e "Fantástico" antes de assumir o "Jornal Nacional", em 1998, ao lado de seu marido, William Bonner, 48. Ela substituiu Lillian Witte Fibe na bancada.
Fátima e Bonner são pais dos trigêmos Vinícius, Beatriz e Laura, que nasceram em 1997.

Economia

Governo Dilma anuncia pacote para estimular a economia

Renata Veríssimo e Adriana Fernandes, Agência Estado
O governo anuncia nesta quinta,feira mais uma pacote de medidas para estimular a economia. O Ministério da Fazenda vai reduzir à metade o imposto sobre as operações de crédito feitas por pessoas físicas e dará incentivos para alguns setores, como o de eletroeletrônicos.
Em abril deste ano, a Fazenda dobrou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 1,5% para 3%, como parte do esforço para moderar o consumo. Agora, preocupado com a perda de dinamismo da economia e com a perspectiva cada vez maior de um desfecho lento para a crise europeia, o governo resolveu reverter a medida.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, deixou claro na quarta-feira que o foco dessa nova rodada de estímulos seria o crédito. "Vamos levantar um pouco as restrições que tinham sido feitas no início do ano, as tais medidas macroprudenciais", disse o ministro.




G1.COM, DE 01/12/2011 11h30 - Atualizado em 01/12/2011 11h52

Dilma pede informações sobre recomendação de exonerar Lupi

Comissão de Ética Pública da Presidência recomendou demissão.
Segundo governo, Lupi vai pedir reconsideração da decisão da comissão.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília
Comente agora
A presidente Dilma Rousseff determinou na manhã desta quinta-feira (1º) que seja enviado à Comissão de Ética Pública da Presidência um ofício com pedido de informações sobre quais "elementos subsidiaram a decisão da comissão" de recomendar a exoneração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. A informação foi dada pela ministra da Secretária de Comunicação da Presidência, Helena Chagas.
Ainda de acordo com Helena Chagas, Lupi também solicitou as mesmas informações e deve pedir reconsideração da decisão da Comissão de Ética.
"A Casa Civil, a pedido da presidenta da República, está mandando um ofício requisitando que seja mandado para ela o processo, ou seja, os elementos que subsidiaram, que embasaram a decisão e a sugestão [sobre a exoneração] que ela recebeu por ofício", disse Helena Chagas.
Na quarta, a comissão recomendou, por unanimidade, a exoneração do ministro do Trabalho. Helena Chagas disse que Dilma recebeu a recomendação com "naturalidade",
Lupi é alvo de denúncias pelo uso supostamente irregular de um avião particular cujo aluguel teria sido pago por um dirigente de ONG que mantém contrato com o ministério. Antes dessa denúncia, o ministro já respondia a acusações sobre a existência de um esquema de arrecadação de propinas junto a ONGs que mantêm convênios com a pasta. Os recursos obtidos seriam supostamente usados para abastecer o caixa do PDT.
A ministra Helena Chagas informou ainda que Lupi esteve no Palácio do Planalto na manhã desta quinta para conversar com a presidente.
"O ministro esteve aqui, conversou com a presidente e disse que também vai oficiar à Comissão de Ética pedindo elementos da decisão. Acho que inclusive a ata, degravação da reunião, todos os elementos do processo para pedir a reconsideração. Me parece que tem dez dias para isso.”
A presidente Dilma Rousseff viaja para Caracas, na Venezuela, nesta quinta-feira e retorna no sábado.
A comissão abriu no dia 7 de outubro um procedimento em que pede esclarecimentos ao ministro sobre as denúncias. Lupi teve dez dias, desde a data em que for notificado, para se explicar. Além de recomendar a exoneração, o grupo decidiu ainda aplicar uma "advertência ética" ao ministro. A advertência se aplica quando o servidor ainda está no cargo - quando já deixou o cargo, é "censura ética" - mas não tem efeito prático. Representa uma "mancha" no currículo do advertido.
A assessoria do Ministério do Trabalho informou que o ministro não irá se manifestar enquanto não tomar conhecimento do inteiro teor da decisão da comissão.
Segundo o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, as explicações dadas por Lupi às denúncias apresentadas na imprensa no último mês foram "insatisfatórias".
Segunda vez
Esta foi a segunda vez que a Comissão de Ética Pública recomenda a exoneração de Carlos Lupi do cargo.
Em 2007, o colegiado pediu a saída do ministro – que já estava à frente do Trabalho - ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva por considerar incompatível o acúmulo da função de ministro de Estado com a de presidente nacional de um partido político.
Lupi presidia o PDT na época. Após a decisão da Comissão, Lupi decidiu deixar o comando da legenda.




CEARÁ AGORA, 01/12/2011 - 10:58 

Fernando Hugo diz que está sendo ameaçado e pede proteção policial

Ameaças seriam retaliação à decisão do PSDB de apresentar B.O. sobre desaparecimento de banners.
Por: Luciano Augusto

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Fernando Hugo, pediu nesta quinta-feira (1) em plenário da Assembleia Legislativa que a Mesa Diretora da Casa tome providências que resguardem sua integridade física e a vida de seus familiares e amigos.
O parlamentar disse ter recebido notícias de que o vereador de Fortaleza, Leonelzinho Alencar (PTdoB), poderia fazer algo contra ele. “Estou sendo ameaçado de morte. Todo e qualquer infortúnio que acontecer à minha pessoa, meus familiares e amigos só se deverá imputar suspeição a quem me ameaça de morte”, anunciou em plenário.
As ameaças seriam uma retaliação à decisão da Executiva do PSDB de Fortaleza de registrar Boletim de Ocorrência (B.O.) no 6º Distrito Policial, no bairro Messejana da Capital, pedindo investigações sobre o desaparecimento de banners ambulantes do partido. O furto teria acontecido um dia antes da eleição do ano passado.
Segundo Fernando Hugo, as investigações indicaram o envolvimento de Leonelzinho no caso. Ele seria o autor do mandado de furto e teria alugado um galpão para guardar os equipamentos.
Em seguida, teria alterado o material gráfico dos banners, retirando as imagens dos então candidatos Marcos Cals (a governador) e Tasso Jereissati (à reeleição do Senado Federal) para imprimir as cores do Fortaleza Esporte Clube.
O deputado afirmou que policiais flagraram os banners descaracterizados em busca no tal galpão. “O vereador disse que apresentaria as notas fiscais. Mandou um advogado, que chegou lá e disse que traria dentro de oito dias. Depois, o advogado disse que não tinha nota fiscal; que o material tinha sido comprado numa sucata. Mas como se compra em sucata estruturas daquele tamanho?”, questionou.
Hugo informou que as executivas Municipal e Estadual do PSDB encaminharão o termo de restituição dos produtos à Câmara de Fortaleza para o presidente daquele Poder, vereador Acrísio Sena (PT), tomar providências no tocante à postura de Leonelzinho Alencar.
“Às 15 horas de ontem, o advogado do vereador chegou com os banners e devolveu-os. Caracterizou, pela devolução, o crime cometido”, frisou.
Segundo o deputado, a Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará também será acionada pelo partido para envolver-se na investigação. Ele argumenta que a sigla foi prejudicada no pleito de 2010 por não dispor de peças importantes para disseminar as propostas dos candidatos.


-- 


Estênio Negreiros
Fortaleza,CE

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.” (Ayn Rand - 1905-1982)

Nenhum comentário:

Postar um comentário