terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OPINIÃO - 06.12.11


          Muitas são as frases que procuram definir a política. Uma delas diz: "Na política, os ódios comuns são a base das alianças". Ao meu ver esta encerra uma grande verdade quando se analisa a situação local.

          É sabido que hoje temos uma disputa acirrada em torno da direção da Câmara Municipal gerando situações até bem pouco tempo inimagináveis. Situações que colocam homens de bem, cidadãos respeitáveis, levados pelo calor da disputa, a fazerem declarações as quais serão motivo de arrependimentos futuros, tipo: "Podem de chamar de sem vergonha e até de corno se eu me aliar a ...".

          Para quem acha que este blog tem liberado mensagens desagradáveis a um ou outro, saiba que temos recebidos inúmeras manifestações, na sua maioria impublicáveis, que vão de acusações a ofensas pessoais que prefiro ignora-las.

          O ódio parece ter tomado conta da discussão. É o que nos parece ao tomarmos conhecimentos que até troca de insultos e desafios foram registrados durante reunião para tratar do assunto. Acusações mútuas de traição é a base da polêmica. Eu, particularmente não entro no mérito da questão, apenas lamento que ambos os lados procurem justificar seus erros com os erros do outro, pratica corriqueira na política local.

          Como se vê, o ódio passou a dominar a situação e neste clima tudo é válido, até mesmo atingir alguém simplesmente por fazer parte de um grupo ou outro. Infelizmente é assim que vem se conduzindo ambos os lados, razão pela qual prefiro ficar neutro, limitando-me a postar as notícias conforme elas me chegam, naturalmente com a responsabilidade de apurá-las antes da divulgação, como de praxe.

          Neste embate se revelam traços de personalidades até então desconhecidos. Pessoas que julgávamos mansas e pacíficas mostrando que são capazes de trocar um ódio antigo, já amainado, por novo ódio, capaz de levá-los a alianças que justificam a frase acima citada.

          A pergunta que fica é: Por que tanto ódio, de repente? A resposta está no interesse pessoal que muitas vezes é até legítimo; pura vaidade humana.

          Tenho conhecimento que até sábado, dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara, novas incursões serão feitas no sentido de apresentar uma chapa de oposição ao grupo do prefeito tendo a participação efetiva de líderes dos azulões.

          Diante dos fatos registrados, desde o incidente ocorrido em Fortaleza, culminando com os acontecimentos registrados no último final de semana, aqui, podemos deduzir que a eleição da Câmara é de suma importância para os propósitos políticos do novo grupo ora formado.

          Encerro este artigo com uma frase de William Shakespeare "A política está acima da consciência."


Um comentário:

  1. Vamos ser bem sinceros, é tudo farinha do mesmo saco. É o sujo falando do mal lavado, o Paulo Evangelista até um dia desses falava mal do Acácio que por sua vez era adversário do Chico Rosa, que foi candidato e desistiu 2 dias antes da eleição, esses vereadores são tudo doido por dinheiro é cada um querendo mais do que o outro. O Acacio na sua epoca alem de ser o prefeito ainda queria a camara municipal pro seu irmao. Resumindo qualquer um deles tanto faz não há um projeto de fundamento só interesses pessoais.

    ResponderExcluir